sexta-feira, 22 de maio de 2009

Uma Missão do governo Federal visitará a Fazenda da Esperança

Numa iniciativa pioneira, o governador Wellington Dias conseguiu garantir a parceria do Ministério da Justiça em um programa para o tratamento de dependentes químicos. Em reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, nesta quarta-feira, 20, em Brasília, ficou definida que uma missão do Governo Federal visitará, em junho, o Estado para dar início à formatação do programa.

A equipe, que será composta por representantes dos Ministérios da Saúde, Educação, Justiça e Desenvolvimento Social, vai conhecer as experiências existentes no Estado, como a Fundação da Paz, Oficina da Vida e Fazenda Esperança. “Será uma experiência inovadora no mundo e melhor forma de combater o avanço da violência em nosso país, que tem nas drogas um dos seus maiores desafios”, afirma Wellington Dias.

O objetivo da parceria é possibilitar a implantação de novas bases de atendimento a dependentes químicos no Estado, nos municípios de Campo Maior, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. “Queremos atender igualmente pessoas detidas, usuários identificados em atendimentos hospitalares, nas escolas e nos programas sociais”, observa o governador.

O projeto deverá ser executado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que já garante a cerca de 3.600 policiais piauienses bolsas-auxílio e investimentos na área de habitação, dentre outros.

O ministro Tarso Genro também anunciou a liberação de recursos para a execução de obras que preveem a ampliação do sistema de ressocialização, através do qual serão investidos cerca de R$ 18 milhões. “É uma obra complexa que só deve ser concluída no próximo ano. Mas já autorizei, para o segundo semestre deste ano, a realização de novo concurso público na área de segurança e a convocação de mais agentes penitenciários”, afirma o governador.

O Estado também garantiu a aquisição de mais dois helicópteros: um para ações preventivas e outro, maior, para missões especiais, como deslocamentos de pessoas em casos de emergência, a exemplo das enchentes.pi.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário