domingo, 18 de agosto de 2013

Lançamento do Selo:Cemitérios Brasileiros-Patrimônio Cultural

Foi lançado na manha de sábado,17, em Campo Maior o Selo: Cemitérios Brasileiros-Patrimônio Cultural, que homenageia os quatro cemitérios tombados pelo IPHAN, entre estes o Cemitério do Batalhão do Jenipapo Piauí. Os outros cemitérios são: Cemitério de Santa Isabel de Mucugê, Bahia, o Portão do Cemitério de Arez, Rio grande do Norte e o Cemitério de Soledade, Pará. 

Participaram do evento: Valdivino Viana Sousa-representante dos Correios. Bid Lima -Presidente da FUNDAC, Prefeito Municipal de Campo Maior, Paulo Martins, Presidente da Câmara de Vereadores Josenaide Matos, vice-prefeita Silvia do Caú, Deputado Federal-PT, Jesus Rodrigues, Major Cordeiro - Comandante da Policia Militar, Gerente dos Correios de Campo Maior - Wagner Furtado Cavalclante, Moacir Ximenes -Filatelistas, além de  vereadores, secretários municipais, acadêmicos das Academias ACALE e ALTEC, professores e  blogueiros. 
veja mais.....
 
 






















































O Cemitério do Batalhão do Jenipapo está representado por algumas sepulturas de pedras e uma árvore - o Ipê, árvore facilmente encontrada na região, destacando a simplicidade do lugar.

O selo foi artisticamente elaborado por Fabio Lopez, cada folha tem 24 selos, 6 de cada motivo, que será comercializado a R$2,00 cada folha, em todas as agências de Correios do Brasil a partir da data do lançamento. 

O selo será apresentado em um importante evento filatélico mundial nos 350 anos dos Correios, que será realilzado em novembro no Rio de Janeiro. 
 
Os Correios já homenageou Campo Maior nos 150 anos de canonização de Santo Antônio e nos 187 anos da Batalha do Jenipapo.

O Cemitério Batalhão do Jenipapo foi tombado em 1938 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes. Um dos mais importantes marcos da história do Piauí e da Independência do Brasil. O cemitério guarda os restos mortais dos heróis da Batalha do Jenipapo ocorrida em 13 de março de 1823, entre brasileiros armados de foices, facões, espadas, espetos e velhas espingardas contraas tropas da cavalaria e infantaria do exército português, lideradas pelo Major fidié. As sepulturas do Cemitério do Batalhão são marcadas apenas por montes de pedras soltas e uma cruz de madeira sem inscrições ou qualquer adorno. 

Um comentário:

  1. Muito importante a inclusão do Cemitério do Batalhão do Jenipapo nesse selo. Mas também devemos iniciar uma campanha efetiva para que a bandeira do Piauí contendo a data do referido combate seja feita, porque, como se sabe, a bandeira desatualizada, isto é, sem a dita data, continua sendo reverenciada, hasteada em muitos pontos do Estado.

    ResponderExcluir