sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º Sabor Maior - 1º festival gastrônomico de Campo Maior

O 1º Sabor Maior - festival gastronômico, eco-cultural de Campo Maior foi aberto ontem à noite, pelo Governador do Estado Wellington Dias e Prefeito Municipal Joãozinho Félix. Na primeira noite foi realizado o festival gastronômico, no qual os restaurantes participantes concorreram com receitas especiais feitas à base de produtos da culinária campomaiorense. O vencedor foi o Buffet Toque Especial de Maria dos Remédios Leite, com o prato Delícia de Carne-de-Sol, o 2º vencedor foi o Restaurante Havai com o Medalhão de Heróis e a 3º vencedora foi Enerinda Bandeira com o prato Maravilha da Xuxa.

Veja a receita da Delícia de carne-de-sol:

1kg macaxeira cozida e espremida
500g carne de sol cozida desfiada sem sal
100g manteiga
20 g cebola picada
20 g alho moído
100g azeitona verde picada
1 masso de cheiroverde picado
1 pimenta de cheiro picada
4 ovos
200g queijo parmesão ralado
1 copo de requeijão cremoso - 1 copo americano de leite

Modo de preparar
Bata os ovos em neve, misture com a macaxeira, acrescente requeijão, metade do queijo ralado, forme um purê bem cremoso e reserve. Refogue o restante dos ingredientes, coloque metade do purê em uma forma untada, despeje o recheio e cubra com o restante do purê, polvilhe com queijo e leve ao forno por 30 min.

.

Todas as receitas que concorreram ao Sabor Maior estão no Guia Sabor Maior, uma peça em formato de livro de bolso.

Um comentário:

  1. Cara Luselene.

    Sou campomaiorense e fui pretigiar o Festival Gastronomico que aí ocorreu. Morro em Teresina mas sempre que posso vou a minha terra querida.
    Fui na quinta feira e voltei no domingo, portanto participando de todos os dias do Festival.
    As atrações não deixaram a desejar, todas muito boas.
    Mas , na minha sincera e humilde opinião, o principal objetivo do Festival Gastronomico (como o nome mesmo diz)deixou muito a desejar. Então vejamos alguns pontos que gostaria de destacar:
    1) A estrutura física do evento, na minha opinião, não deveria ser aquela, pois ficou muito "aperreado", "apertado" entre as mesas, dificultando a movimentação, sei que teve o advento das chuvas, mas os organizadores já deveriam ter previsto tal fato e alugado mais barracas pra abrigar os visitante;
    2) Os stand's dos restaurantes e similares, eram pequenos em demasia dificultando ate mesmo a movimentação dos próprios funcionários, imagine de material. Na minha opinião, os organizadores deveriam ter definido 5 ou 6 stand's âncoras, stand's maiores (onde poderiam ser instalados os maiores restaurantes) e dispostos em locais mais afastados dos demais, facilitando assim a movimentação e não aglomerando tanto;
    3) Nossa terra tem fama de comida boa e farta, e o que vi foi: comida pouca, mal servida, servida em vasilhas plásticas, garfos de plástico, inadimissível pra o que o festival se propos. Frequentei os quatro dias e não vi em nenhum momento um prato em uma mesa com uma bela carne de sol, paçoca, maria isabel, só vi mesmo as famosas "misturinhas" frias, que aqui em Teresina se serve em qualquer lugar. Até mesmo o famoso e gostoso capote do Chico Nunes servido desta mesma forma, em pequenas vasilhas plásticas com colher de plástico, achei um absurdo.
    4) Não vi uma stand com belas mantas de carne de sol, carne de carneiro seco, doces variados, paçoca (todos pra vender no quilo) capote e galinha caipira pra vender na peça, enfim, produtos fartos em Campo Maior pra vender aos visitantes;
    5) não concebo o SEBRAE levar um chef de cozinha de Teresina pra ensinar os campomaiorenses a fazer suas comidas típicas. A comida tradicional de nossa terra, é a mais simples possivel, porisso tão apreciada. Nunca vi em nenhum restaurante de Campo Maior capote desossado com molho branco, ou com alcaparras. No meu entender disvirtuou o sentido da comida tradicional que são basicamente: Maria Isabel, baião, capote, galinha, carneiro, bode, carne de sol, carneiro seco, paçoca.
    São apenas considerações minhas e que ouvi de muitos conterraneos. Notei que o Festejos de Santo Antônio representa muito melhor a gastronomia de Campo Maior que este primeiro Festival Gastronmico. Espero que por ser o primeiro, a prefeitura, o Estado, SEBRAE, possa melhorar pra o proximo evento, e que procurem uma data melhor, com menor indicio de chuvas e que possa aproveitar as férias escolares e de muitos conterraneos por ai afora.
    Resalto, porem, que a estrutura fisica como os estand's (apesar de diminutos), banheiros, balco, segurança, estavam bons, limpos.


    Um abraço

    ResponderExcluir