sexta-feira, 14 de março de 2014

I love Campo Maior very much...



Que cidade simpática. Né?! Cheia de pessoas ilustres, belas paisagens e com potencial para prática de vários esportes: ciclismo, caminhada, cooper, rapel, cavalgada e outros mais.
Tem charme: é uma cidade histórica, berço de uma das batalhas mais sangrentas pela independência do Brasil.
Tem um patrimônio cultural de fazer orgulho a outras cidades: 2 times de futebol profissional (a cidade ajudou a difundir o futebol no estado).  Uma banda sinfônica (o criador além de músico também compôs várias músicas eruditas). Tem a carnaubeira, considerada a “árvore da providência”, por causa de suas inúmeras utilidades. E muitas fazendas seculares, que deram origem a cidade de Campo Maior. Tem uma comida típica saborosa.
Campo Maior respira História. Há marcas da batalha nas pedras e no monumento erguido em homenagem a luta dos piauienses, que juntos com os irmãos cearenses e maranhenses marcharam contra as tropas portuguesas, sendo por estas abatidos. Os portugueses viveram aqui, há resquícios da presença deles, nas arquiteturas de algumas casas, fazendas e ruas. Muita coisa foi destruída, demolida, apagada pelo tempo e pela ação humana. Resta ainda, a história da Batalha do Jenipapo contada por alguns campo-maiorenses no dia 13 de março. O monumento está lá de prova. É visitado diariamente por pessoas de fora, interessadas em novas descobertas. Transformar a cidade em um ponto turístico é viável. Torná-la visitada e incluída no roteiro turístico do estado, tendo como ponto de partida a capital é inevitável.
Será que a cidade está preparada para se tornar potencialmente turística? Temos o que oferecer, mas será que sabemos ofertar nossos produtos? Nós preservamos nossos patrimônios material e imaterial? Somos bons recepcionistas? Tratamos bem os nossos visitantes? Não somos nós que escolhemos o que os visitantes devem ver, conhecer e provar. São os turistas que desbravam e se tornam divulgadores dos lugares visitados. Sejamos vigilantes, eles não avisam quando vão chegar e aonde vão estar. Os festejos estão chegando. Vamos organizar a casa. Vamos aproveitar a chuva e encher a cidade de árvore, flores e frutos. Vamos climatizar a cidade e as casas, enchê-las de verde, sombras e oxigênio. Vamos arrumar nossos monumentos, zelar por eles, mais importante do que fazê-los é preservá-los. Somos todos loucos por Campo Maior, há muita gente que ama a cidade mesmo morando a milhas e anos de distância.
Todos torcemos por Campo Maior. I LOVE Campo Maior very much.

Um comentário:

  1. O Super Campo Maior, ganhou uma nova roupagem... o novo layout expõe os belos carnaubais com o inverno...a Serra de Santo Santo Antonio...o pôr do sol do açude grande...e o balé das garças na sua disputa qual a mais elegante...parabéns amiga Luselene...sou um vigilante leitor desse maravilhoso blog...confesso que tenho um caso de amor por Campo Maior, amor daqueles verdadeiros mesmo...vivi nessa cidade os anos mais felizes de minha vida...essa terra me proporcionou momentos e histórias inesquecíveis...são nas lembranças do passado e dos momentos vividos que conseguimos enxergar todo o nosso crescimento pessoal e conseguimos filtrar o que realmente valeu a pena em nossas vidas...as pessoas que cruzamos, os lugares que conhecemos, amizades que firmamos e decisões que tomamos...saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que só pode preencher com a lembrança...Luselene, ser elegante é sorrir de forma sincera e natural...permaneça assim, distribuindo sorrisos.

    Inté mais...abç
    sp

    ResponderExcluir