sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fieis católicos de Campo Maior celebram o Corpo de Cristo em procissão

 Dom Eduardo chamou, os fieis católicos de Campo Maior atenderam e saíram em procissão para celebrar o Corpus Christ, a festa mais importante para a Igreja Católica, em que se testemunha publicamente a veneração ao Corpo e Sangue de Cristo. A procissão saiu da Igreja de São Pedro Nolasco e  percorreu as principais ruas de Campo Maior até a Catedral de Santo Antonio. Um carro ornamentado levava o Bisbo Diocesano Dom Eduardo Zielski e o Corpo de Cristo.A procissão parou em quatro estações. Onde todos rezaram pelas epidemias,pelos povos sofredores e injustiçados.

Veja as fotos da procissão de Corpo de Cristo em Campo Maior.
 


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa.

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).wikipedia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário