domingo, 1 de outubro de 2017

Posse de inauguração do ministério episcopal de Dom Francisco -Bispo de Campo Maior

Dom Francisco inaugurou o seu ministério epíscopal, como terceiro bispo da Diocese de Campo Maior,  na noite de domingo, primeiro de outubro, com uma santa missa, em um altar instalado ao lado da Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior, PI, onde foi colocado a cátedra, para a solenidade de posse do seu ministério pastoral. Dom Francisco recebeu a imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade sede de seu episcopado, o báculo e foi cumprimentado pelos representantes da diocese (padres, diácono, religiosos e leigos).

Bispos vindos das dioceses de Teresina, Floriano, Parnaiba, Picos, Oeiras, Garanhus, São Raimundo Nonato, Sobral, entre outras participaram da solenidade de inauguração do ministério episcopal de Dom Francisco em Campo Maior, que foi acompanhada por uma multidão de fiéis, autoridades locais e do estado, como do Governador do Piauí Wellington Dias que lhe deu as boas vindas e de um  vereador de Garanhus que leu uma mensagem de despedida do prefeito daquela cidade e,   Dom Paulo Jakson, Bispo de Garanhus proferiu mensagem de agradecimento ao Dom Francisco e o abençoou na nova missão.

 Foi uma solenidade emocionante; enquanto uns se despediam com a voz embargada pela emoção da despedida, outros cantavam alegremente, Dom Francisco nós queremos de amar, tendo sido respondido pelo novo bispo no seu discurso, "eu também quero te amar..., foi para isso que vim..."

















































































Mensagens ao Bispo de Campo Maior, de despedida e de boas vindas, pelo Prefeito de Garanhus (Pe), representado pelo vereador, pelo governador do estado do Piauí Wellington Dias e pelo bispo de Garanhus.




comitiva de Garanhus que acompanhou Dom Francisco até Campo Maior








































A chegada de um novo Bispo em uma Diocese é intitulada, canonicamente, “Tomada de Posse de seu Ofício”...ou seja, da sua função de Bispo.

A palavra Cátedra tem sua origem no grego: kathedra, composta, por sua vez, da junção de duas palavras: kata (no alto) e hedra (assento). Da mesma raiz é a palavra cadeira. Chama-se cátedra a um assento solene.aplica-se sobretudo à cadeira do Bispo na sua igreja, que se chama “Catedral”.

A partir dela, situada de modo que possa ver e ser visto pela sua comunidade, preside e prega o Bispo. Talvez seja o símbolo mais antigo do ministério episcopal, do seu magistério e da sua autoridade pastoral. Nela, normalmente, só toma lugar o Bispo Diocesano ou alguém a quem ele o conceda. Os outros, quando presidem à Eucaristia na igreja catedral, fazem-no de outra cadeira.

Na ordenação de um bispo, se tem lugar na igreja catedral da sua diocese, um dos gestos mais expressivos da inauguração do seu ministério é a tomada de posse da sua cátedra.

Báculo, do latim, significa bastão, cajado. Em sentido simbólico passou a indicar apoio, pela sua função de ajuda no caminhar e, sobretudo, autoridade, por analogia com a vara ou bastão que o pastor usa para conduzir e dirigir o seu rebanho.

Este bastão é, do mesmo modo, insígnia da jurisdição do Bispo. Assim sendo, ele não pode usá-lo fora de sua própria diocese (não é território sob sua responsabilidade, portanto, não está em meio a suas ovelhas), a menos que o Bispo Diocesano local lhe permita.http://diocesetaubateliturgia.blogspot.com.br/2015/05/significado-da-catedra-e-do-baculo-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário