quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lançamento do Livro "Da Matriz vejo a Cidade"

Foi lançado com um coquetel na noite de terça-feira,10, o livro "Da Matriz vejo a Cidade", pela historiadora campo-maiorense Mestra Natália Oliveira. O evento aconteceu no Centro Diocesano, onde funcionou há algumas décadas, a primeira casa de saúde da cidade - Hospital São Vicente de Paula. Compuseram a mesa o Bispo da Diocese de Campo Maior Dom Eduardo Zielski, o Monsenhor Paulo Mateus, da Paróquia de Santo Antônio, Padre Duarte, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o arquiteto Rômulo, a co-autora Mestra Alcilia Afonso. Estiveram presentes, vários representantes paroquianos, acadêmicos, religiosos e leigos.

Após as falas do Bispo Dom Eduardo, do Monsenhor Paulo, das Mestras Alcilia e Natália, os livros foram autografados pelas autoras.

O lançamento do livro "Da Matriz vejo a Cidade", coincidiu e tornou-se parte das comemorações dos 300 anos da Catedral de Santo Antônio, que encerra dia 12 com uma grande celebração eucarística.

Hoje, a noite,a partir das 17h, a igreja será reaberta com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina.



 veja mais


























Veja mais fotos no

...E a festa começou. Na noite de terça-feira,10 fui prestigiar o lançamento do livro "Da Matriz vejo a cidade" pela historiadora Natália Oliveira e sua Mestra Alcilia Afonso, no centro Diocesano de Campo Maior (prédio antigo, onde funcionou o Hospital São Vicente de Paulo).
Eu me encantei com os depoimentos, principalmente da pernambucana, co-autora- Mestra Alcilia, que falou de Campo Maior de forma fascinante, admirada pela História, cultura e, sobretudo por todos conhecimentos adquiridos quando da elaboração do livro pela sua pupila e autora, a quem, fascinada por cada informação lhe levada, ajudou a dissertar sobre a Igreja de Santo Antônio, desde a criação, demolição, reconstrução, até os festejos do glorioso, sem esquecer nenhum detalhe, ou melhor, dissecando sobre todos os detalhes: arquitetura,elementos das procissões e das trezenas de Santo Antônio. 

O livro também conta a história do Monsenhor Mateus Rufino, grande obreiro, que deixou sua marca na igreja reconstruída, na educação, na saúde e, na formação moral e religiosa de muitos jovens. 
As autoras trazem-nos uma visão de toda a igreja e do que acontecia no seu entorno, dando significado aos prédios, as pessoas ali existentes e aos acontecimentos correlacionados.
Uma viagem agradável aos tempos do `Padre Mateus Rufino até os dias de hoje.

O livro tem uma belíssima encadernação, várias fotos, pelo arquiteto Rômulo. Muito bonito.
Veja mais no blog super campo maior - a revista eletrônica de Campo Maior.Uma revista com muitos fatos e fotos de Campo Maior.Maria Luselene: https://www.facebook.com/maria.luselene

Nenhum comentário:

Postar um comentário