domingo, 20 de março de 2011

2º Seminário de Apicultura reuniu vários parceiros da cadeia produtiva do mel


O 2° Seminário de Apicultores de Campo Maior e Região promovido pela Codevasf (Companhia do Vale do São Francisco e Parnaíba) e a Prefeitura reuniu representantes de vários órgãos estaduais, representantes de entidades locais e associações, sindicatos e cooperativas da região campomaiorense e outros municípios ligados à cadeia produtiva do mel. O prefeito Paulo Martins e o superintendente da 7ª Regional da Codevasf Ocelo Rocha, participaram da abertura do evento, que aconteceu nos dias 17 e 18, no auditório da Câmara Municipal de Campo Maior. O gerente de Desenvolvimento Rural Aluísio Ernesto e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Luís Lima, também marcaram presença. 


“Este seminário visa fortalecer a atividade de agricultura na região norte do Estado, haja vista que a apicultura já é uma realidade para o Piauí, à exemplo do que acontece na região de Picos, com a atuação da Casa Apis, por fim temos pôr objetivo congregar todos os parceiros presentes e em especial o apicultor, para que possam seguir o caminho de sucesso já verificado em outras regiões do Piauí”, disse o superintendente da 7ª Superintendência Regional da Codevasf - Ocelo Rocha.


O prefeito Paulo Martins agradeceu a Codevasf e todos os parceiros no evento, entre eles o representante do deputado federal Assis Carvalho, que trás boas notícias, em termo de ajuda parlamentar, emenda, do deputado, para o incentivo ao desenvolvimento do entreposto do mel de Campo Maior. "O que depender do prefeito estaremos à disposição, eu quero é ver este entreposto funcionando integrado a todos os municípios", disse o prefeito.

 


O prefeito disse ainda, que a Prefeitura vai fazer um esforço muito grande de manter esta chama acesa para que o entreposto funcione integrado a outros municípios. Ele pediu o apoio a todos e disse que o momento é importante para que os apicultores possam tirar o máximo de proveito deste evento.

Entre os participantes estavam representantes do Governo do Estado, José Bernardes (SDR), o superintendente o SEBRAE Mário Lacerda, o gerente da agência do Banco do Nordeste José Gilberto Alves, o superintendente estadual do Banco do Brasil representando por Alberto Araújo, o presidente da Federação de Agricultura no Piauí, Carlos Alberto, “Caú”, presidente da Apicam – Helton Henrique de Araújo, o gerente do Entreposto do Mel de Campo Maior Aquimar, o vice- presidente da Fetag Antônio José, o ex-secretário de Agricultura Antonio Manoel, o presidente da Federação de Apicultores do Estado do Piauí “Sitônio” e outros.


“A gente tem certeza que a apicultura vem se desenvolvendo e vemos o modelo da casa Apis que hoje é uma referência no país. Precisamos trabalhar, as entidades precisam está unidas especialmente o Governo do Estado, em torno deste objetivo para que o empreendimento chegue ao produtor de forma efetiva”, disse o superintendente do SEBRAE.


 


 


 


 


 


 


 

portalcampomaior.

Na sexta-feira, o prefeito Paulo Martins e Apicultores de Campo Maior e região, visitaram o Entreposto do Mel do município, na companhia do gerente regional de Desenvolvimento Rural Aloísio Ernesto. Na comitiva de visita ao entreposto estava o gerente Alquimar Miranda. Ele fez uma apresentação de todos os setores, desde a entrada, o material de beneficiamento do mel até o processo final de rotulação do produto industrializado.

O entreposto que fica nas proximidades da BR-343, a poucos quilômetros do Monumento Heróis do Jenipapo existe há três anos e está fechado. O 2º Seminário teve como um dos objetivos, mobilizar apicultores, a Codevasf e outros órgãos parceiros na importância da junção de forças para fazê-lo funcionar.












 





Nenhum comentário:

Postar um comentário