terça-feira, 13 de março de 2012

Festividades cívicas no Monumento Jenipapo em comemoração aos 189 anos de Batalha

Autoridades municipais, estaduais e até internacionais participaram das festividades cívicas em comemoração aos 189 anos de Batalha do Jenipapo. Uma batalha campal que aconteceu na cidade de Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo a 13 de março de 1823, quando um grupo de revolucionários formado por  piauienses, maranhenses e cearenses foram ao encontro das tropas portuguesas comandadas pelo Comandante das Forças Armadas portuguesas, Major Fidié. Os brasileiros enfrentaram as tropas portuguesas, mesmo estando em desvantagens quanto ao número de homens e armas, uma vez que os portugueses eram homens mais preparados para a guerra e possuíam armas poderosíssimas.Enquanto os brasileiros usavam seus instrumentos de trabalho: machados, facas, foices, pedras, os portugueses rebatiam com canhões. Os portugueses lutavam friamente, usando estratégias de guerras, os brasileiros, partiam para cima dos adversários com paixão, pelo instinto de sobrevivência, para salvar a sua terra, para libertarem-se do jugo português.

Foi uma grande luta pela independência do território piauiense, aumentando desta forma o domínio do Imperador Dom Pedro I sobre o território brasileiro. Foi uma batalha pouca conhecida e valorizada até há alguns anos, mas, hoje é reconhecida nacionalmente. Aqui em Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, campomaiorenses lutaram até a morte pela independência do Piauí e do Brasil.

Veja todas as fotos das comemorações dos 189 anos de Batalha......
 
 
 


 





Homenageados:
Tenente MARCELLO VINÍCIUS CAMPELO LIMA MORORÓ
Advogado FRANCISCO ANTONIO SOUSA BRITO
Capitão JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA
Militar WILSON RESENDE FONTINELE

MAJOR MANOEL DA COSTA LIMA
SARGENTO CLEIDINALDO RODRIGUES DA SILVA
Subtenente FRANCISCO DAS CHAGAS CARVALHO BRITO
DESEMBARGADOR KÁSSIO NUNES MARQUES
TENENTE JOSÉ AUGUSTO ALVES DE SOUSA
TENENTE RHUTINÉIA DE FREITAS SANTOS
CAPITÃO TIAGO CASTELO BRANCO RIBEIRO
SUBTENENTE FRANCISCO VALCRÊIO MARQUES LIMA
SARGENTO JOSÉ RUBENS OLIVEIRA BRITO
SARGENTO JOACILDO PIMENTEL BATISTA
MAJOR DENILSON GOMES DA SILVA
CAPITÃO ETEVALDO ALVES DA SILVA
MAJOR FRANCISCO DE ASSIS MARTINS LIMA FILHO
ANTONIO JOSÉ DA ROCHA OLIVEIRA
ALYSSON SILVA PÊGO
CAPITÃO CARLOS AUGUSTO OLIVEIRA
Sargento JOÃO OLÍMPIO DE MACEDO NETO
LOJA MAÇÔNICA ARAÚJO CHAVES Nº 12
MAJOR JOSÉ PAZ E SILVA JÚNIOR
CAPITÃO JANSEN CERQUEIRA DE FARIAS
Capitão JOSÉ WILSON GOMES DE ASSIS
Tenente JACKS DAIENNE GALVÃO PEREIRA
SARGENTO FRANCÍLIO SANTOS DE OLIVEIRA
SARGENTO JOSÉ LUIS CARVALHO DA SILVA
MAJOR RAIMUNDO JOSÉ SOARES JÚNIOR
Comerciante  IRINEU ALVES BORGES “Banban”
TENENTE CORONEL PAULO CÉSAR ARCANJO NOGUEIRA
TENENTE CORONEL HUMBERTO DA SILVA MARQUES










TENENTE RHUTINÉIA DE FREITAS SANTOS Nascida em São Paulo – SP, Bacharelada em Segurança Pública com Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. Curso Superior de Oficial pela Academia Militar do Piauí. Atualmente é 1ª Tenente no 15º Batalhão de Polícia Militar em campo Maior – PI.
CAPITÃO ETEVALDO ALVES DA SILVA Nascido em Campo Maior – PI, Bacharel em Comunicação Social, Oficial da Polícia Militar, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, participou da Força Nacional de Segurança Pública. Atualmente desempenha atividades junto ao Gabinete Militar do Piauí onde ocupa a função de Ajudante de Ordens da 1ª Dama do Estado Deputada Lilian Martins.






09 – FRANCISCO DAS CHAGAS CARVALHO BRITO Nascido em Campo Maior – PI, Bacharel em Teologia, Subtenente da Polícia Militar, Músico da Banda Municipal Honório Bona.

– SUBTENENTE FRANCISCO VALCRÊIO MARQUES LIMA Nascido em Castelo do Piauí – PI, foi das Fileiras do Exercito Brasileiro no 40º Batalhão de Infantaria na cidade Crateús – CE. Ingressou na polícia Militar como 3º Sargento, comandou o policiamento de trânsito em Campo Maior, comandou o policiamento na cidade de Sigefredo Pacheco e encontra-se no 15º Batalhão de Polícia Militar em Campo Maior – PI.

LOJA MAÇÔNICA ARAÚJO CHAVES Nº 12 Fundada em 20 de Fevereiro de 1972, teve como primeiro venerável o Sr. Francisco Josenias Cruz, sob os auspício da Soberana Grande Loja do Estado do Piauí, a Loja “Mestre Araújo Chaves” Nº 12, tem se consolidado perante a maçonaria regular e universal, como uma organização maçônica com responsabilidade dogmática, Ritualística e Administrativa. Atualmente é administrada pelo venerável mestre irmão Marco Antonio Pereira.










 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Encenação da Batalha do Jenipapo












Manifestações de porofessores do municipio de Teresina e do estado durante comemorações:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário