quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Professora do IFPI,Campo Maior âncora da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)


A professora Dayse Batista dos Santos, do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi escolhida como âncora da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Além dela, o Piauí será representado pelos professores Cristiane Lopes Carneiro D’Albuquerque (UFPI) e Valdinar Bezerra dos Santos (Uespi). A cerimônia de assinatura dos âncoras no Piauí na ABA aconteceu dia primeiro, em Belém (PA).
Cristiane Lopes, Flavio Duarte, Dayse Batista e Valdinar Bezerra

Dayse Batista, no centro da foto, junto ao ministro Patrus Ananias e Vivian Motta (IFPE)

Os representantes do estado do Piauí foram escolhidos com base na relevância dos serviços prestados em Agroecologia e Agricultura Familiar no estado do Piauí. Dayse Batista é coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica do IFPI; Cristiane Lopes Carneiro D’Albuquerque coordena o Núcleo de Experimentação em Agroecologia da UFPI; e Valdinar Bezerra dos Santos chefia o Núcleo de Estudos Pesquisa, Extensão e Agroecologia (Cajuí) da Uespi.
O termo foi assinado após a palestra do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Irene Maria Cardoso (UFV). “Os âncoras serão de suma importância para fortalecimento da Agroecologia e para buscar projetos que beneficiem diretamente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e indígenas, bem como a suas organizações econômicas, tais como empreendimentos rurais, cooperativas e associações”, disse Flávio Duarte, vice-presidente e representante da ABA no Nordeste.
Ele ainda destacou os benefícios gerados à comunidade do Piauí pelas ações do CVT em Agroecologia do IFPI e dos Núcleos da UFPI e UESPI, com o fortalecimento e a ampliação das redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica; geração de emprego e renda das famílias, fixação das famílias no campo e a construção de modelo de desenvolvimento alinhado com a agenda da sustentabilidade da agricultura orgânica e da promoção da alimentação saudável.IFPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário