quinta-feira, 7 de março de 2013

Campo Maior precisa se tornar uma referência em educação

Os gestores municipais de Campo Maior têm um desafio para este ano, tornar a educação uma referência para outros municípios, através de programas e ações voltadas para a melhoria da qualidade de educação. Isso implica na oferta de melhores condições de qualidade que segundo  Nalu Farenzena -Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da UFRGS -vão desde o número de alunos em sala de aula até equipamentos e material pedagógico disponível em cada uma das áreas da formação, bem como a formação e a valorização dos profissionais da educação, até a gestão pedagógica.
Um  IDEB baixo não significa, que a escola esteja muito mal, uma vez que devem ser considerados os indicadores que lhe dão origem, que variam conforme a região e/ou a escola. No entanto, o IDEB é importante para mostrar quantitativamente a melhoria da escola e a sua evolução a cada ano. Veja o IDEB das escolas abaixo:

O Ideb é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Leva  em conta o crescimento, as metas atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado. Vejam as escolas que atingiram as metas em 2011, as que apresentaram quedas, nos seus índices.

EM Aguida Maria Da Conceição fluxo (iniciais e finais)-IDEB: 3.5-Fluxo:0.80 (de cada 100 alunos, 20 não foram aprovados) -Aprendizado: 4.38-nota padronizada de português e matemática.Metas e crescimento:Abaixo da meta-8%;abaixo da meta de 3.8 em 2011;Sem crescimento :0%;Ideb de 2011 igual ao do ano anterior.Classificação do Ideb:ALERTA:Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011;Caiu o Ideb.Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6.Valor abaixo da referência.Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.O desafio de recuperar o crescimento e atingir as metas provavelmente será significativo.Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.

EM  De Atencao Int A Crianca E Ao Adolescente (CAIC)-ideb-Ideb 2011 4.2=Fluxo0.91 (de cada 100 alunos, 9 não foram aprovados). Aprendizado 4.59 (nota padronizada de português e matemática)-Acima da meta 31% (acima da meta de 3.2 em 2011).Cresceu o Ideb  5%, cresceu 0.2 pontos percentuais em 2011.No ritmo esperado para 2011.Cresceu o Ideb. Ideb com tendência de crescimento.Ideb abaixo de 6,0 (Valor abaixo da referência). Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.


EM Doutor Milton Soldani Afonso (EM)Anos iniciais:Ideb 2011- não há dados de Ideb-Para ter o Ideb calculado a escola precisa ter um número mínimo de alunos matriculados e avaliados pela Prova Brasil. Sem classificação.Infelizmente não podemos classificar essa escola. Para classificá-la precisamos do valor do Ideb em 2011 e 2009, pois assim podemos observar se houve crescimento e se a meta estabelecida foi atingida..

EM Linoca Gayoso C Branco -anos iniciais e finais:Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.Ideb 2011-3.5;Fluxo 0.79(de cada 100 alunos, 21 não foram aprovados);Aprendizado 4.42(nota padronizada de português e matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 15% (abaixo da meta de 4.1 em 2011);Caiu o Ideb 8% (caiu 0.3 pontos percentuais em 2011).ALERTA:Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.

EM Mano Castelo Branco-Ideb 2011 3.1-Fluxo 0.87 (de cada 100 alunos, 13 não foram aprovados).Aprendizado 3.56(nota padronizada de português e matemática)ALERTA.Metas e crescimento:




Abaixo da meta  16%(abaixo da meta de 3.7 em 2011).Caiu o Ideb 9% (caiu 0.3 pontos percentuais em 2011).ALERTA:Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb.Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.O desafio de recuperar o crescimento e atingir as metas provavelmente será significativo.Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
_______________________________________________________________________________
EM Nossa Senhora De Lourdes-Anos iniciais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.


Ideb 2011 5.8.Fluxo 0.93(de cada 100 alunos, 7 não foram aprovados).Aprendizado 6.24 (nota padronizada de português e matemática).ATENÇÃO.Metas e crescimento:Acima da meta 14% (acima da meta de 5.1 em 2011).Sem crescimento 0%. ideb de 2011 igual ao do ano anterior.Classificação do Ideb.
ATENÇÃO.Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Caiu o Ideb. Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola atingiu a meta para 2011 e teve queda do Ideb em relação a 2009, o que pode indicar uma tendência de queda. O Ideb também está abaixo do valor de referência.O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo.Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
___________________________________________________________________-___________
EM Professor Hilson Bona-Anos finais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.Ideb 2011: 4.1.Fluxo  0.83 (de cada 100 alunos, 17 não foram aprovados).Aprendizado  4.94 (nota padronizada de português e matemática).Metas e crescimento:Acima da meta 37% (acima da meta de 3.0 em 2011).Cresceu o Ideb 58%    (cresceu 1.5 pontos percentuais em 2011).Classificação do Ideb:MANTER.Cumpriu a meta(No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb (Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência.Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.Sugerimos a análise detalhada dos dados, identificando onde devem ser realizados os ajustes.


EM Raio De Esperanca .Ciclo:Anos iniciais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.
Ideb 2011  3.7.Fluxo 0.80 (de cada 100 alunos, 20 não foram aprovados).Aprendizado 4.56 (nota padronizada de português e matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 20%( abaixo da meta de 4.6 em 2011). Caiu o Ideb20% (caiu 0.9 pontos percentuais em 2011).Classificação do Ideb.
ALERTA.Não cumpriu a meta (Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (Ideb com tendência de queda. Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.
_________________________________________________________________________________: EM Vida Verde -Anos iniciais. Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado. Ideb 2011  3.9. Fluxo 0.88


(de cada 100 alunos, 12 não foram aprovados).Aprendizado 4.44 (nota padronizada de português e matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 13% (abaixo da meta de 4.5 em 2011).Caiu o Ideb 7% (caiu 0.3 pontos percentuais em 2011).Classificação do Ideb.ALERTA.Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (Ideb com tendência de queda).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.

EM  Mariema Paz-Ideb 2011 3.2.Fluxo 0.75 (de cada 100 alunos, 25 não foram aprovados). Aprendizado 4.33 (nota padronizada de português e matemática).ALERTA.Metas e crescimento: abaixo da meta 9% (abaixo da meta de 3.5 em 2011). Caiu o Ideb 16% (caiu 0.6 pontos percentuais em 2011). Classificação do Ideb.ALERTA.Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (eb com tendência de queda). Ideb abaixo de 6.Valor abaixo da referência.Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.
_____________________________________________________________________________
EE 13 de Março-Ideb 2011  -  4.2. Fluxo 0.90 (de cada 100 alunos, 10 não foram aprovados).Aprendizado 4.67 (nota padronizada de português e matemática).MANTER.Metas e crescimento.Acima da meta   31% (acima da meta de 3.2 em 2011).Cresceu o Ideb 17%(cresceu 0.6 pontos percentuais em 2011).Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb(Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.




UE Briolanja Oliveira -Ideb 2011-2.7.Fluxo 0.59(de cada 100 alunos, 41 não foram aprovados).Aprendizado 4.63 (nota padronizada de português e matemática). Metas e crescimento.
Abaixo da meta 13% (abaixo da meta de 3.1 em 2011). Caiu o Ideb  29% (caiu 1.1 pontos percentuais em 2011). ALERTA.Não cumpriu a meta (não alcançou o esperado para 2011).Caiu o Ideb.Ideb com tendência de queda. Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda. 

Escola Cepti Candido Borges Castelo Branco-EE.Classificação do Ideb.SEM CLASSIFICAÇÃO.Meta.Precisa atingir a meta.Crescimento.Ideb precisa ter crescido.Ideb acima de 6 (Valor precisa ser igual ou acima da referência).Infelizmente não podemos classificar essa escola. Para Classificá-la precisamos do valor do Ideb em 2011 e 2009, pois assim podemos observar se houve Crescimento e se a meta estabelecida foi atingida.

EE Bairro Cariri-Ideb 2011 4.2.Fluxo 0.86 (de cada 100 alunos, 14 não foram aprovados).Aprendizado 4.85(nota padronizada de português e matemática).Metas e crescimento.Acima da meta 35% (acima da meta de 3.1 em 2011).Cresceu o Ideb 11% (cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011.Classificação do Ideb.MANTER.Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb (Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá. 

UE LeoldoPacheco -Ideb 2011-4.5.Fluxo 0.79 (de cada 100 alunos, 21 não foram aprovados).Aprendizado 5.62 (nota padronizada de português e matemática).Metas e crescimento (Acima da meta). 29%(acima da meta de 3.5 em 2011). Cresceu o Ideb 13% (cresceu 0.5 pontos percentuais em 2011).Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb (Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá. 

UE Marion Saraiva /UE Monsenhor Mateus/ UE Valdivino Tito-SEM CLASSIFICAÇÃO.Meta.Precisa atingir a meta.Crescimento.Ideb precisa ter crescido.Ideb acima de 6.Valor precisa ser igual ou acima da referência.Infelizmente não podemos classificar essa escola. Para classificá-la precisamos do valor do Ideb em 2011 e 2009, pois assim podemos observar se houve crescimento e se a meta estabelecida foi atingida. 

Patronato Nossa Senhora de Lourdes-Ideb 2011 5.8.Fluxo 0.92 (de cada 100 alunos, 8 não foram aprovados).Aprendizado 6.23 (nota padronizada de português e matemática).Acima da meta 29% (acima da meta de 4.5 em 2011).Cresceu o Ideb 5% (cresceu 0.3 pontos percentuais em 2011).Classificação do Ideb.MANTER.Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb (Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá. 

UE Paulo Ferraz -Ideb 2011-3.8.Fluxo 0.82 (de cada 100 alunos, 18 não foram aprovados).Aprendizado
4.62 (nota padronizada de português e matemática).Metas e crescimento: Acima da meta 19% (acima da meta de 3.2 em 2011Cresceu o Ideb 6% (cresceu 0.2 pontos percentuais em 2011).Classificação do Ideb.
MANTER.Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011). Cresceu o Ideb(Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá. 

Escola Professor Raimundinho Andrade (COLEGIO ESTADUAL).Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.Ideb 2011 3.4. Fluxo 0.76 (de cada 100 alunos, 24 não foram aprovados) Aprendizado  4.47(nota padronizada de português e matemática).Acima da meta.31% (acima da meta de 2.6 em 2011).Caiu o Ideb 11% (caiu 0.4 pontos percentuais em 2011). Classificação do Ideb.ATENÇÃO. Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Caiu o Ideb (Ideb com tendência de queda). Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola atingiu a meta para 2011 e teve queda do Ideb em relação a 2009, o que pode indicar uma tendência de queda. O Ideb também está abaixo do valor de referência. O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo. http://www.portalideb.com.br/escola/55763-em-professor-hilson-bona/ideb
_________________________________________________________________________________



As escolas estaduais iniciaram suas aulas dia 4 de março. Alguns prédios foram cedidos para o município para abrigar os alunos do ensino fundamental, através de parcerias entre os governos municipal e estadual. As escolas estaduais atendem na sua maioria alunos do ensino médio. Devido a migração de alunos do fundamental para as escolas municipais e a grande ausência de alunos no ensino médio, algumas escolas estaduais funcionavam com um número minimo de alunos, daí a remoção de alunos de uma escola estadual para outra e o aproveitamento dos prédios pelo município. Uma parceria que pode dar certo e ajudar na permanência do aluno na escola pública até a conclusão da educação básica, principalmente se no mesmo prédio forem oferecidos o ensino fundamental (municipal) e o médio (estadual). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário