terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fernando Miranda fala sobre projetos para solucionar a falta d´água

A falta d´água em algumas casas de Campo Maior é um assunto que está sempre em pauta em muitos lugares da cidade. Para entender um pouco mais por que isso ocorre só mesmo conversando com o Diretor do SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior-Fernando Miranda. O momento foi muito oportuno, afinal iniciou-se um novo ano, muitas promessas foram renovadas e projetos, elaborados.

Segundo o Diretor do SAAE, existem bairros na cidade onde o serviço de abastecimento funciona 100%, como os bairros Renascer, Matadouro, Califórnia, Fátima, Santa Cruz, Fripisa e Flores, neste apenas 20 famílias ainda não recebem o serviço satisfatoriamente, mas já foi detectado o problema e deverá ser resolvido logo. No Bairro Cidade Nova o serviço já funciona 75%. Na Rua Santa Luzia, entre o Matadouro e a Estação, os moradores estavam há 30 anos sem água, este problema foi solucionado.
 continua

Com relação ao centro da cidade onde o serviço de abastecimento d´água é muito deficiente e as pessoas convivem há anos com o problema de falta d´água, a solução não acontecerá de imediato, porque seria necesário mudar toda a tubulação, tendo em vista, que como o centro foi um dos primeiros lugares a receber o serviço, há cerca de 40 anos, a água é transportada dos poços até às casas através de tubulação de amianto e ferro.Os vazamentos existentes em vários pontos, causam o desperdícios do produto.Outra causa da falta de água nas torneiras de algumas residências, são terrenos altos, canos muitos finos ou muitos largos, que impedem o transcurso da água até o local desejado. Há ainda, o fato de que o nível de água de muitos poços baixaram consideravelmente, isso se deu principalmente porque aumentou o consumo, devido o crescimento da cidade e da construção civil.Foram feitas mais de mil ligações de água somente no ano de 2011. A ausência de hidrômetros nas residências também contribui para o desperdício de água (apenas 40% das residêcias possuem hidrômetros). Cerca de 40% da água se perde durante o transcurso.

Ainda, conforme o Diretor Fernando Miranda, é sua meta para este ano aumentar a vazão do poço do mercado público, que antes era de 50 mil litros/h, atualmente está com apenas 20 mil litros/h.Ele pretende aprofundá-lo mais 100 metros, para que volte a vazão original. Isso, acrescentou Fernando resolverá o problema de muitas residências do centro da cidade.

Outra medida que já está sendo utilizada é a implantação do sistema simplificado, para setorizar a água, ou seja,  a colocação de caixas d ´águas, em alguns pontos da cidade para resolver os problemas das famílias daquele setor, como a que foi colocada através de parceria na loja maçônica, na rua Santa Maria, que solucionou o problema das ruas vizinhas (poucas casas continuaram com problema porque não foi possível conectar todos os canos).

Há um projeto em pauta - o Projeto Catanada, que dará estabilidade ao sistema de abastecimento d´água de Campo Maior. É viável segundo falou o diretor. O recurso está garantido.

O Diretor Fernando também falou que há água em 90% das residências de Campo Maior, mas que assumiu um compromisso com a população, ele vai trabalhar incansavelmente para levar água para todas as residências. Uma promessa ele já cumpriu, hoje a água que abastece Campo Maior é 100% tratada, acrescentou. Ele finalizou dizendo: estou indo para cima do problema e vou trabalhar para dar uma estabilidade no sistema, para a população poder aguardar os projetos".   

Nenhum comentário:

Postar um comentário