domingo, 3 de maio de 2015

Conheça as fazendas seculares de Campo Maior

Lugares para visitar em Campo Maior: Fazendas seculares



Campo Maior originou-se de uma fazenda aqui instalada por Bernardo de Carvalho no século XVIII e, ainda, nesta data encontram-se fazendas com mais de trezentos anos instaladas pelos primeiros fazendeiros do piauí. A Fazenda Trabalhado, que fica cerca de 18 quilômetros do centro da cidade, é uma das fazendas mais antigas existente nesta região. Um lugar que vale a pena ser visitado.
Fotos de Stanley Moore


D. Francisco da Cunha Castelo Branco, fidalgo português que em 1693 chegara ao Maranhão, radicou-se, mais tarde, no Piauí, fundando algumas fazendas de gado em terrenos da freguesia de Santo Antônio do Surubim, depois Campo Maior. Ignora-se a data exata em que foi criada esta freguesia; presume-se que o tenha sido entre 1696 e 1723. 
O Município foi criado por efeito da Carta Régia de 19 de junho de 1761, com sede na antiga povoação de Santo Antônio do Surubim e com a atual denominação. Segundo o jurista campo-maiorense, Valdivino Tito, a vila foi instalada no dia 8 de agôsto de 1762 (na "Cronologia Histórica"A instalação, presidida pelo Governador da Capitania do Piauí, João Pereira Caldas, foi assistida pelo conselheiro ultramarino, Francisco Marcelino de Govêa e pelo ouvidor geral do Piauí, Luís Duarte Freire.O decreto que elevou a vila de Campo Maior à categoria de cidade tem o nº 1 e data de 28 de dezembro de 1889. 

Por ocasião de sua instalação, Campo Maior era a quarta vila mais extensa da Capitania de São José do Piauí, com a área de 28.022 km², somente ultrapassada por Jerumenha (76.455 km²), Oeiras (53.513 km²) e Parnaguá (49.526 km²). Era a segunda em população com 1867 habitantes, entre cidadãos livres e escravos, espalhados na zona urbana e no interior, superada somente por Oeiras com 3615 habitantes.os municípios de Beneditinos, Barras, Batalha, Esperantina, José de Freitas, Miguel Alves, Porto e Teresina, que se constituíram, posteriormente, à custa de territórios retirados dos primeiros municípios, originariamente, emancipados de Campo Maior, até 1955, faziam parte também deste primitivo e extenso município. Acrescente-se que, com os constantes desmembramentos ulteriores à criação daqueles primeiros municípios, nasceram os de Boqueirão do Piauí, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco.
http://www.fotosetrilhas.com.br/

outras bibliografias:
Castelo do Piauí- O LUGAR Rancho dos Patos, hoje Castelo do Piauí, pertenceu inicialmente à freguesia de Santo Antônio do Surubim, atual cidade de Campo Maior.

Teresina - Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Teresina, pelo Decreto de 06-07-1832, desmembrado das antigas vilas de Campo Maior e Valença.

Capitão de Campos -Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Capitão Campos, pela lei estadual nº 1452, de 30-11-1956, desmembrado dos municípios de Barras, Campo Maior e Peripiri.

Piripiri-Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora dos Remédios. Pela resolução nº 698, de 16-08-1870.Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Piripiri, pela resolução provincial nº 849, de 16-06-1874, desmembrado de Piracuruca, Pedro II e Campo Maior.


Uniãpo:Distrito criado com a denominação de União, pela resolução provincial nº 348, de 25-08-1853. 
Elevado à categoria de vila com a denominação de União, pela resolução provincial nº 362, de 16-09-1853, ou de 17-09-1853, desmembrado de Campo Maior. Sede na povoação de Estanhado. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-10-1854.IBGE.

Entendemos que Bitorocara era a fazenda-mãe da região Norte do Piauí, apesar de não ter sido o primeiro curral a se instalar ali, pois já existiam outras fazendas quando Bitorocara foi fundada por Bernardo de Carvalho e Aguiar.www.cabeceiraspiaui.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário