sábado, 23 de abril de 2016

Deputado Antonio Felix apresenta projeto de criação de um Parque de Preservação Ambiental na Serra

O Deputado Estadual Antônio Félix entrou na Assembleia Legislativa com um projeto de criação de um Parque de Preservação Ambiental na Serra de Santo Antônio em Campo Maior, que contemplará três tipos de turismo: Turismo Ecológico, Turismo de Aventura e o Turismo Cultural-Científico.
- O Turismo Ecológico e de Aventura ocorreria com a implantação de atividades como trilhas, acampamento, rapel, tirolesa, escalada, passeios a cavalo e charrete, banhos nas piscinas naturais e grutas, entre outros.
- O Turismo Cultural-Científico seria com a parte religiosa e histórica, envolvendo santuários, fazendas históricas como a “Trabalhado” e a “Jatobazal” que entram no perímetro da área de proteção ambiental. E também a exploração do próprio nome “Serra de Santo Antônio”, já que é o santo padroeiro de Campo Maior.  Além de ser uma área visitada por estudantes para a realização de trabalhos de mestrado, doutorado e especialização. Como também a questão do artesanato local.



O biólogo Diego Chaves falou sobre os dados que ele já levantou no local, como o perímetro da área que chega a 6.349 hectares, a altitude da serra em relação ao nível do mar que chega a 408 metros e sua maior altura em relação à base que é de 282 metros. Outro dado importante é a população que irá se beneficiar com esse projeto, que chega a cerca de 1 milhão e meio de pessoas somando todas as cidades da região.
A Legislação Federal enquadra a serra numa área de uso sustentável, ou seja, a vida da comunidade será aliada à proteção ambiental. Com a criação do parque é necessário que todos se empenhem para proteger a fauna e a flora do local, já que lá existem espécies que são exclusivas, como por exemplo uma planta rasteira chamada “bloméria” que só existe na região da Serra de Santo Antônio.
Deputado Estadual Antônio Félix, autor do requerimento na Assembleia Legislativa, fala com orgulho do potencial turístico enorme que há na Serra de Santo Antônio, e que a cidade de Campo Maior está deixando de explorar toda essa riqueza. Além de cidades como Coivaras, Altos, Alto Longá, Barras, entre outras que irão fazer parte disso, mas principalmente a capital Teresina que está próxima e seria o principal mercado consumidor para esse belo ponto turístico natural.
“Já temos o sinal verde da Secretaria de Meio Ambiente e estamos trabalhando forte juntamente com o governo do estado para realizar esse sonho que eu já tenho há muito tempo e que com certeza é também o sonho de muitos campo-maiorenses.” Disse o deputado afirmando ainda que é uma obra que ficará para a história e que será um patrimônio valioso do município.portallider



Nenhum comentário:

Postar um comentário