Campo Maior pode ser considerada uma das cidades do interior onde mais ocorrem mortes no trânsito, se considerarmos as muitas mortes anunciadas pelos portais durante o ano de 2013. Com certeza houve muito mais ocorrências pelo município, que não chegaram a ser divulgadas ou notificadas pelas polícias.
As causas desses acidentes são quase sempre: excesso de velocidade em consequência de embriaguez ou imprudência. A maioria desses acidentes ocorreram após as farras e durante o final de semana, quando as pessoas voltam de passeios, festas ou noitadas em bares, sendo que grande parte desses acidentes ocorreram com condutores de motos. Isto é fato. O ano de 2013 fez muitas pessoas chorarem pelos seus entes queridos, cujas vidas foram ceifadas no trânsito. Isso é muito triste. É preciso que seja feito algo urgentemente para mudar estes dados.
No início do ano falou-se muito em campanhas contínuas e constantes, mas há sempre uma grande admiração por parte da população quando se realizam blitz. Muitas pessoas criticam a ação da polícia, embora todo mundo saiba que dirigir sem habilitação e conduzir um veículo com documentação irregular é ilegal. Nos lugares onde a lei é cumprida, não se faz blitz, porque o cidadão já sabe que andar irregular não é permitido, portanto ele poderá ser abordado todos os dias.
Dirigir em alta velocidade nos lugares em que se sabe que há um fluxo intenso de transeuntes e veículos ou fazer ultrapassagem inadequadamente é imprudência, pois o condutor do veículo deveria prever/ evitar um acidente, naquela circunstância.
Não fazer a devida manutenção do veículo, andar sem freio, espelho, cinto de segurança ou capacete ou ainda conduzir criança desprotegida é ser negligente.
Dirigir um veículo sem habilitação, sem está totalmente seguro de sua capacidade técnica, sem que tenha sido liberado pela autoridade competente é cometer imperícia no trânsito.
Cometer imprudência, negligência e imperícia, ou uma apenas um destes três termos, pode por em risco a vida dos condutores de veículos e transeuntes.
A lei deve ser aplicada sempre, todos os dias até as pessoas se conscientizarem de que é legal agir de forma correta.
As campanhas devem ser contínuas e constantes até regularizar o trânsito de Campo Maior.
Todas as ruas, avenidas, devem ser sinalizadas, as de maiores riscos, devem ter redutores de velocidade. Nunca se correu tanto, como nesta cidade. Os motoqueiros correm demais, ultrapassam pela esquerda e direita assustando quem dirige carros, também entram nas avenidas, nos cruzamentos, sem parar, olhar para trás ou para os lados. Carregam crianças na frente e atrás sem que estas estejam totalmente seguras. Há muita irregularidade nesta cidade. Isso não é brincadeira, é muito sério. Os jovens estão morrendo ou ficando deficientes por nossa causa. Somos todos culpados.
A população não deve se admirar com as blitzes, deve incentivá-las. Um dia todos entenderão que não precisarão mais delas, porque todos estarão regularizados e capacitados para dirigir defensivamente.
As motos foram criadas para melhorar o trânsito, por se tratarem de veículos menores. Não foram feitas para corridas, rachas ou para transportar foras de lei. Usem-nas de forma correta e vivam mais.
Amiga Luselene estou em CM e observo os pedestres disputarem espaço em calçadas e avenidas as motos são um perigo constante, infelizmente não há respeito e moralização no trânsito da cidade, falando o popular uma zona total.
ResponderExcluirhorácio/cm