quinta-feira, 30 de julho de 2009

Povoado Sambaíba

Encerrou hoje o festejo do povoado Sambaíba. A comunidade estava há nove dias em festa. À noite, aconteciam novenas e quermesse.

Como é comum por aqui, os fiéis católicos se reúnem anualmente para festejar o santo padroeiro da sua comunidade; é durante a festa que vai visitada por pessoas de outras regiões.

O povoado Sambaíba fica a 32 km de Campo Maior. Tem uma população de cerca de 600 habitantes.O curioso é que uma parte do povoado pertence ao muncípio de cocal de Telha, outra ao Boqueirão e outra a Campo Maior.

Sambaíba é um lugar bonito; a comunidade toda fica em volta de uma velha estação de trem e é toda cercada por coqueirais.

O povoado possui, alem da capela, mercearias, posto de saúde, duas escolas e ônibus que passam por lá, várias vezes ao dia.




VII Conferência Municipal de Saúde e a I Mostra de Saúde de Campo Maior

A Prefeitura Municipal de Campo Maior, município localizado a 78 km da capital, realizará nos dias 04, 05 e 06 de agosto, a VII Conferência Municipal de Saúde e a I Mostra de Saúde de Campo Maior.

O prefeito do município João Félix e a secretária municipal de saúde Dra. Gardênia Félix convidam a todos para participarem dos eventos.

Confira a Programação:

Dia 04/08

Local: Auditório Professora Avelina Rosa Secretaria Municipal da Educação (SEMED)

18h – Inscrições

19h – Abertura da Coferência Municipal de Saúde

20h – “Planeja SUS”

Palestrante: Dra. Patrícia Batista

21h – Coquetel

Dia 05/08

8h – “A saúde a nível local”

Palestrante: Dra. Gardênia Félix de Andrade Nóbrega

9h – “Os Avanços dos SUS em Campo Maior

Palestrante: Dr. Marco Antônio Miranda Pereira

10h – Coffee Break

10h30 – “Saúde, Cidadania e Participação Efetiva”

Palestrante: Dra. Diana Sipaúba

12h – Almoço

14h – Grupo de Trabalho

18h – Encerramento

Dia 06 de agosto

Local: Praça de Eventos Valdir Fortes

17h – I Mostra de Saúde de Campo Maior(fonte APPM).

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pit Bull ataca criança em Parnaíba

Pit Bull ataca criança de 4 anos em Parnaíba. O garoto teve a cabeça, nariz e orelha destruídos pela violência do cachorro. Teresinha de Jesus Oliveira, 13 (irmã do garoto atacado) e uma colega vizinha, também foram atacadas pelo Pitt Bull ao tentarem salvar o pequeno Alan do ataque canino. Teresinha ficou com a orelha machucada e a vizinha teve o peito rasgado pelo animal. A violência do cachorro causou surpresa e medo nos moradores do Broder Ville. (Matéria veiculada no acessepiauí).

É comum em Campo Maior se vê pessoas passeiando com seus animais de estimação, dentre estes destacam-se os cães da raça Pit Bull.

Apesar deste animal ser considerado dócil por alguns criadores, eles devem ser tratados com cuidados, pois eles "necessitam de um trabalho específico de treinamento e socialização para não se tornarem agressivos. Diante de sua força, a agressividade pode colocar em risco pessoas e outros animais.

Devem circular em espaços públicos com guia curta, focinheira, enforcador e coleira resistente,bem como devem ser conduzidos por pessoas com força física suficiente para contê-los em caso de euforia. Não é recomendado ter este cão em casa com criança, pois ele é considerado em alguns lugares como o " assassino de crianças".

Veja alguns dados sobre os Pit Bulls:

Características, comportamento e temperamento:
- Os pit bulls são cães extremamente fortes.Seu peso pode variar de 30 a 50 kilos,; podendo atingir de 35 a 50 cm de altura.
- O pit bull é um cão ágil e com grande impulso muscular.
- Possui muita energia e vontade, além de necessidade, de praticar atividades físicas.
- Possui mandíbulas desenvolvidas e com muita força na mordida.
-Os pit bulls são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.

Atenção: O cruzamento indiscriminado e a utilização destes cães em rinhas de combate, geraram exemplares violentos de pit bulls. Há casos de cães que escaparam da casa ou do dono e atacaram pessoas, levando-as a morte. Como já dito, devem ser sociabilizados desde filhotes com todos os tipos de pessoas, desde crianças a idosos, pois como todo cão, podem estranhar uma criança se nunca tiverem visto uma. (suapesquisa.com).

Por sua conhecida agressividade e provocar ataques, muitos resultando em morte, o Pit Bull foi banido de vários países como o Canadá. Na Inglaterra sua criação é autorizada apenas pela justiça. Nos Estados Unidos, baniram a criação em vários estados com muitos outros empregando pesadas restrições na posse do animal. No Brasil, não há legislação específica, porém a cada fatalidade reportada na mídia inflama o debate na sociedade por leis mais rígidas e punição aos donos.wilkpedia.org.
.

Funcionário da CEPISA falece após ser atacado por abelhas

O funcionário da CEPISA de Campo Maior, Ademar Frota Fontinele Filho, 48,foi atacado por abelhas no Bairro Alto da Olaria, no Bairro de Flores. Ademar estava concertando um defeito em um poste da rede elétrica, quando foi atacado por um exame de abelhas. Ele desequilibrou-se e caiu dentro de um buraco; as abelhas continuaram o ataque. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU foi acionado mais encontrou o funcionário sem vida.fonte:acessecampomaior.



segunda-feira, 27 de julho de 2009

Prefeitura Municipal promove o 2º Campeonato Campomaiorense de Play Station

Já começam os preparativos para a comemoração do aniversário de Campo Maior no dia 08 de agosto. A programação oficial da Prefeitura Municipal ainda não foi divulgada, mas alguns eventos particulares já estão sendo organizados.
Um dos eventos que está definido é o 2º CAMPEONATO CAMPOMAIORENSE DE PLAY STATION 2, com o mais novo futebol do play station 2. O radialista Weslley Paz, organizador do evento, diz que a mais de dois anos que não se organiza um campeonato de vídeo game nessa proporção na cidade de Campo Maior, por falta até mesmo de incentivos. “Estudos revelam que o vídeo game auxilia no desenvolvimento da capacidade de raciocínio do ser humano”, afirma Weslley Paz.
O campeonato acontecerá no feriado do dia 08 de agosto, aniversário de campo maior, e a premiação, que será em dinheiro, será divulgada brevemente. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 20 de julho, segunda-feira, na Matrix Games, local onde será realizada a competição.
O portal campomaioremfoco estará fazendo toda a cobertura do evento.campomaioremfoco.

A Delícia de Bolo foi reinaugurada

A Delicia de Bolo do casal Claudia e Pedro Neto está em novo endereço. Continua bem próximo do Sandu, mas na Rua Antonino Freire, no mesmo conjunto comercial.

A loja foi reaberta hoje. Ganhou um espaço maior, mais agradável e climatização exclusiva.
click na foto para ampliá-la.

Cuidados para ter mais segurança no trânsito

Durante a manhã de hoje, o Diretor Geral do DETRAN, Jesus Rodrigues, percorreu as ruas de Campo Maior, distribuindo panfletos sobre segurança no trânsito.

Em Campo Maior, cresce a cada ano, o número de motociclistas. A cidade, que antes foi das bicicletas, hoje é das motocicletas. A moto virou o meio de transporte de grande parte da população. No entanto, se o transporte dos campomaiorenses evoluiu, já não se pode dizer o mesmo sobre o comportamento destes no trânsito, pois continuam se comportando como se ainda andassem de bicicleta.

O que se vê pelas ruas são: condutores de motos sem capacetes, crianças transportadas irregularmente, motoclistas dirigindo em alta velocidade e pessoas se acidentando fatalmente.

Moto é um meio de transporte perigoso se mal utilizado, por isso, alguns cuidados devem ser observados pelos motociclistas, para ter mais segurança no trânsito, conforme ensina a campanha Fique Vivo do Detran. Senão vejamos:

- O uso do capacete é obrigatório para o piloto e o garupa.
. Ser visto é fundamental. Por isso, circule com o farol aceso mesmo durante o dia, use roupas e capacete de fácil visualização. coletes e acessórios refletivos também são muito importantes.

. Evite circular entre filas de veículos ou fazer malabarismo no trânsito. A motocicleta deve ocupar o lugar de um automóvel e permanecer no campo visual dos outros condutores.

. Utilize proteção individual, como jaqueta de mangas compridas e calças de tecido grosso, luvas, calçados e capacetes adequados, fixados de modo correto.

. transporte apenas criança maior de 7 anos ou que tenha condições de segurar-se com firmeza. e Não esqueça: transporte somente 1 passageiro de cada vez.

. Cuidado extra com os peneus, verificando sempre a banda de rodagem e a pressão adequada, a manutenção de todo o sistema de freios e de iluminação e sinalização, ou seja: farol, lanternas, luzes das sinaleiras e de freio.

. atenção à via e suas condições, principalmente com os obstáculos que podem desequjilibrar, como pista molhada, buracos, faixas escorregadias etc. Reduza a velocidade e tome mais cuidado.

. Importante frear da maneira adequada, tendo cuidado para não bloquear as rodas nem derrapar ocasionando uma queda.Fique Vivo-Projeto Motocliclista Consciente.


Governo do Estado lança campanha Fique Vivo em Campo Maior

Hoje, pela manhã foi lançada em Campo Maior pelo Detran/PI e CIRETRAN/Campo Maior, a campanha "Fique Vivo", dirigida a motociclistas, abrindo assim, a programação do Governo do Estado, em comemoração aos 247 anos de Campo Maior.

O Governador Wellington Dias, fará inaugurações em Campo Maior, durante a semana de comemoração do aniversário da cidade.

Veja a programação:

27.07.09 (segunda)
07HS – Passeata “Transito é vida” com motoqueiros e moto-taxitas
10HS - Vsisita a obras da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e reforma da UESPI e do herbário (laboratório de plantas do curso de Biologia).
28.07.09 (terça)
8hs- Visita obras na Fazenda Esperança
29.07.09(quarta)
- cisita a obras em andamento(Centro Esportivo Caiçara)
17HS - Inauguração de casas do Bairro Cidade Nova
19HS - Inauguração do calçamento, Bairro Cidade Nova
30.07.09 (quinta)
- visita a obras em andamento (Estrada do Balneário dos Corredores)
17HS – Inauguração de casas no Bairro Santa Cruz
Governador do Estado fará ianaugurações em Campo Maior, por ocasião do aniversário da cidade. Veja a programação.
31.07.09 (sexta)
17 HS - Inauguração de casas no Bairro Cariri
19HS - Inauguração da quadra na Unidade Escolar Petrônio Portela 01.02.09 (sábado) –
8HS – Inauguração da Estrada da Boa Vista
9HS – Entrega da Energia no povoado Baluarte (13 famílias beneficiadas)
11Hs - Inauguração da ponte Bouqueirãozinho e da Barragem Sâo Luiz
02.08.09 (domingo) –
BALNEÁRIO Corredores, festa com banda “Furacão do Forró”
Campeonato esportivo (Resp. Chaguinha). Presença do governador Wellington Dias.
06.08.09 (quinta-feira)
18Hs – Entrega das Casas da região de Flores
07.08.09 (SEXTA-FEIRA) – (portalcampomaiior).

Comunidade Santa Úrsula - em festa

A comunidade de Santa Úrsula prepara-se para mais uma festa - o IX Festejo de sua padroeira, que começará dia 2 de agosto.

A comunidade de Santa Úrsula fica a 25 Km de Campo Maior, propriedade pertencente a família Ribeiro de Brito, que se instalou na região há cerca de 85 anos.

A casa velha foi construída em 1925, com pedras pareadas de "jacaré"; aos poucos, filhos e netos construíram casas, formando a comunidade.

Santa Úrsula conta hoje com uma capela - construída através de doações de amigos e graças a bondade do saudoso D. Abel Alonso Nuñez, primeiro bispo de Campo Maior., que contribuiu significativamente para a realização do projeto. Com a capela construída iniciou-se o festejo. Nos primeiros anos foi realizado à luz de lampião. A comunidade usava o dinheiro que era arrecadado no festejo, com ofertas e leilões, para fazer melhorias na capela. Através, também de doações, conseguiu motores geradores de energia e, em 2003, a luz elétrica chegou, graças aos esforços dos membros da Associação dos Moradores, que lutaram incansavelmente para esse fim.

A comunidade recebe anualmente, por ocasião do festejo, visitantes das localidades circunvizinhas como Campo Maior e Teresina. Para facilitar o acesso, Santa Úrsula conta com a ajuda da Prefeitura Municipal de Campo Maior que faz uma limpeza na estrada.

Existe na comunidade Santa Úrsula comércio, bar, escola, chácaras e cerca de 35 famílias, formadas por idosos, jovens e crianças, que nos momentos livres se divertem, no campo de futebol.

Durante o inverno, o locais certos para a diversão são "o açude" e "os tanques", que oferecem aos banhistas banhos maravilhosos e relaxantes.

Um amigo fiel da comunidade, Rilmar Mourão, está construindo o Memorial São Francisco, santo co-padroeiro da comunidade; projeto idealizado por ele.

Os festejos da Comunidade Santa Úrsula vão de 2 a 12 de agosto de 2009.

Informações de Zildene Mourão.




sexta-feira, 24 de julho de 2009

A galera de Campo Maior vai ao Circo

"Sorrir faz bem para a saúde. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.O sorriso ajuda a prevenir doenças e garante o bom desenvolvimento de várias ações no organismo humano, ainda tem efeito terapêutico na depressão."

Pois é, muita gente aproveitou para dar umas gargalhadas no Circo Vostock, que foi armado no Bairro Estação. A galera jovem encheu as arquibancadas e se divertiu com os números artísticos e brincadeiras dos palhaços. O espetáculo continua, mas somente até este fim de semana.
vostock

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Jovens de férias curtem o festejo do Alto do Meio

Terminou o festejo do Alto do Meio; muita gente passou pela comunidade. As noites foram muito animadas. Os jovens aproveitaram as férias escolares para se divertir nas barracas, com as bandas de músicas e com os amigos. Os idosos fizeram um retiro espiritual e durante nove noites ouviram a palavra de Deus, cantaram e louvaram ao Senhor. A igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou lotada durante todo o novenário.
click nas fotos para ampliá-las


















Sábado tem show do humorista Adamastor Pitaco

O sábado em Campo Maior será de muito riso. Vai acontecer no Iate Clube, o show do humorista Adamastor Pitaco e, em seguida muito forró com xaxado.As mesas estão à venda.


Linha 69 kva entrará em operação em agosto

No próximo dia 9 de agosto, a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), colocará em operação a linha de transmissão de energia elétrica, em 69 KVA, construída entre Campo Maior e Piripiri, com 89 km de extensão, inclusive com a instalação de três transformadores com 12,5 MVA de potência cada. A nova rede de energia beneficiará cerca de 200 mil pessoas de 15 cidades da região de Campo Maior.

A nova linha de 69KV Piripiri-Campo Maior vai beneficiar diretamente, além de Campo Maior, os municípios de Altos, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão, Cabeceiras, Boa Hora, Barras, Jatobá, Sigefredo Pacheco, Juazeiro do Piauí, São João da Serra, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes e Assunção do Piauí. Essas cidades terão melhorias na qualidade da energia distribuída, a regularização dos níveis de tensão e a diminuição dos desligamentos.
Na implantação da linha e na ampliação e melhoria da subestação de Campo Maior, a Cepisa está investindo R$ 10,7 milhões. A Cepisa informa que a energização que estava prevista para maio, teve que ser adiada por causa das dificuldades enfrentadas pela empresa decorrentes do período invernoso.

Nesses dias que antecedem a energização, estão sendo feitos reparos na subestação, a fixação dos últimos postes de transmissão e também a instalação dos três novos transformadores, que tem o triplo da capacidade dos atuais e um custo de R$ 270 mil cada. O primeiro chegou nessa quarta-feira a Campo Maior e a troca desses equipamentos será feita até o dia 02 de agosto.acessecampomaior.

Detran anuncia Campanha "Fique Vivo"

O Departamento de Trânsito de Campo Maior anuncia para segunda-feira, 27.07, a campanha educativa denominada “FIQUE VIVO” direcionada exclusivamente aos motociclistas de Campo Maior. Segundo o diretor Luis Cadeira, a intenção é conscientizar os proprietários de motos da necessidade do uso do capacete, para isso os organizadores do evento estarão sorteando capacetes, camisas e distribuído cartilhas com as orientações básicas de trânsito.

A mobilização acontecerá próximo ao mercado do peixe, às 8:00h e contará com a presença do diretor regional do DETRAN do Piauí, Dr. Jesus Rodrigues.

O Projeto Fique Vivo - Motociclista Consciente é uma realização do Detran/PI em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Secretaria Estadual de Saúde, Sindicato dos Mototaxistas e Associação dos Motociclistas, com o objetivo de sensibilizar os motociclistas e garupas para as necessidade da prevenção e do combate aos índices de acidentes e adoção de comportamento seguro no trânsito.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe Suina A1- como se prevenir

QUADRO INFLUENZA A (H1N1) - PIAUÍ
Casos Confirmados: 7
Casos Suspeitos: 1
Casos Descartados: 19
Total: 27. Estes são os dados da Secretaria Estadujal de Sa´de do Piauí, ade 15.07. A gripe já circula pelo estado.

Veja algumas dicas sobre o que fazer para evitar a contaminação.

O vírus da gripe suina dura até 10h em uma superfície lisa.Quando uma pessoa espirra ou tosse, o vírus pode permanecer nas superfícies como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja umidade e desde que não se esterilize o ambiente.

O fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade (mucosa do nariz, boca e olhos). O vírus não voa e não atinge mais de um metro de distância, portanto o ar não é a forma mais eficaz de transmissão. Ele entra no corpo pelo contato, ao dar as mãos ou beijar na bochecha, pelo nariz, boca e olhos. O seu período de incumbação é em média 5 a 7 dias.

É extremamente recomendável a higiene das mãos.
Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca; não ficar perto de pessoas doentes; lavar as mãos mais de 10 vezes por dia, são formas eficazes de evitar a contaminação.

O vírus não é letal, mas a complicação da doença causada, como a pneumonia grave, causa morte.

Por isso procure fazer
a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios; evitar ir em locais públicos; evitar ambientes fechados, com aglomeração; fazer atividades ao ar livre.

O
sol por mais de cinco dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais e o álcool gel matam o vírus.

fonte:Clauss ac-Laboratório Novartis






segunda-feira, 20 de julho de 2009

Batismo de Olga Maria

A professora Quinha (Francisca Cabral ) e o professor Osvaldo Nunes de Macêdo festejaram o aniversário de 2 anos de seu primogênito Domingos Elias de Macedo Neto e, celebraram o batizado de sua caçula, Olga Maria. Os padrinhos, Nairze e Neto vieram de Belém do Pará especialmente para a celebração, que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, pelo Padre Claudinei. (click nas fotos para ampliá-las).








Casamento de Amanda e Salvador

A acadêmica de Enfermagem Amanda e o Odontólogo Salvador uniram-se em matrimônio na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Bairro São João, sábado, dia 18. A celebração religiosa foi realizada pelo Padre Raimundo de Capitão de Campos.

Amanda é filha de José do Monte Resende Filho e Maria Solimar Batista de Resende, de Capitão de Campos; Salvador Neto, filho de Gerardo José Carvalho Lopes e Maria do Socorro Nunes de Sousa Lopes, de Campo Maior.

Após a cerimônia religiosa o casal juntamente com os pais, recepcionaram os convidados no Toque Especial Buffet.

Os cantores Charles e Neguinho Beija-Flor fizeram os convidados cair na dança, tornando a festa mais descontraída e alegre.


Fim de Semana em Campo Maior

O fim de semana em Campo Maior foi de festas.O festejo do alto do Meio continua. Sábado teve festa com a Banda Bali no clube do boguém e domingo foi dia de vaquejada.O festejo do Alto Meio cresce a cada ano, na opinião de Robert Matos.

Veja algumas fotos dos noitantes.(click nas fotos para ampliá-las).




sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sebrae promoverá palestra sobre Empreendedor Individual

O SEBRAE promoverá uma palestra sobre o Empreendedor Individual dia 21 de julho, no Teatro Sigefredo Pacheco, às 19h. É a vez de quem trabalha por conta própria ou tem um negócio informal conquistar direitos e oportunidades.


Informações:

A.D.E. SEBRAE/CAMPO MAIOR

Gerente Jucilea 86 3252 2772

Mais uma operadora de telefonia móvel a serviço de Campo Maior

Campo Maior já pode contar com serviços de mais uma operadora de telefonia móvel. A empresa de telefonia móvel Vivo (empresa do grupo Portugal Telecom e Telefônica), já está funcionando no município e em quase todo o território dos carnaubais e concorrerá com as outras operadoras disponíveis na cidade, TIM, Oi e Claro.
Além da comodidade do uso do aparelho celular em pontos distantes de nossa cidade, a presença da Vivo em Campo Maior possibilitará a oportunidade de serviços de internet com a mais alta velocidade, a Vivo 3G, qualidade que tanto sonhamos e a um preço justo, informou Ana Amélia, supervisora de vendas da loja de Teresina. Uma opção a mais para a população.

Fonte: Edna Gomes

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jovens se divertem no festejo do Alto do Meio

A turma de jovens do Alto do Meio aguarda o ano inteiro pelo festejo do Sagrado coração de Jesus,oportunidade em que podem encontrar os amigos, juntos louvar ao Senhor e claro, divertirem-se nas barracas. Os concludentes dos ensinos fundamental e médio aproveitam para angariar recursos para a festa do final do ano.

Duas coisas não podem faltar no festejo do Alto do Meio: o bolo de puba e o frito de tripa da Dona Maria Nunes.

Muitas guloseimas podem ser encontradas nas barracas: bolos, espetinhos de carne, creme-de-galinha, batatas e bebidas diversas. Há também brinquedos para entreter a criançada e música para os pais.

A temperatura cai um pouco nesta época do ano, principalmente no campo, logo o tempo está bom para quem quer curtir uma quermesse.
click nas fotos para ampliá-las.

Vem aí o VII Torneio de Vôlei de Areia Herois do Jenipapo

Campo Maior sediará o VII Torneio de Vôlei de Areia Herois do Jenipapo, que será realizado em nos dias 22 e 23 de agosto de 2009. Estão confirmadas as presenças de equipes de Teresina, Altos, Barras, Piripiri, Piracuruca, Amarante, José de Freitas, Luzilândia, Timon-Ma, São Benedito e Sobral do Ceará, além de atletas de Campo Maior.

Segundo Alonso, organizador do evento, o torneio reune atletas de várias cidades do Piauí e de outros estados, "é um evento importante porque incentiva o esporte e promove a integração de atletas de diversas cidades, porém pouco difundido na cidade."

O evento acontecerá na quadra de areia, ao lado do Museu do Zé Didor - entrar uma rua antes do Complexo de Cultura e Lazer Valdir Fortes, a esquerda de quem transita pela BR-343, sentido Fortaleza/Teresina.








Campo Maior em mais um final de tarde espetacular

Muitos atletas e caminhantes aproveitaram o final da tarde para se exercitaram em volta do açude, banhados pelos raios dourados do sol poente, que hoje desapareceu por trás das casas que ficam mais ao centro do lago. Campo Maior teve um entardecer espetacular.
Click nas fotos para ampliá-las.


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Festejo do Alto do Meio

O festejo do Sagrado Coração de Jesus da comunidade Alto do Meio iniciou dia 13, segunda-feira e tem como tema: ao sopro do Espírito Santo queremos nos converter numa Igreja mais missionária.

Programação do festejos do Sagrado coração de Jesus do Alto do Meio

Dia 13.07.09-Procissão de abertura do festejo saindo da Escola Municipal Agda Maria da Conceição até a Capela do Sagrado coração de Jesus.

Dia 14.07.09-terça-feira: 1ª novena-Irmandade Santo Antonio, associações religiosas e cateueses, movimentos da Mâe Rainha e terço dos homens.Paróquia convidada: Nossa Senhora de Fátima.

Dia 15.07.09-famílias do alto do Meio, casais encontristas, jovens, associação de moradores.

Dia 16.07.09-proprietários rurais e donas de casa.Paróquias convidadas: Santa Luzia e Bairro Santa Rita.

Dia 17.07.09-funcionários públicos, comerciantes, barraqueiros, Cerâmica Sâo Raimundo, Cerâmica Campo Maior, Brasil Ceras e Ótica Matos.Municípios convidados: Água Fria e Tapera.

Dia 18.07.09-Chácara Santa Luzia, Posto Sâo Cristovão, Posto São José, Emissoras Rádio AM e FM. Município convidado: Nossa Senhora de Nazaré.
Dia 19.07.09-vaqueiros, Canal do Norte, Volta da Varge, Jenipapo, Nova Fazenda, socorro, Fazenda Lourdes, Querendo Deus.

dia 20.07.09-Pastoral da Criança, Agentes comunitários de Saúde, Posto de Saúde, Secretaria de Saúde.Paróquia convidada: Sâo Pedro Nolasco Bairro Cariri.

Dia 21.07.09-filhos ausentes, aposentados, lavradores, pescadores e carroceiros.Paróquia convidada: Nossa Senhora das Mercê Bairro São João.

Dia 22.07.09-(quarta-feira) -professores, estudantes e vereadores.Co-participantes: Sersom, Prefeitura Municipal de Campo Maior, Paróquia Nossa Senhora das Dores e Santa Cruz.

Dia 23.07.09-encerramento com missa às 18h.



A capelinha do Sagrado Coração de Jesus foi totalmente reformada nos últimos anos e este ano recebeu um forro de PVC.

Casal Robert Matos e Amanda recepcionam professores em sua Chácara

O casal Robert Matos (proprietário da Ótica Matos ) e professora Amanda recepcionou em sua chácara Sítio do Pica Pau, Alto do Meio, os amigos da escola Ágda Maria da Conceição. Os professores tiveram uma noite descontraída, regada a galinha capiria com pirão, cerveja, vinho e prosa.
Click nas fotos para ampliá-las.




Faleceu grande desportista de Campo Maior da década de 60


José Costa Filho, 80 anos faleceu na manhã de hoje (15), por volta das 8 horas em sua residência, vítima de infarto fulminante.

José da Costa foi um grande desportista; na década de 60 participou da São Silvestre, onde guardava boas recordações e várias medalhas.

Foi o primeiro jogador profissional do Caiçara nos anos de 1956 a 1963.

Comerciante levava a vida de uma maneira simples, bom de conversa, contador de histórias, prosas e piadas. Ninguém saia de seu comércio sem se quer dar um sorriso.

A última aparição de Zé Costa (Foto) que além de ex-jogador do Caiçara era um grande e polêmico torcedor, foi na partida entre os veteranos de Campo Maior com os All Masters do Flamengo (RJ) no Estádio Deusdedith de Mello, dia 04 de julho. ele deu o chute inicial da partida.

Seu corpo está sendo velado em sua residência na Rua Dr. Pedro Teixeira ao lado do prédio do antigo Grêmio Recreativo. Deixou viúva a senhora Ana Costa que é evangélica, filhos e netos.

Reportagem: Edna Gomes.

domingo, 12 de julho de 2009

Alto do Meio prepara-se para o festejo do Sagrado Coração de Jesus

A comunidade do Alto do Meio prepara-se para mais uma festa - o festejo do Sagrado Coração de Jesus, que começa dia 13.

A comunidade Alto do Meio fica a 11 km do centro da cidade, no sentido Campo Maior/Castelo do Piauí. Tem cerca de 4 mil habitantes. É quase um bairro de Campo Maior, muito procurado pela boa culinária que apresenta. Existem na comunidade bons restaurantes que oferecem pratos a base de capote (galinha d`angola), galinha caipira e peixe.

Alto do Meio é uma comunidade bem estruturada. Há muitas igrejas de religiões diferentes, escolas de ensino fundamental e médio, creches, posto de saúde, farmácia, salões de beleza, lan house, fábricas, indústrias.A Brasil Cera -exportadora de cera, a Cerâmica Campo Maior que produz telhas, tilojos e lajotas. Essas duas empresas absorvem boa parte dos jovens da comunidade, que tentam conciliar escola e trabalho.

Alto do Meio também possui clubes para realização de festas: o do Chico Nunes e o do Boguém. Na comunidade há muitos idosos e jovens. Estes se divertem com jogos nos campos improvisados. Mas para alegria de todos, estão sendo construídas duas quadras esportivas, uma na entrada da comunidade, sentido centro-comunidade, outra na Escola Municipal Agda Maria da Conceição.

Alto do Meio é uma região de chácaras. Muitos campomaiorenses optaram por morar na comunidade, atraídos pelo sossego do lugar, pela paisagem bucólica e proximidade com o centro da cidade, cujo acesso é feito por estrada asfaltada.

Click nas fotos para ampliá-las.







Jovem campomaiorense morre esmagado por brinquedo

O jovem campomaiorense Ozenan Vieira de Santana, 26, morreu esmagado por um brinquedo no parque de diversão, na cidade de Parnaíba. Ele prestou serviço para o dono do parque durante os festejos de Campo Maior e seguiu com o grupo até a cidade de Parnaíba. O jovem era filho de Losa, vendedor de batatas fritas.

A Unidade Escolar 13 de Março encerrou o período com um animado arraial

A Unidade Escolar 13 de Março encerrou o período letivo com uma animada festa caipira. -O Arraiá Fubá de Milho apresentado pelos alunos da escola. A festa foi realizada ontem no clube do Sinte e foi bastante prestigiada pelos estudantes, professores e pais de alunos.