terça-feira, 10 de agosto de 2021

Serra de Santo Antônio de Campo Maior atrai centenas de visitantes todas as semanas

Aventurar-se pelos 1.800 degraus que levam ao topo da Serra de Santo Antônio tornou-se o programa favorito de quem visita Campo Maior, semanalmente, nos finais de semana, tanto de pagadores de promessa, que vêm atraídos pela estátua do santo padroeiro da cidade, instalada no alto da Serra, pela Associação Serra Viva, com o apoio da igreja, dos governos estadual e municipal, como, dos aventureiros, amantes de esportes radicais, que chegam de motos, bicicletas e carros.


A Serra de Santo Antônio ganhou destaque após a primeira missa celebrada no alto da Serra pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis - uma iniciativa da Associação Serra Viva, que tem como presidente Josino Gomes, que contou com o apoio do governo do estado, do prefeito de Campo Maior e do empresário Avelar Monteiro, que liberou o acesso à escadaria construída no seu terreno. 

O Parque Estadual Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, foi criado em 2019, tem aproximadamente 4.000 hectares, muito rica em biodiversidade, com a existência de várias espécies de macaco cabelão, endêmico das regiões do Piauí e do Maranhão, onça vermelha, ararinha verde, pica-paus, além da extensa diversidade botânica, conforme declaração da pesquisadora, bióloga, professora e doutora Maria Pessoa da Silva (cruzinha). O projeto de criação do parque foi apresentado ao governo do estado, pelo então Deputado Estadual campo-maiorense, Antônio Felix. 

A Associação Serra Viva foi criada em setembro de 2019 e desde sua criação vem articulando junto aos órgãos competentes a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Santo Antônio, para que ações de proteção, preservação e exploração turística do parque possam ser implementadas. 

...................................................................................................................................O horário ideal para a escalação da serra é pela manhã, antes do nascer do sol. Os aventureiros devem procurar guias locais ou entrar em contato com algum órgão municipal ou membro da Associação Serra Viva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário