sábado, 12 de abril de 2014

Começou a Semana Santa em Campo Maior

Iniciou a Semana Santa em Campo Maior com a procissão do Encontro ou de Nossa Senhora das Dores com Jesus dos Passos. Nossa Senhora das Dores saiu da Igreja de São Pedro Nolasco, no Bairro Cariri e Jesus dos Passos saiu da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, São João. O encontro entre mãe e filho aconteceu como de costume na praça da prefeitura. Dom Eduardo falou para os fiéis sobre a semana santa, os coristas da igreja cantaram a canção do encontro, sob os relâmpagos e ameaça de chuva, que chegou antes mesmo de encerrar a caminhada. Depois os participantes seguiram até a catedral, para a bênção final. Alguns fiéis desprevenidos ficaram pelo caminho, esperando a chuva passar. 


Com a procissão inicia-se um período de orações, reflexões e penitência até a celebração da páscoa do Senhor, domingo de Aleluia, uma semana depois. Ainda há pessoas que preferem passar esta semana, embora, que não totalmente, participando das celebrações eucarísticas ou em retiro espiritual. Se há há algo de errado nessa atitude, a resposta só poderia ser não. Rezar, pedir perdão pelos pecados, pelas omissões, ausências, indiferenças, falta de fé, caridade, amor ao próximo, pelos excessos de toda natureza, nada disso poderá ser prejudicial para o outro ou para sí. Portanto, não tenhamos dúvidas quanto a nossa fé. Mas aceitemos todos os que pensam diferentes de nós. Deus é amor, perdão e comunhão. FELIZ PÁSCOA. (fotos do Helder Felipe e da blogueira).























A procissão acontece na cidade há séculos. As duas imagens ficam guardadas em um armário no Santuário de Nossa Senhora do Rosário durante todo o ano e, no mês de abril passam por um tratamento especial: as imagens são lavadas, os cabelos de Nosso Senhor Jesus são lavados e penteados pela Sandra para serem levadas em procissão pelos fiéis. 



Um comentário:

  1. Todo santo dia é dia de Páscoa, quando somos capazes de olhar para os lados e ver todos que nos cercam um irmão, filhos do mesmo amor maior...nesta Páscoa, celebre sua vida e descubra tudo o que é possível graças a ele!


    sp

    ResponderExcluir