terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Estudantes do IFPI fazem pesquisa no Açude Grande-resultados nada agradáveis

O Açude Grande de Campo Maior, cartão postal apreciado por todos que moram na cidade, por quem visita e até por quem só pela BR, foi hoje objeto de estudo dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, disciplina Ecologia Aquática do IFPI-Instituto Federal do Piauí, campus Teresina. Eles estavam acompanhados da professora Flor de Maria Mendes Câmara. O objetivo da pesquisa é avaliar a qualidade da água do açude, para posteriores trabalhos. 
Conforme resultados preliminares, a situação do açude não é nada boa, o que não é nenhuma novidade. Com a existência de "0 oxigênio", conforme constataram os estudantes, foi comprovada ausência de organismos na margem do açude. A profundidade máxima em um dos pontos é de 1,90 metros. Segundo a professora Flor de Maria há uma grande quantidade de gordura, lixo e dejetos nas águas do açude.
Há soluções para longo, médio e curto prazo. Está na hora de começarem os trabalhos de limpeza, armazenamento de águas no açude, e, de arborização.



Um comentário:

  1. ...infelizmente o Açude Grande morre no silêncio...e as autoridades locais fazem vistas grossas e ignoram a agonia do velho açude.


    sp

    ResponderExcluir