Os enfermeiros Jairo e Simone da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior promoveram palestra sobre a Gripe A para educadores e pais de alunos do Instituto de Ensino Intellectus, na tarde de terça-feira,7 de abril.
As suspeitas de que o vírus Influenza H1N1 chegou ao estado e principalmente a cidade de Campo Maior deixaram educadores e pais preocupados. O Instituto de Ensino Intellectus está tomando todas as providências para evitar a contaminação dos alunos, como restrição de permanência na escola de crianças com sintomas de gripes de qualquer tipo, uso de copos descartáveis e álcool gel; limpeza com álcool e água sanitária de objetos escolares, carteiras, portas, trincos e torneiras várias vezes ao dia; instalação de ventiladores nas salas de aulas-antes climatizadas, para que possam permancer com portas e janelas abertas, preparação de professores para atuarem juntos aos alunos e reunião com pais para que adotem as mesmas precauções em casa.
Uma precaução simples mas que pode evitar a contaminação pelo vírus, é a higienização das mãos - lavar as mãos várias vezes ao dia com sabão, de preferência líquido; usar lenços descartáveis para cobrir a boca sempre que espirrar, não compartilhar objetos, dentre outras medidas..
As pessoas de um modo geral devem tomar todas essas precauções havendo ou não ameaça de contaminação pelo Influenza H1N1-Gripe A ou gripe suina.
A gripe A-é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, que se dissemina principalmente pelo ar: quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala. Mesmo antes de sentir os sintomas da doença, a pessoa infectada poderá contagiar outras pessoas. O período de incubação-início da doença e contágio é de 1 a 4 dias, ou até 7 dias.Sintomas: febre, calafrios, suor excessivo, tosse seca, dores musculares e articulares, fadiga, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído, irritação na garganta.abcdasaúde.
As pessoas que sentirem qualquer um desses sintomas devem procurar o médico imediatamente e, evitar a auto medicação.
Mesmo uma simples gripe deve ser encarada seriamente quando há ameaça de proliferação da Gripe A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário