quinta-feira, 12 de março de 2009

O Programa Útero é Vida foi lançado em Campo Maior

O Programa Útero é Vida foi lançado no último domingo, dia 08 de março, no povoado Alto do Meio, zona rural de Campo Maior. A programação aconteceu no posto de saúde e sede da Associação de Moradores, o povoado Alto do Meio conta com mais de 800 habitantes, e possui boa estrutura.

Orientações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de colo de útero na população feminina do campo, melhoria da qualidade de vida e diminuição das dificuldades de acesso das mulheres rurais aos atendimentos básicos na área de saúde. Estes são os objetivos do programa Útero é Vida.

Na programação do Útero é Vida foi realizado exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero, conhecido por Papanicolau. Não foi registrada nenhuma resistência por parte das mulheres para fazer os exames. Os agentes de saúde do município passaram informações para as mulheres rurais dias antes do lançamento do programa, facilitando assim a sua realização.

O Programa Útero é Vida foi realizado no município de Campo Maior através da Federação da Agricultura do Estado do Piauí (FAEPI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda na programação houve atividades esportivas e recreativas para os filhos das mulheres, oficina de beleza com corte de cabelo, manicure e distribuição de lanches.

As mulheres rurais receberam kit beleza contendo estojo de maquiagem, batom, escova de cabelo e outros itens, já os filhos foram contemplados com outro kit contendo escova de dente e creme dental e participaram de palestra educativa sobre cuidados com a saúde bucal. Na parte de palestras teve sobre prevenção de câncer de colo de útero e mama, planejamento familiar e DST/Aids.

O posto de saúde de Alto do Meio realizou cerca de140 exames preventivos de câncer de colo de útero, o resultado será divulgado em até 15 dias. Sendo diagnostico algum caso de câncer, a mulher será enviada para tratamento custeado pelo município, informa Maria Inês Bandeira, Gerente de execução dos programas de saúde de Campo Maior. No povoado Alto do Meio foram realizados exames de papanicolau em mulheres na faixa etária de 13 a 59 anos. O exame deve ser realizado em mulheres que tem vida sexual ativa.

"A população ficou muito satisfeita pela oportunidade de participar de uma programação dessa que foi realizada paralelamente ao lançamento do Programa Útero é Vida. As mulheres também gostaram bastante", disse Maria Inês, secretária municipal de Saúde.

O prefeito de Campo Maior João Feliz acompanhou de perto a programação do Programa Útero é Vida e fez parte da mesa de honra durante lançamento do programa.

O Programa Útero é Vida foi realizado até o momento em Tocantins, Batalha e Campo Maior, informa Márcia Lopes, da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI).(alepi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário