terça-feira, 8 de setembro de 2015

Comemorações pela Indepêndencia do Brasil em Campo Maior

O município de Campo Maior comemorou a Independência do Brasil, no dia 4 de setembro, com desfiles patrióticos pelas escolas, militares, maçons, empregados e técnicos das Secretarias Municipais. O desfile iniciou defronte a Secretaria de Educação e terminou defronte o prédio da AABB, na praça de eventos, onde foi instalado o palanque para as autoridades locais. Estavam presente o Prefeito Municipal Paulo Martins e esposa Walquiria, a vice prefeita, Sílvia do Caú,o Deputado Estadual-PT Aluisio Martins e esposa Wanda, o Secretário Municipal de Educação José Ribamar Carvalho, o Cmte. de Polícia Cel.Cordeiro entre outras autoridades.Vejam alguns flashes do desfile.
























































veja algumas curiosidades sobre as comemorações do 7 de Setembro.


independência do Brasil, conquistada em Sete de Setembro de 1822, foi pouco celebrada durante seus primeiros anos. Até 1826, outras datas eram consideradas mais importantes, como a aclamação de D. Pedro I em doze de outubro e a sua coroação em primeiro de dezembro.No final da década de 1820, o Sete de Setembro passou a ser considerado uma das datas mais importantes para o país.
As celebrações da independência, durante o século XIX, eram marcadas por três cerimônias específicas: uma grande parada das forças armadas, um Te Deum, celebração religiosa de ação de graças, e um cortejo e beija mão, em que autoridades da época faziam fila para beijar a mão do imperador.
Em 1862, durante o auge do império, a comemoração do Sete de Setembro ganhou um novo alento com a inauguração de um monumento a D. Pedro I. Localizado no centro do Rio de Janeiro, o monumento representa o imperador montado em um cavalo, com a mão estendida, exaltando a nossa independência. 

Nessa época surgiram ainda algumas sociedades, como a Sociedade Ipiranga, que tinha a função de arrecadar fundos e incentivar a celebração do Sete de Setembro.

Mas as décadas finais da Monarquia foram marcadas por críticas à comemoração da independência. Os defensores da República passaram a associar a data ao governo dos portugueses no Brasil. Segundo os republicanos, a data representava o odioso poderio da família bragantina
O Sete de Setembro só voltou a ganhar destaque no século XX, recebendo grande importância durante a ditadura militar nas décadas de 1960/70/80.http://clickeaprenda.uol.com.br/portal

  • A lei federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o Dia da Pátria um feriado nacional pago.[3] [4]
  • A lei federal número 5.5714, publicada em 26 de novembro de 1969, estabeleceu o protocolo para as comemorações do Dia da Pátria.[5]. wikipedia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário