Os gestores municipais de Campo Maior têm um desafio para este ano, tornar a educação uma referência para outros municípios, através de programas e ações voltadas para a melhoria da qualidade de educação. Isso implica na oferta de melhores condições de qualidade que segundo Nalu Farenzena -Doutora
em Educação e professora da Faculdade de Educação da UFRGS -vão desde o número de alunos em sala de aula até equipamentos e material pedagógico
disponível em cada uma das áreas da formação, bem como a formação e a valorização dos profissionais da educação, até a gestão pedagógica.
Um IDEB baixo não significa, que a escola esteja muito mal, uma vez que devem ser considerados os indicadores que lhe dão origem, que variam conforme a região e/ou a escola. No entanto, o IDEB é importante para mostrar quantitativamente a melhoria da escola e a sua evolução a cada ano. Veja o IDEB das escolas abaixo:
O Ideb é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito
entendimento sobre seu valor. Leva em conta o crescimento, as metas
atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado. Vejam as escolas que atingiram as metas em 2011, as que apresentaram quedas, nos seus índices.
EM Aguida Maria Da Conceição fluxo (iniciais e finais)-IDEB: 3.5-Fluxo:0.80 (de cada 100 alunos, 20 não foram
aprovados) -Aprendizado: 4.38-nota padronizada de português e
matemática.Metas e crescimento:Abaixo da meta-8%;abaixo da meta de 3.8 em
2011;Sem crescimento :0%;Ideb de 2011 igual ao do ano
anterior.Classificação do Ideb:ALERTA:Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011;Caiu o Ideb.Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6.Valor abaixo da referência.Esta escola não atingiu a meta prevista
para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma
tendência de queda.O desafio de recuperar o crescimento e atingir as
metas provavelmente será significativo.Por isso uma análise
criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão
necessários.
EM De Atencao Int A Crianca E Ao Adolescente (CAIC)-ideb-Ideb 2011: 4.2=Fluxo0.91 (de cada 100 alunos, 9 não foram aprovados). Aprendizado 4.59 (nota padronizada de português e matemática)-Acima da meta 31% (acima da meta de 3.2 em 2011).Cresceu o Ideb 5%, cresceu 0.2 pontos percentuais em 2011.No ritmo esperado para 2011.Cresceu o Ideb. Ideb com tendência de crescimento.Ideb abaixo de 6,0 (Valor abaixo da referência). Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.
EM Doutor Milton Soldani Afonso (EM)- Anos iniciais:Ideb 2011- não há dados de Ideb-Para ter o Ideb calculado a escola precisa ter um número mínimo de alunos matriculados e avaliados pela Prova Brasil. Sem classificação.Infelizmente não podemos classificar essa escola. Para classificá-la precisamos do valor do Ideb em 2011 e 2009, pois assim podemos observar se houve crescimento e se a meta estabelecida foi atingida..
EM Linoca Gayoso C Branco -anos iniciais e finais:Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.Ideb 2011-3.5;Fluxo 0.79(de cada 100 alunos, 21 não foram aprovados);Aprendizado 4.42(nota padronizada de português e matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 15% (abaixo da meta de 4.1 em 2011);Caiu o Ideb 8% (caiu 0.3 pontos percentuais em 2011).ALERTA:Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma tendência de queda.
EM Mano Castelo Branco-Ideb 2011 3.1-Fluxo 0.87 (de cada 100 alunos, 13 não foram
aprovados).Aprendizado 3.56(nota padronizada de português e
matemática)ALERTA.Metas e crescimento:
_______________________________________________________________________________
EM Nossa Senhora De Lourdes-Anos
iniciais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.
Ideb 2011 5.8.Fluxo 0.93(de cada 100 alunos, 7 não foram
aprovados).Aprendizado 6.24 (nota padronizada de português e
matemática).ATENÇÃO.Metas e crescimento:Acima da meta 14% (acima da meta de 5.1 em 2011).Sem crescimento 0%. ideb de 2011 igual ao do ano
anterior.Classificação do Ideb.
ATENÇÃO.Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Caiu o Ideb. Ideb com tendência de queda.Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola atingiu a meta para 2011 e
teve queda do Ideb em relação a 2009, o que pode indicar uma tendência de queda.
O Ideb também está abaixo do valor de referência.O desafio é
recuperar o crescimento e pode ser significativo.Por isso uma
análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão
necessários.
___________________________________________________________________-___________
EM Professor Hilson Bona-Anos
finais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.Ideb 2011: 4.1.Fluxo 0.83 (de cada 100 alunos, 17 não foram
aprovados).Aprendizado 4.94 (nota padronizada de português e
matemática).Metas e crescimento:Acima da meta 37% (acima da meta de 3.0 em 2011).Cresceu o Ideb 58% (cresceu 1.5 pontos percentuais em
2011).Classificação do Ideb:MANTER.Cumpriu a meta(No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb (Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência.Bom trabalho! Essa escola atingiu a
meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso
indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está
abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível
chegar lá.Sugerimos a análise detalhada dos dados, identificando onde
devem ser realizados os ajustes.
EM Raio De Esperanca .Ciclo:Anos
iniciais.Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado.
Ideb 2011 3.7.Fluxo 0.80 (de cada 100 alunos, 20 não foram
aprovados).Aprendizado 4.56 (nota padronizada de português e
matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 20%( abaixo da meta de 4.6 em
2011). Caiu o Ideb20% (caiu 0.9 pontos percentuais em
2011).Classificação do Ideb.
ALERTA.Não cumpriu a meta (Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (Ideb com tendência de queda. Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista
para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma
tendência de queda.
_________________________________________________________________________________: EM Vida Verde -Anos
iniciais. Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado. Ideb 2011 3.9. Fluxo 0.88
(de cada 100 alunos, 12 não foram
aprovados).Aprendizado 4.44 (nota padronizada de português e
matemática).ALERTA.Metas e crescimento:Abaixo da meta 13% (abaixo da meta de 4.5 em
2011).Caiu o Ideb 7% (caiu 0.3 pontos percentuais em
2011).Classificação do Ideb.ALERTA.Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (Ideb com tendência de queda).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Esta escola não atingiu a meta prevista
para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma
tendência de queda.
EM Mariema Paz-Ideb 2011 3.2.Fluxo 0.75 (de cada 100 alunos, 25 não foram
aprovados). Aprendizado 4.33 (nota padronizada de português e
matemática).ALERTA.Metas e crescimento: abaixo da meta 9% (abaixo da meta de 3.5 em
2011). Caiu o Ideb 16% (caiu 0.6 pontos percentuais em
2011). Classificação do Ideb.ALERTA.Não cumpriu a meta.Não alcançou o esperado para 2011.Caiu o Ideb (eb com tendência de queda). Ideb abaixo de 6.Valor abaixo da referência.Esta escola não atingiu a meta prevista
para 2011 e teve queda no Ideb em relação a 2009. Isso pode indicar uma
tendência de queda.
_____________________________________________________________________________
EE 13 de Março-Ideb 2011 - 4.2. Fluxo 0.90 (de cada 100 alunos, 10 não foram aprovados).Aprendizado 4.67 (nota padronizada de português e
matemática).MANTER.Metas e crescimento.Acima da meta 31% (acima da meta de 3.2 em 2011).Cresceu o Ideb 17%(cresceu 0.6 pontos percentuais em
2011).Cumpriu a meta (No ritmo esperado para 2011).Cresceu o Ideb(Ideb com tendência de crescimento).Ideb abaixo de 6 (Valor abaixo da referência).Bom trabalho! Essa escola atingiu a
meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso
indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está
abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível
chegar lá.
UE Briolanja Oliveira -Ideb 2011-2.7.Fluxo 0.59(de cada 100 alunos, 41 não foram
aprovados).Aprendizado 4.63 (nota padronizada de português e
matemática). Metas e crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário