quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cante o Hino de Santo Antônio Aparecido de Campo Maior

Ontem, dia 1º de junho, a Catedral de Santo Antônio lotou para primeira novena, que este ano tem como tema: Ao Sopro do Espírito Santo, queremos nos converter numa igreja mais missionária. "Neste ano a igreja celebra os dois mil anos do Nascimento do Apóstolo Paulo e o Ano Catequético no país. Durante o trezenário serão feitas leituras e pregações sobre os ensinamentos do Apóstolo das Nações.

Santo Antônio é um santo muito popular, ao contrário do apóstolo Paulo, como pregou Frei Edmilson. As rezas da novena são solenes. Faz-se a adoração ao Santíssimo Sacramento, cantando o canto Tão Sublime Sacramento; neste momento as pessoas ficam de joelho; mas há aquelas que por razões diversas apenas adotam uma atitude de respeito. "Não há necessidade de se permanecer de joelhos durante a adoração. Para adorar ao Senhor, o importante é a atitude do coração diante de Jesus na Divina Eucaristia. Cada pessoa deve adotar a posição que melhor lhe convier, conforme suas convicções."basilicadocarmocampinas.


Mas os fiéis que participaram da primeira noite de novena,festejaram mais um ano o santo padroeiro da cidade cantando com alegria o Hino de Santo Antônio.

O autor da letra do hino de Santo Antônio Aparecido foi o campomaiorense Moisés Eulálio (30-01-1871- 20-09-1931) Campo Maior (PI). Professor, poeta e comerciante. Advogado provisionado. Promotor Público em Campo Maior, foi também o autor da letra do hino de Santa Teresinha do Menino Jesus, para o coral da Matriz de Santo Antônio. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires, onde está inserido o seu soneto “Excerto de Homenagem”. O livro “Geração Campo Maior – Anotações para uma Enciclopédia”, de Reginaldo Gonçalves Lima, reproduz o soneto “Natal”, editado em 1968, no jornal “A Luta”. usinadeletras.

Ouça um trecho do Hino do padroeiro de Campo Maior.

Um comentário: