segunda-feira, 1 de junho de 2015

Começaram os Festejos de Santo Antônio -padroeiro de Campo Maior

Como há #300 anos, fiéis católicos de Campo Maior e, mais recentemente, vindos de outros estados e países deram início às celebrações na Catedral de Santo Antônio, para festejar com fé, alegria e esperança o santo padroeiro da cidade, aqui deixado pelos primeiros visitantes portugueses. Uma festa grande, que dura 15 dias. Inicia logo que as barracas são montadas e só encerra após a procissão de encerramento, dia 13 de junho. 

Há mais de 100 anos, fiéis católicos abrem os festejos do padroeiro com uma procissão, que percorre várias ruas da cidade até a catedral. A procissão de abertura tem atraído visitantes, católicos e não católicos, estudiosos e pesquisadores, para registrar esse momento de fé máxima e também de festa para os campo-maiorenses.






























Crianças, idosos, pagadores de promessa e, turistas seguem o cortejo festivo. Algumas pessoas seguem descalças, outras com velas acesas. Alguns devotos seguem contritos e agradecidos.Mas muitos participantes assistem admirados a multidão em festa, onde pessoas de todas as classes seguem na mesma direção, ora, isoladas pelo cordão, ora misturadas e espremidas na multidão.


























No final da procissão, o chefe da igreja católica, o Bispo diocesano Dom Eduardo Zielski, ladeado pelas autoridades locais: Deputados Estaduais Aluisio Martins e Antônio Felix, se dirigiu aos fiéis dando as boas vindas para a festa religiosa, acompanhado do chefe do executivo municipal, o Prefeito Municipal, Paulo Martins, que convidou também para as festas sociais. Este, ano, mais um chefe executivo participou da abertura dos festejos de Campo Maior: o governador do estado do Piauí Wellington Dias, que junto com vice-governadora, Margareth se juntaram ao povo e seguiram espremidos, centenas de pessoas à frente, do andor de Santo Antônio. 



Difícil, escolher aonde caminhar, se ao lado da Bandeira com a imagem de Santo Antônio, outrora, tão cobiçada pelas moças casadoras, que instigadas pelo então Monsenhor Mateus, saíam correndo, tentando ultrapassar o bloqueio para tocar a bandeira, pois rezava a lenda, que quem a tocasse, casaria naquele ano; ou se ao lado da imagem pequenina do santo, também centenária, que este ano ganhou um bonito andor de vidro, com frisos dourados, ou, se ao lado dos homens que carregam o mastro- uma carnaúba de 14 metros de comprimento, que no traslado para o patronato é carregado por garis, que saem alegremente pela cidade, com a carnaúba até o local em que fica guardada, e, no cortejo do dia 31, é carregada por homens da sociedade, que também alegremente, compartilham com os jovens iniciantes na arte, aquele momento ímpar, sob aplausos e gritos de VIVA SANTO ANTÔNIO. 















Santo Antônio foi um fiel seguidor de Jesus Cristo.Ele abandonou tudo: riquezas, família para evangelizar e lutar pelos mais necessitados.Mas seu legado é de alegria, ele ajudou muitas moças a encontrar um marido, pagando-lhes o dote,também ajudou muitas pessoas a pagarem suas dívidas, por isso que ele é festejado com alegria: com fogos, festas e também com muita oração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário