domingo, 10 de janeiro de 2010

Deputado campomaiorense fala do sistema de cotas da UESPI

O deputado estadual Antonio Félix, autor do projeto 070/2007, que criou o sistema de cotas na Universidade estadual do Piauí (UESPI), comemorou o resultado considerado positivo do projeto, dois anos depois de implantado.

Segundo avaliação da própria instituição, o vestibular UESPI de 2010 chamou a atenção por algumas particularidades, destacando em primeiro lugar o programa de cotas implantado na universidade que já começou a apresentar resultados satisfatórios. Outro ponto destacando os cursos de ensino a distância que ainda registram baixa concorrência.

O sistema de cotas para o ensino público adotado pela instituição fechou seu segundo ano de aplicação com resultados satisfatórios. É o que diz a pró-reitora de extensão de assuntos estudantis e comunitários da Uespi, professora Socorro Machado.

“Entendemos que trata-se de cotas sociais, pois também contemplam a população de baixa renda. O sistema que foi adotado na Uespi realmente inclui os candidatos menos favorecidos, e a nossa realidade no que diz respeito às cotas é semelhante à de outros estados, com a procura aumentando paulatinamente”, disse a pró-reitora.

Antonio Félix disse que para apresentar o projeto de lei na assembléia, visitou várias universidades que já usam o sistema e conversou com professores, alunos e debateu o assunto com seguimentos ligados à educação e aos estudantes. “Sabemos que muita coisa ainda terá que ser feito para facilitar o acesso dos estudantes à Universidade, mas estamos satisfeitos com o resultado do projeto” disse Antônio Félix.

Os cotistas são um ponto estratégico para a Uespi, haja vista que a procura saltou de 3.979 inscrições no ano passado para mais de 5.600. “Nossa preocupação não é apenas proporcionar o acesso destes estudantes, mas também garantir a permanência deles na instituição. Para tanto, realizaremos políticas que possibilitem que eles continuem os estudos”, comentou Francisco Felipe.

O Deputado Estadual Antônio Félix é autor do Projeto que cria o Sistema de Cotas universitário. A Uespi começou a adotar o Sistema de Cotas em 2008 e vai até em 2013 quando deve chegar aos 30% das vagas destinadas aos estudantes da rede pública, como almeja o deputado Antônio Félix. Para os vestibulares de 2009 e 2010 foram 0% das vagas serão destinado ao Sistema de Cotas, em 2011 e 2012 o número será de 20% e a partir de 2013, 30% das vagas serão preenchidas por alunos oriundos de escolas.

O sistema é considerado tão completo que no começo de 2009 a Uespi formou uma comitiva com universitários e coordenadores dos cursos de graduação, para apresentar o modelo no Fórum Mundial Social, promovido pela Universidade Federal do Pará.Fonte:campomaioremfoco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário