sábado, 12 de abril de 2014

Aumenta o número de motoclicistas com uso de capacete

Aumentou o número de motociclistas com o uso de capacete, em consequência diminuiu o número de acidentes fatais no trânsito da cidade. No ano, foram registrados no mês de maio, 15 mortes em quinze dias. Todos os acidentes envolviam motoqueiros e, em todos, os condutores de motos estavam sem capacete.

Observando o trânsito nas ruas principais de Campo Maior, percebe-se que a maioria dos motociclistas  está fazendo uso correto dos capacetes, mas há também aqueles que só fazem de conta que usam, deixando os capacetes soltos na cabeça -  O " capacete serve para proteger o motociclista contra impactos".Uma queda a 80km por hora ou uma batida entre dois condutores de veículos moto e carro, ou moto com moto, mesmo cada um estando a 40km/h somando os dois (40 mais 40) ,as consequências só podem ser as piores possíveis, e, não estamos falando aqui de milagres, que acontecem, nem da falta de sinalização e manutenção das vias públicas que são questionáveis e assuntos para outras matérias.

Se queremos progresso, civilização, comecemos pela educação no trânsito. O risco que um cidadão sofre em Campo Maior de ser atropelado por um motoqueiro é constante. As pessoas parecem viver em uma cidade muito grande, onde todas as coisas estão muito distantes de casa e por isso precisam correr muito. A moto deixou de ser o meio de transporte mais barato e fácil de conduzir as pessoas para o trabalho, para as escolas e lazer para se tornar uma arma ameaçadora que tira a vida de dezenas de pessoas em uma cidade pequena, com menos de 50 mil habitantes.

Se fizerem um outdoor com fotos de pessoas de Campo Maior que já morreram em consequência de acidentes de trânsito,com certeza chocaria muita gente,porque veríamos retratados parentes ou um amigos. Esta é a realidade que não queremos conhecer, mas fugimos da legalidade e culpamos, as autoridades, por elas acontecerem. 

Não precisamos ir muito longe, para sabermos que não precisamos fugir da justiça se andamos na lei. Se quisermos ir à capital, de carro ou de moto, teremos que nos habilitar, se não quisermos levar uma multa no trânsito, teremos que usar o cinto de segurança e o capacete. 

Campo Maior tem a sexta frota do Piauí com 17. 718 veículos. Na frente estão somente Teresina (1º), Parnaíba (2º), Picos (3º), Floriano (4º) e Piripiri (5º). De acordo com um estudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Trânsito, circulam diariamente mais de 57 mil veículos pelas ruas e avenidas de Campo Maior,  entre carros, motos, caminhões e ônibus (dados da Secretaria Estadual de Planejamento e do DENATRAN-publicados nos sites no início do ano).

Isto significa que passamos os dias, tentando nos desviar de outros condutores, tentando não bater, não ser batido e não cair. Portanto, protejam-se usando o que deve de direito. Não pensem nas blitzes, na polícia, nas autoridades, pensem na VIDA de vocês. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário