Brasil Ceras, fábrica de cera de carnaúba que fica nas margens da rodovia PI-115, em Campo Maior (82 km de Teresina), está usando uma nova tecnologia para a exploração da cadeia produtiva da carnaúba, planta quase onipresente nos municípios do Território de Desenvolvimento dos Carnaubais.
O presidente da Brasil Ceras, o empresário José Luiz Félix, informa que sua empresa produz 200 toneladas de cera por mês, sendo que 30% são exportados para os Estados Unidos, 30% para a Europa, principalmente para países como Alemanha, Itália, Holanda e Espanha; e 30% para a Ásia, com distribuição para países como Japão, China,Índia e Taiwan. A cera de carnaúba tem uma aplicação muito ampla em todo o mundo tanto para a indústria de cosméticos quanto para emulsões usadas como isolamento e brilho em frutas para que permaneçam mais tempo nos supermercados sem a perda da água, lubrificantes e tintas.
"É uma indústria de ascensão porque produtos como cosméticos e alimentos precisam da cera de carnaúba, que é um isolamento perfeito e insubstituível para esse tipo de atividade. A cera é importante para o batom por ser natural e de uso pessoal que não pode ser feito com cera sintética. É o mesmo caso dos alimentos", declarou José Luiz Félix...
(matéria publicada em 15.11.2009)
E-mail recebido de um internauta em 29 de março de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário