quarta-feira, 24 de junho de 2015

2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar fala de alimentação saudável

“Comida de verdade no campo e na cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”, foi o tema da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar realizada segunda-feira (22/06), na Câmara Municipal, pela Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN. Participaram também estudantes, nutricionistas, representantes de entidades comunitárias, diretores de escolas municipais, estudantes e outros interessados na questão.
O prefeito Paulo Martins esteve presente juntamente com a secretária da SEMDES Conceição Lima e a secretária Executiva da CAISAN –( Pi), Rosângela Sousa.  “O motivo desta reunião é avançar na segurança alimentação adequada. Temos aí os inimigos da sociedade que é a gordura, o sal e o açucar, quando a pessoa é jovem não sente mais quando chegar aos 40 anos já sente as consequencias do auto consumo”, disse o prefeito.

A secretária Conceição Lima falou que as pessoas precisam está atentas aos sete elementos da natureza: Á água, porque limpa as toxinas no organismo, o ar, exercícios físicos, comer produtos naturais, grãos integrais, que funcionam no nosso intestino como uma esponja limpando o colesterol e tudo o que faz mal a saúde prevenindo doenças cardiovasculares. O outro elemento é dormir bem. “Nas primeiras horas da noite cada hora dormida equivale duas horas após a meia noite”, explicou a secretária.
Controle Social: Comida de Verdade Avanços e Obstáculos foi uma das palestras. A ministrante foi a representante do CONSEA Estadual, Norma Sueli Marques da Costa Alberto. Outros assuntos também foram abordados pelos palestrantes. A Conferência discutiu três eixos com os grupos. O primeiro deles foi Comida de verdade: avanços e obstáculos para as conquistas da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar em Teresina.
O Segundo eixo: Estratégia sem andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional. O terceiro enfocou: “Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade em Teresina”. Ao final houve apresentação dos produtos dos grupos temáticos e eleição para a escolha dos delegados para a Conferência Territorial Entre Rios.portaldecampomaior.










Nenhum comentário:

Postar um comentário