sábado, 28 de novembro de 2009

Foi lançada a campanha Abrace o Turismo em Campo Maior

Aconteceu hoje a tarde o lançamento da campanha de sensibilização da importância do turismo de Campo Maior, no auditório da SEMEC, que contou com a presença de algumas autoridades, como o Deputado  Paulo Martins, João Alves, Ronaldo Pompeu (Gestor de Projeto do turismo do Sebrae-PI, consultoras  Celma Barros e Fabiane Ribeiro. Durante o evento foi apresentado o dignóstico pelas consultoras do SEBRAE, Celma  e Fabiane Ribeiro. Como falou Celma Barros " o turismo em Campo Maior é viável, depende da população querer e abraçar a causa, pois todo mundo se beneficiará com o turismo." "Os setores público e privado devem trabalhar em parceria em prol da cidade".


Conforme diagnóstico das consultoras, Campo Maior é uma cidade com muito potencial turístico, aqui pode se desenvolver o turismo cultural (danças regionais, lendas, história, culinária); rural (fazendas, serra) e principalmente náutico, ou seja, o açude grande passaria a ser algo mais que apenas um belo lago, mas um lugar para prática de esportes naúticos ou de passeios (jet skiis, lanchas), deveria existir na sua orla um complexo turístico, ou seja, mais hoteis, restaurantes; lugares diferentes aonde o turista ir à noite;  procurar atrativos que façam com o turista permaneça de dia e de noite. 

É preciso valorizar os talentos locais.Saber oferecê-lo para os turistas. Campo Maior é famosa pela carne-de-sol, cajuina e outros produtos, logo estes produtos precisam existir em todos os lugares e serem genuinamente campomaiorenses ou piauienses.

O turista exige conforto, segurança, higiene. Ele quer ser bem recebido. Para isso é preciso que a cidade se estruture, possua postos de informação, placas com sinalização de indicativas turísticas, transportes  para levar o turistas aos lugares certos, material informativo e muito "souvenir" ( lembranças da cidade), além de bons hoteis, restaurantes e muitos leitos. Elas citaram ainda a rodoviária que deve se adequar para receber turistas.

Campo Maior possui muitos artistas, que pintam, fazem esculturas, bordam; fazem doces, cajuinas etc., no entanto os trabalhos dessas pessoas são poucos comercializados. Poderiam ser  vendidos  também nos restaurantes, hoteis, rodoviárias e postos de combustíveis.

O desenvolvimento do turismo em Campo Maior é viável, mas é um projeto que ainda está na fase inicial; precisa do apoio de todos - dos setores públicos e privados e, principalmente de sua valorização pela população. 




2 comentários:

  1. O turismo é um dos principais fatores que implementam o desenvolvimento de uma comunidade. Esse movimento visando à implantação de tal atividade em Campo Maior merece plenamente o estímulo de toda a sociedade. Transformemos nosso Açude Grande - o Lago - em balneário, em local de pesca, de esportes aquáticos, condicionando seu entorno de bons restaurantes, lanchonetes, bares, clubes, etc. Vejamos a possibilidade, tanto pelo poder público quanto pelo setor privado, de construção de um hotel, uma pousada, coisa do gênero, na Serra de Santo Antônio - a grande, bela e enigmática "urna" azul -, plena de mistérios, propícia ao ecoturismo e esportes radicais. Além da sua proximidade de nossa zona urbana. Em que situação estão as promessas de melhorias para o Monumento do Jenipapo, a sua adequação ao incentivo do turismo histórico? Puxa! só "conversa pra boi dormir"?!

    ResponderExcluir
  2. Tomara que não, Zé! Estamos na área e se precisarem da minha pequena ajuda, é só digitar...

    ResponderExcluir