sábado, 14 de abril de 2018

Defesa Civil do Piauí reconhece o estado de emergência de Campo Maior

A Defesa Civil do Piauí reconheceu o Estado de Emergência de Campo Maior decretado pelo prefeito Professor Ribinha. O relatório de informações dos Desastres Naturais (FIDE) está sendo analisada pelo Ministério da Integração Nacional.  “Caso o Ministério homologue o Decreto de Emergência, o Governo Federal poderá tomar ações mais abrangentes para auxiliar o município nas medidas de socorro às famílias”, disse o prefeito Ribinha. 



O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, visitará Campo Maior domingo para avaliar os estragos provocados pelas chuvas dos últimos 14 dias. 

Na madrugada deste sábado,14 o município registrou o maior   acumulado de precipitações com 55 milímetros. Somente nos primeiros 14 dias de abril Campo Maior teve um acumulado de mais de 400 milímetros, sendo também uma marca recorde para o período.

 Em consequência das chuvas fortes, três açudes na zona rural de Campo Maior, romperam, deixando as comunidades inacessíveis. Os açudes Caianas, Portela e Jaime.
O prefeito Professor Ribinha determinou ao coordenador da Defesa Civil, “Edilson da Varge, que vá até as famílias que estão isoladas, levando ajuda.
 Segundo a Defesa Civil cerca de 500 famílias  vão precisar de ajuda até o final das chuvas - apoio, abrigos e outras ajudas para amenizar situações dos prejuízos.

Por conta do atual cenário, o prefeito Professor Ribinha reunido com o coordenador da Defesa Civil Edilson da Vargem, montou uma central de plantão que funciona na Secretaria de Assistência Social – SEMAS.






O prefeito Ribinha, o coordenador da Defesa Civil Edilson, o secretário de Relações Institucionais Carlos Torres,  representantes da Igreja Católica, concentrados na base com o apoio de voluntários,  mobilizaram-se para  prestar socorro urgente às vítimas.O representante do Governo do Estado - Ramiundo Pereira (SEPLAM) e Domingos Abreu (Habitaçao) - colaboradoresm Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Major Paz, juntaram-se a equipe do prefeito para ajudar os desabrigados e tirá-los das áreas de risco.



Na cidade, 13 bairros estão alagados e centenas de famílias isoladas. O prefeito recorreu aos exército e Corpo de Bombeiro para ajudar a transferir as famílias de suas casas para lugares seguros. O governador do estado do Piauí Wellington Dias foi comunicado e virá a cidade acompanhado do ministro Pádua Andrade.



fonte:portaldecampomaior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário