sábado, 20 de junho de 2015

Em novembro encerrar-se-á o tríduo comemorativo pelos 300 anos da Igreja de Santo Antônio

Este ano a Diocese de Campo Maior encerra o tríduo comemorativo pelos 300 anos de construção da Igreja Santo Antonio. As comemorações iniciaram há três anos e encerrarão em novembro. Até lá, várias homenagens serão feitas, pelos campo-maiorenses: religiosos, historiadores, acadêmicos,políticos, civis, educadores. Afinal a Igreja de Santo Antônio é um marco importante do ponto de vista histórico e social. A cidade cresceu em volta desta;o prédio serviu para reuniões políticas, sociais, para manifestações pela independência, para preparações dos combatentes pela Batalha do Jenipapo e para anúncios importantes.
Este ano será comemorado o jubileu.
Igreja de Santo Antônio vista por outros ângulos (click na imagem para ampliá-la).



No ano de 1710, Padre Tomé de Carvalho sugeriu a Bernardo de Carvalho, homem de fé, a construção de uma igreja, já que outras fazendas se instalaram nos arredores.Bernardo acatou a idéia e escolheu como santo padroeiro: "Santo Antônio de Pádua", em homenagem a Portugal onde nasceu Fernando de Bulhões.
No ano de 1712 - Foi inaugurada oficialmente a igreja. Padre Tomé de Carvalho, celebrou a primeira Missa Eucarística após a afixação da imagem de Santo Antônio e abençoou o templo, mais precisamente no dia 12 de novembro de 1712. Neste mesmo ano, foi instalada a Freguesia de Santo Antônio do Surubim.
No ano de 1762, no dia 8 de agosto foi instalada a Vila de Santo Antonio do Surubim.Esta data foi reconhecida como aniversário de Campo Maior-PI. 
No dia 13 de Março de 1823 aconteceu a batalha sangrenta pela Independência da província, e consequentemente, do Brasil - a famosa Batalha do Jenipapo.
No ano de 1889, no dia 28 de Dezembro foi dada a notícia do largo da igreja, da emancipação da Vila de Santo Antonio do Surubim, com o nome de Campo Maior, decreto Nº 1, do primeiro governador republicano General Taumaturgo de Azevedo. 
No ano de 1941 foi marcado pela chegada do Padre Mateus Rufino, grande líder religioso e responsável pela reconstrução da igreja.
No ano de 1976, no dia 12 de junho, a paróquia foi elevada à condição de Diocese, transformando o templo em catedral,, tendo como o primeiro Bispo Dom Abel Alonso Nuñez, que veio a ser substituído por Dom Eduardo Zielski,  atual bispo.       dcmipi.org.



Um comentário:

  1. Praça Bona Primo
    Praça Rui Barbosa
    Que no silencio
    Do meio dia
    É despertada.

    Das torres ouço um badalo
    São os sinos imaculados
    Da Matriz
    De Santo Antonio.


    horácio lima, direto de sp, amor por c.maior.

    ResponderExcluir