quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Padre Gean foi ordenado no dia 2 de julho de 2025

 No dia 2 de julho, a Diocese de Campo Maior celebrou a ordenação do presbítero, o padre Gean Medeiros. A Santa Missa com o rito de ordenação presbiteral aconteceu na praça do Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Rosário, em Campo Maior. 

O rito solene foi presidido pelo administrador diocesano, Dom Francisco de Assis. Contou com a presença do clero diocesano e de outras dioceses, além de diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. Na assembleia, familiares e amigos do neo-sacerdote, que o acompanharam em seu caminho vocacional, participaram da celebração, testemunhando a realização do sonho de sua vocação.

O sacerdócio é o segundo grau da Ordem. Segundo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal é dividido em seis momentos importantes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidos do abraço da paz pelo bispo e da recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres. Após o rito, o agora padre Gean Medeiros subiu ao altar, onde, pela primeira vez, concelebrou a Liturgia Eucarística junto ao bispo e aos demais sacerdotes.





Durante a homilia de ordenação presbiteral do diácono Gean Carlos Medeiros, Dom Francisco de Assis afirmou que, mesmo sendo este um tempo de sede vacante, a Diocese não está órfã, pois é sustentada pelo Espírito Santo. Ele destacou que a celebração foi um ato de coragem assumido como seu último ato público como bispo de Campo Maior, reforçando que a Igreja permanece viva pela ação do Espírito Santo. Dom Francisco apresentou três pontos essenciais para a vida presbiteral e cristã: a centralidade em Jesus Cristo, o protagonismo da comunidade e a conversão pessoal unida à criatividade pastoral. Ele lembrou que ser cristão não nasce apenas de uma ideia, mas do encontro transformador com Cristo, que dá sentido e orienta a vida.

Dirigindo-se ao novo sacerdote, Dom Francisco recordou que a missão do presbítero é anunciar a vida em abundância, sendo chamado a falar mais da graça e da misericórdia de Deus do que das falhas humanas. Alertou sobre os riscos do autorreferencialismo e do clericalismo, que adoecem o ministério e afastam o padre de sua verdadeira missão de serviço e escuta. Ressaltou, ainda, a importância de reconhecer e valorizar os dons dos fiéis, exercendo uma liderança propositiva e humilde. “Deus olhou para você e o constituiu portador da graça ministerial. Ser padre é graça individual, mas sempre a serviço do povo de Deus e em comunhão com toda a Igreja”, concluiu.

O padre Gean Medeiros permanece no exercício de suas funções como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e segue designado como referencial para as pastorais sociais da Diocese de Campo Maior,  atuando no acompanhamento de projetos e no desenvolvimento de diversas iniciativas pastorais.fonte:diocesedecampomaior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário