O juiz federal Pedro Felipe Oliveira Santos vai ser o Secretário-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do próximo mês, quando toma posse na presidência da Corte o ministro Luiz Fux. O nome do juiz piauiense vinha fazendo parte das especulações sobre a equipe de Fux à frente do STF. Chegou a ser citado pela Folha de S. Paulo no mês passado como o principal cotado para o posto. Hoje foi a vez de O Globo, através da coluna de Lauro Jardim, já dando como certa a indicação de Pedro Felipe.
O blog apurou que o juiz – hoje lotado na Justiça Federal do Tocantins – já faz parte da equipe de transição da gestão Toffoli para a de Fux. E que a indicação para a Secretaria Geral está sim definida, embora ele só vá ser nomeado depois da posse do novo presidente da Corte. O juiz federal é apontado como um dos nomes mais promissores no Judiciário brasileiro. Tanto que o título da nota na coluna de Jardim era “A estrela sobe no STF”.
Pedro Felipe nasceu em Teresina e tem hoje 33 anos. Cursou Direito na UNB. Destacou-se logo cedo ao ser aprovado em primeiro lugar no concurso para Juiz Federal quando tinha apenas 25 anos, tornando-se o mais jovem magistrado federal do país. Tem desenvolvido uma forte e rápida carreira. Fez mestrado em Harvard (Estados Unidos) e está na fase de produção da tese de doutorado pela universidade inglesa de Oxford.cidadeverde.
Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, aprovado em 1º lugar no concurso, atualmente convocado como Juiz Auxiliar do Supremo Tribunal Federal, no gabinete do Ministro Luiz Fux. Ex-Defensor Público Federal, aprovado em 1º lugar no concurso. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília. Membro da organização The Future Society, vinculada à Harvard Kennedy School of Government. Desenvolve pesquisas na área de Direito Constitucional Comparado, Teoria do Direito e Inteligência Artificial aplicada ao Direito.https://www.somosicev.com/pedro-felipe-de-oliveira-santos/
Pedro Felipe Santos
Mestre em Direito pela Universidade de Harvard
Nenhum comentário:
Postar um comentário