domingo, 31 de janeiro de 2010

31 de janeiro-Dia Mundial de combate a Hanseníase

Durante os dias 25 e 28 de janeiro a pesquisadora dra. Maria Leite Wan - Del Rey de Oliveira, médica dermatologista, professora da UFRJ, membro do comitê assessor da hanseníase/Ministério da Saúde, e membro da Organização Mundial de Saúde esteve em Teresina dando suporte às ações do Dia Mundial de combate a Hanseníase.. 


A Hanseníase é uma doença crônica, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae que atinge, principalmente, as células cutâneas e células dos nervos periféricos, no entanto, tem tratamento e cura. É uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional, devido potencial incapacitante e por acometer a faixa etária economicamente ativa.
Em 2008, o Brasil detectou 36.566 casos novos de hanseníase, com incidência de 19,28/100 mil habitantes. Dentre os estados brasileiros, o Piauí ocupa o sexto lugar em maior número de casos do país, com uma incidência de 46,64/100 mil habitantes, perdendo apenas para Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará. E entre os estados nordestinos ocupa o 3º lugar perdendo apenas para Maranhão e Bahia.
Durante o ano de 2008, o Piauí registrou um total de 2.385 casos de hanseníase, já em 2009, constam no banco de dados 1.412 notificações até o momento, ressalta-se que os dados de 2009 são parciais, podendo ter acréscimos, devido a constantes atualizações por parte dos municípios.


Em 2009, a Secretaria da Saúde, implantou a estratégia da supervisão descentralizada, onde em todos os 11 territórios do Estado possuem supervisores capacitados em assistir o programa de controle da hanseníase em todos os municípios do Piauí. Com a descentralização, podemos ampliar o monitoramento nos municípios, isso possibilita uma maior qualidade ao Programa Estadual no âmbito da prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica, afirma a coordenadora estadual de doenças transmissíveis da Secretaria da Saúde, Karina Amorim.


Campo Maior está entre os 224 municípios do Estado do Piauí, os que mais notificaram casos de hanseníase entre os anos de 2008 e 2009 tendo como base o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). com 124 casos notificados, o município ocupa a 6ª posição -Teresina 1.399
União 201;Floriano 187;Parnaíba 184;São Miguel do Tapuio 172.piauí.pi.gov.br.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Prefeito Joãozinho Felix fez o lançamento do Memorial Histórico e Cultural de Campo Maior

Foi lançado hoje pela manhã, neste sábado ensolarado, a pedra fundamental do Memorial Histórico e Cultural de Campo Maior pelo Prefeito Municipal Joãozinho Felix. Estiveram presentes, membros da Academia Campomaiorense de Artes e Letras, que foram representados pela Professora Avelina Rosa;(foto 3) vereadores; ex-prefeito Jaime da Paz acompanhado da esposa Professora Mariema Paz, ((foto 10) secretários municipais, João Alves Filho e o legendário prefeito de Campo Maior Professor Santana, (foto 2) que ocupou o mandato de 1951 a 1955. É ainda hoje um entusiasta pela cultura de sua cidade.
Veja as fotos do lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Históricoe Cultural de Campo Maior.

O local escolhido fica na Praça Bona Primo, defronte o espaço cultural D. Abel.

A Praça Bona Primo já guarda vários memoriais e monumentos, como o do Monsenhor Mateus Rufino, o do Vaqueiro, a Catedral de Santo Antônio, bem como os casarões seculares - a casa do aviador campomaiorense Capitão Manoel Oliveira, a das professoras Briolanja Oliveira e Marion Saraiva, o prédio do Major e músico Honório Bona, o edifício onde funcionou o Cine Nazaré, hoje transformado em escola e o do Campo Maior Clube, atualmente, Câmara dos Vereadores.
Veja as fotos dos monumentos, casarões e praças de Campo Maior.
A praça Bona Primo é uma das regiões mais bonitas de Campo Maior. É também um marco histórico, pois foi ali que os guerreiros de Campo Maior se reuniram antes de partirem para a Batalha do Jenipapo.(vistas panorâmicas da Praça Bona Primo).

O Prefeito Municipal Joãozinho Felix falou do incentivo que tem dado a cultura de Campo Maior e falou que já apresentou uma proposta de compra da casa de Briolanja Oliveira (a parte que pertencia ao Décio Bona), para que ali seja instalada a sede da ACALE.

Ai que Vida - personagens do filme estarão em Campo Maior

A Caravana está percorrendo todo o estado, levando os personagens do filme pra perto da população. A Caravana Ai Que Vida estará neste Domingo em Campo Maior a partir das 17h30 no Iate Clube. Todos os personagens estarão na Caravana, entre eles, Jerondi, Mona, Valdir, Charlene e Vanderlei.
Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do clube por R$ 5,00.

O filme Ai Que Vida, é genuinamente piauiense e faz um retrata da nossa política. É recorde de vendas entre a pirataria, como afirma o produtor Cícero Filho, “Se não fossem os piratas provavelmente não teríamos esse reconhecimento”. Segundo ele foi os vendedores de DVD’s piratas quem ajudaram.O filme já é destaque em todo o brasil, por sua irreverência e forma de contar os fatos.campomaioremfoco.


Comercial já tem diretoria e confirma participação no campeonato

Dirigentes do Comercial Atlético Clube, se reuniram na tarde desta sexta-feira para decidirem a participação do time no campeonato piauiense de futebol, confirmado para começar no final de fevereiro. Flavio Bona continua na presidência e terá o vereador Valdemir de Castro(Bibi) como vice e Chico Wilson como diretor de futebol, o vereador Sena Rosa será o representante da equipe junto a federação, e os demais comercialinos acustumado ajudar completarão a diretoria. Os dirigentes receberão também a confirmação de apoio por parte do prefeito João Félix e patrocinadores que ajudarão através de um acordo feito com a Federação Piauiense de Futebol.acessecampomaior.

PT do Piauí comemora 30 anos de existência com caravana

O deputado Paulo Martins lidera a partir dessa sexta-feira, 29/01, a caranava "Piauí é a nossa Bandeira", que comemora os 30 anos do Partido dos Trabalhadores, (PT). A caravana passa por Assunção, as 10 horas dessa sexta; Buriti dos Montes; 15 horas de sexta. 

No sábado, a partir das 7 horas, a caravana passa por São Miguel, 11h Juazeiro do Piauí; 14 horas Sigefredo Pacheco; 16 horas Jatobá do Piauí. No domingo as 7h30 Boqueirão; 10h Boa Hora e as 17 horas Nossa Senhora de Nazaré.

Na segunda-feira, às 8h, encerra em Campo Maior com a presença do Secretário de Educação do Estado do Piauí, Antônio José Medeiros.portalcampomaior.
 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Posse dos Conselheiros - Conselho Tutelar de Campo Maior


Foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 27, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a cerimônia de posse do novo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Maior, triênio 2010/2012. A cerimônia contou com a participação do vereador Marco Pereira, do presidente e membro da Acale João Alves, da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do adolescente Sandra Maria, Secretário de Planejamento e Turismo Marko Galleno, coordenadora do Peti  Sideny Reis e várias representantes de entidades civil e organizada.

Os novos conselheiros empossados foram eles: Maria Irene de Sousa, Ronaide Régina C. Lima, Helano Lopes, João de Deus Monte e Rossilda leite Cavalcante Frota.

Em discurso proferido pelo vereador Marco Pereira, sobre sua experiência na carreira de médico ele falou na responsabilidade e missão que o conselho tutelar exerce como defensor de crianças ou adolescentes vítimas de agressão física, verbal ou sexual, que chegam aos Hospitais onde ele divide sua carga horária. Na maioria das vezes essas crianças sem nenhum acompanhamento apenas chegam com os denunciantes despreparados que não contam com apoio algum.

Ele deixou como idéia aos empossados a criação de um livro de ocorrências de responsabilidade do Conselho Tutelar que deveria constar exatamente em hospitais e também a importância da presença do Conselho nas Escolas, igrejas e nas famílias.

Falou também de uma maior participação do poder executivo e do próprio legislativo. “Como vereador apresentei no ano de 2009 uma matéria que foi votada e aprovada de imediato que favorece esse tema “a semana do combate a exploração sexual contra a criança e adolescente” onde houve uma série de debates, palestras”, mas falta ainda muito para avançarmos.

Marco Pereira encerrou sua participação dizendo o seguinte: quero deixar as portas da câmara de vereadores aberta ao Conselho Tutelar para dialogo, conversação, apresentação de projetos, de certa forma para algum entendimento, dizer também que estamos imbuídos nesse papel que também é de responsabilidade de todo nós como cidadão.  Edna Gomes.            

Governo autoriza a construção de um campus do IFPI para Campo Maior

Agora é oficial: O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, (IFPI), Francisco Santana, acaba de anunciar que a cidade de Campo Maior vai contar com um campus da instituição já a partir do final de 2010. A construção já foi autorizada pelo Ministério da Educação. Além de Campo Maior, outros quatro municípios piauienses também serão contemplados.

Francisco Santana afirma que o instituto já está presente em oito cidades piauienses e o processo de expansão será intensificado esse ano. “Nós queremos que esses novos campus estejam à disposição da sociedade já em 2010”, garante o diretor.

O IFPI para Campo Maior foi uma promessa ainda de campanha dos deputados Paulo Martins e Antônio José Medeiros. Os dois estiveram, inclusive, reunidos em Brasília, ainda no ano passado, para definir a implantação do campus em Campo Maior e discutir outras questões relacionadas a educação no município.portalcampomaior.


Jovens de Campo Maior estão de luto- acidente de trânsito tira a vida de Danilo

Faleceu na madrugada de hoje, por volta das 4h, o jovem Danilo Oliveira Barros, 23, vítima de um acidente de trânsito envolvendo o pálio que ele dirigia e um caminhão pertencente ao feirante Antônio Paulo Batista de Altos, Piauí. Ele era filho de José Maurício e Firmina, residia na Rua Padre Fábio. cursava o último período de Fisioterapia na NOVAFAPI.

O acidente ocorreu na BR-343, quando o jovem retornava de Teresina para Campo Maior; ele colidiu frontalmente com o caminhão que ia em sentido contrário. Danilo teve morte imediata.






quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Campomaiorenses tomam posse IFPI (CEFET).

Tomamaram posse terça-feira, dia 27, como professores do quadro permanente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (CEFET), os campomaiorenses:

Herbert de Sousa Silva, na área de Sociologia para o campus de Piripiri.
Elizangela Barroso Lopes, na área de Matemática para o campus de Piripiri.
Cleuma de Carvalho Magalhães, na área de Lingua Portuguesa para o campus de Uruçuí.


A posse aconteceu no auditorio Maestrina Clóris Oliveira de Carvalho no IFPI de Teresina-PI, na ocasião foram empossados 70 novos professores para atuarem nos campus recém criados no Piauí. Alguns familiares e amigos estiveram presentes na solenidade.

O professor Herbert foi funcionário da Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior-SEMED, por mais de dez anos.Os colegas fizeram uma festa em homenagem aos anos de trabalho e companheirismo do professor, quando de sua despedida, sexta-feira, 22.


ACALE lançará pedra fundamental do Memorial Histórico de Campo Maior

A Academia Campomaiorense de Artes e Letras - Acale juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural e Natural em mais uma de suas conquistas, convidam toda a sociedade para o lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Histórico de Campo Maior que acontecerá sábado, 30, às 8h30min, na Praça Bona Primo..  

A obra retrata todos os fatos históricos ocorridos em torno da Igreja Santo Antônio. O parecer para legalidade dos fatos históricos fora feitos e cedido pelos escritores e membros da Acale Adrião Neto, Elmar Carvalho e José Omar Brasil.

O espaço irá contar de indicativos ou placas com registros históricos de fatos marcantes,  como a batalha do Jenipapo. 

Na Praça Bona Primo já existe um Memorial do Monsenhor Mateus Rufino. ednagomes.


                              Memorial Monsenhor Mateus Rufino-construtor da Igreja de Santo Antônio

Campomaiorenses viajam para a Terra do Fogo

Letícia, Denise, Italo, Igor e Júnior estão programando uma viagem de Maringá-Paraná até Ushuia no sul da Argentina, que fica na Terra do Fogo,conhecida também como a cidade do fim do mundo.

O grupo formado por filhos, pai Júnior Araújo, este campomaiorense radicado no Paraná, e sua mulher Denise vão fazer a viagem de carro.O grupo tem até blog: Blog de Ushuaia.


Empresa do Setor de Alimentos recruta vendedores

Uma Empresa no Setor de Representação de Alimentos esta recrutando curriculos para uma vaga de vendedor aqui na cidade de Campo Maior, onde os pré-requisitos são possuir Carteira Nacional de Habilitação, transporte próprio (carro ou moto) e experiência com vendas.
 
Os interessados deixarem o currículo no Sebrae - Rua Padre Manoel Félix, 800 ou na Associação Comercial localizada no mesmo prédio. Que posteriormente será feita uma seleção e entrevista com o gerente da empresa aqui na cidade.

O Sebrae e a Acicam servem como intermediários para as mpresas que solicitam curriculos.
 

Resultado do ENEM sai na quinta-feira,28

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta quinta-feira (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari.

A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). O site já está no ar a partir da manhã desta quarta-feira (27), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.

Sistema
A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

Este processo termina no dia 3 de janeiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.cidadeverde.

Lavrador aprovado em Medicina no vestibular da UESPI ganha bolsa e dá palestras

Aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Piauí - Uespi - para o curso de Medicina, o estudante Luciano Carlos da Silva Sousa, 19 anos, foi recebido na manhã desta quarta-feira (27) pelo secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros.Filho de lavradores do município de Valença, o aluno da rede pública de ensino foi presenteado com um notebook e bolsa de estudos até o fim do curso.Ele ainda receberá uma bolsa mensal no valor de R$510 e recurso de R$1 mil para compra de livros. O repasse será anual até a conclusão dos estudos.

Luciano Carlos foi convidado pelo diretor Quirino Nunes Filho para contar sua história de vida em palestra no Liceu Piauiense, dia 1º de março, quando da abertura do ano letivo.

Antônio José Medeiros aproveitou para falar da evolução na rede estadual de ensino.cidadeverde.

O estudante chamou a atenção da imprensa por ser lavrador, bem como por ter  superado muitos obstáculos até sua aprovação.Ele tem outros irmãos universitários.



Filme Flor de Abril do Cícero Filho é gravado em fazenda de Campo Maior



A terceira fase do filme “flor de Abril” começou a ser gravada nesta quarta-feira, na cidade de Campo Maior, a cerca de 85 Km de Teresina. Produção ambiciosa de Cícero Filho, diretor da festejada da comédia “Ai que Vida”, o novo filme é um mergulho em situações psicológicas vertiginosas. Amor, ódio, dor, decepção e perda se entrelaçam ao longo da história de Teresa, personagem vivida pela atriz maranhense Dayse Bernardo. Vítima das circunstâncias, Teresa é uma moça simples que busca o amor. É essa busca que a conduz a situações limites.cidadeverde.


IBGE divulga resultado dos aprovados no concurso para o censo 2010

O Processo Seletivo Simplificado foi destinado a selecionar candidatos para contratação temporária, para a realização do Censo Demográfico 2010, com vistas a garantir a realização de todas as atividades da operação censitária no decorrido ano.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Confira o nome dos candidatos aprovados no municipio de Campo Maior:acessecampomaior.


• ARNANDO DE SOUSA ARAGÃO
• IONEIDE MARIA DE JESUS OLIVEIRA
• PRISCILA LIMA SILVA
• FRANCISCO WANDERLEY CAMPOS SILVA
• WEVERTON MACEDO ROCHA
• FRANCISCO FORTES DE QUEIROZ FILHO
• GILMAR DA SILVA OLIVEIRA

Maternidade do HRCM garante transportes para mães carentes


O Hospital Regional de Campo Maior, (HRCM), inova e lança mais um serviço social pioneiro para os seus pacientes carentes. A partir desse mês de janeiro as mulheres, que derem entrada na maternidade do HRCM em trabalho de parto e que todo o processo for concluído no próprio hospital, ganham o direito de ter o transporte de volta para casa garantido pela unidade de saúde.

De acordo com o diretor do HRCM, José Soares, essa medida tem caráter humanitário e propõe atender principalmente as mulheres carentes, que tem dificuldade no transporte dos bebes recém-nascidos. “Na volta para casa, nós garantimos o transporte, mas vale ressaltar que essa medida somente atender as mulheres que moram na zona Urbana de Campo Maior”, informa o diretor.portalcampomaior.

Campo Maior ganha equipamento que diminui oscilação de energia

O governador do Estado, Wellington Dias, recebe nesta quarta-feira (27), em solenidade no Palácio de Karnak, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz e o presidente da Cepisa Flávio Decat. O encontro, que está marcado para às 11h, será para anunciar a contratação, pela Cepisa, de mais 17 empresas que vão construir obras do Programa Luz Para Todos.
Ao todo, a Cepisa já conta com 21 empresas responsáveis pela execução das obras do Programa no Estado. O investimento supera a casa dos R$ 700 milhões e, só este ano, pretende construir 40 mil quilômetros de rede de energia. Só a nova contratação irá possibilitar a realização de 87.005 novas ligações em todo o Estado.
Até dezembro de 2009, o Programa já havia feito 62.595 ligações, levando energia para 534 escolas da zona rural, 8.686 famílias que moram em assentamentos e 1.435 famílias quilombolas.
Além das ligações de consumidores, serão realizadas obras de reforço do sistema elétrico incluindo a construção de mais seis subestações nos municípios de Simões, José de Freitas, Regeneração, Vila Nova, Ribeira do Piauí, Santa Filomena e Caracol; ampliação de 9 subestações de Amarante, Buriti Grande (Ipiranga), Floriano, Guadalupe, Barras, Castelo, Corrente, Gilbués e União.
Serão ainda instalados 27 bancos reguladores de tensão em Antonio Almeida, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Castelo, Corrente, Esperantina, Jaicós, Picos, Luzilândia, Matias Olímpio, Palmeirais, Pedro II, Piracuruca, Piripiri e Teresina.
Como reforço do sistema elétrico, 852,50 quilômetros de novos alimentadores e recondutorados, contemplando ao todo 54 municípios, também serão construídos. Dos recursos do Programa previstos para investimento em 2010, R$ 55 milhões destinam-se a obras de reforço do sistema elétrico. Tudo isto reverte em benefício não apenas para as comunidades rurais que vão receber energia, mas para todos os consumidores, com ampliação da oferta e a melhoria da qualidade da energia fornecida.portalcampomaior.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Restaurante La Emi- beleza e sofisticação com promoções especiais

Os espanhois, proprietários do Restaurante La Emi criaram em Campo Maior um espaço que alia beleza, conforto, sofisticação e uma culinária diversificada que agrada a todos os paladares.A bela estrutura do restaurante enobrece Campo Maior e a deixa com aspecto de cidade grande.

O Restaurante foi construido em uma área grande. Tem vários espaços distintos: a churrascaria na frente - uma área coberta e outra ao ar livre.Tem ainda um grande salão climatizado. Ainda na área aberta fica a churrasqueira. No meio do terreno fica uma boate, outra churrascaria e, atrás, com vista para o açude grande, mais um barzinho rústico, com jardim. Tem um estacionamento amplo.Todo o restaurante é cercado por um belo jardim e por muito verde. Dá para se realizar várias festas ao mesmo tempo, há espaço para isso.Muitas confraternizações aconteceram lá no final do ano.

O preço da comida varia: a carne vai de R$28 a R$32; aves de R$19,90 a R$46; peixes e frutos do mar de R$28 a R$32 e massas de R$18 a R$20. Há promoções, às quinta-feira - carnes e peixes ficam 20% mais baratos, enquanto as aves têm descontos de 30%. Às segunda e quinta-feiras a pizza baixa para R$19,90 com direito a Coca Cola de um um litro. O restaurante só fecha nas quarta-feiras.
   Contato:Cel. 86 9927 8261.Av. do Contorno-Campo Maior.

Aniversário de Mizaelle

Os pais de Mizaelle, Paulo de Tarcio e Miszarléia preparam-lhe um jantar surpresa para festejar os seus 12 aninhos. A comemoração aconteceu no restaurante La Emi, Campo Maior.Estavam presentes os irmãos: Joszael, Pietra e Paola. Foram convidados apenas os familiares: Socorrinho, Dilza (Farmácia Santa Teresinha), Gislene, Gizah Elen, Milena e Kelvin da Tutto Bello, Salete da Salet Artes, Jusciane do La Emi, das Dores, José Borges, Janio Laonzo, o tio predileto- Mizardan, Liberdade AM e FM e a amiga Lumara.

Mizaelle estava muito feliz, porém a festa não estava completa. "Faltou o papai Paulo de Tarcio que estava viajando a trabalho, mas o coração estava juntinho comigo e me mandou uma cesta de café da manhã com flores. Faltaram o avô Mizael, Tio Geraldo Neto e tia Mizarlene que não chegaram a tempo. Senti falta da tia Sônia, mamãe preta, tia Mislene, de Goiânia (mandou-me mensagem), tia Léia, Huston, Texas, minha madrinha Alice Vaz, tia Eliane e a Dinda Kamila."

A aniversariante falou ainda de seus gostos: "gosto de pop Rock, Byonce, Rhiana, Nely Furtado, Britney Spears, Black Eyead Peas,  Madonna, Selena Gomes, Demil Lovato, Miley Cyrus. Série Lost, Sobrenatural, Glee, os Feticeiros de Warverly, Place. Gloria Pires, Tony Ramos, Roberto Carlos,Skank, Hori, Backstreet Boys, Restart, Cine, Fresno, Ivete Sangalo, Livros. Li a biogradia de JK, Menina que  Roubava Livros,  a Lista de Schindler..."







segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Crianças do PETI participam da IV Colônia de Férias

Os alunos do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Campo Maior estão em sua IV Colônia de Férias. Hoje de manhã os professores e coordenadores levaram as crianças para uma manhã de lazer  na praça de eventos Valdir Fortes.Eles brincaram, correrram e se divertiram bastante.

O PETI é um programa do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Maior.Atende cerca de 500 crianças, que recebem reforço escolar, cursos de música e dança.

O evento iniciou hoje e vai até 5 de fevereiro.


Mensagem de Aniversário - Layna Mizaelly

A aniversariante de hoje é Layna Mizaelly, que completa 12 anos cheia de saúde e transbordando alegria. Meiga, inteligente e comentarista do blog. Se ela é minha fã, sou muito mais fã dela. Parabéns Layna.


Foi encontrado morto Francisco Ibiapina, viúvo da autora do Hino de Campo Maior

Foi encontrado morto o campomaiorense Francisco Ibiapina, 83, em sua redidência  no Bairro São João, Teresina, ele foi assassinado com uma facada na barriga.

O quarto do aposentado estava todo revirado e no terraço foram encontrados facões e documentos. Conforme divulgado nos sites locais, o vigia da rua ouviu um barulho à noite, mas não considerou grave. As primeiras informações cedidas por policiais do 5ª distrito policial dão conta que o aposentado foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte.

Segundo Maria da Conceição, a empregada doméstica que trabalha na casa há seis anos, ela já percebeu que havia algo estranho logo que chegou na porta da casa. "Todo dia ele sai cedo para caminhar e vem abrir a porta para eu entrar na casa e hoje não veio. Eu tive que ir na casa da filha dele, que mora aqui perto para ela abrir a porta pra mim", conta emocionada Maria da Conceição, continuando que assim que entrou na residência, encontrou o corpo de Francisco no chão.

Maria da Conceição ainda informa que um vigilante do bairro ouviu um barulho suspeito por volta das 23:30h de ontem, porém como estava chovendo no momento, ele achou que era algum trovão e não considerou que fosse algo grave.

As informações preliminares dão conta que a polícia trabalha com a suspeita de que o ladrão tenha premeditado o assalto, já que a casa era bastante segura, possuindo cachorros e sistema de cerca elétrica.

Francisco Ibiapina era esposa da autora do Hino de Campo Maior, professora Walmira Napoleão Ibiapina Francisco Ibiapina era aposentado e deixa três filhos.campomaioremfoco.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Nota de Falecimento:Morre empresário Chiquinho Gomes

O empresário Francisco Gomes de Sousa, de 47 anos, faleceu no início da noite deste domingo em Campo Maior, vítima de acidente de moto. Chiquinho Gomes, como era conhecido, era proprietário de uma Mercearia que levava seu nome, localizada no Bairro Estação. Era casado com a dona Cilene e não tinha filhos.O acidente aconteceu a cerca de 2 km de Campo Maior, na estrada que vai para a comunidade Fazendinha. Ele voltava para sua residência por volta das 18:40hs quando, por motivos desconhecido, acabou caído de sua moto. As primeiras pessoas a chegarem ao local foi uma senhora da comunidade e logo em seguida chegou um senhor identificado pelo nome de Xeleleu que tentou reanimá-lo.

Comenta-se que ele pode ter sofrido um ataque cardíaco antes de cair já que o local é limpo e não tinha curva, mas a equipe do SAMU que foi chamada ao local e fez todos os procedimentos tentando reanimar a vítima, disse ao Campo Maior Em Foco que nenhuma afirmação desse tipo pode ser confirmada.

Ele foi levado até o Hospital Regional de Campo Maior onde os médicos do SAMU, o médico de Plantão do Pronto Socorro e mais um médico amigo da família, tentaram todos os procedimentos, mas 20 minutos depois, a sua morte foi anunciada.

Segundo o médico do SAMU, João Torres, quando chegou ao local, Chiquinho Gomes já não respondia aos estímulos e sangrava muito pela boca. Ele disse que aparentemente existia uma homorragia externa pela grande quantidade de sangue que não parava de sair.

Chiquinho Gomes era casado e não deixa filhos.campomaioremfoco.




Uma vendedora de milho no calçadão do açude grande

Vendedores ambulantes fazem ponto no calçadão do açude grande. Maria do Carmo, 51 vende milho há mais de dez anos. Ela chega todas as tardes e arma sua banca, quer dizer seu fogão a carvão. Ali mesmo cozinha e assa o milho, que é entregue para o cliente quentinho e embrulhado na própria palha do milho.  Assim ela ajuda a família formada por 10 filhos, noras, genros e netos.

Há também a dona Maria, que seguindo o exemplo da colega armou sua banca e tenta aumentar a sua renda familiar vendendo "chá de burro", ou seja, o mugunzá, que é um mingau feito com milho branco, açucar, leite e coco ralado.

Quem passa pelo ou quem faz cooper no açude grande pode experimentar uma dessas delícias.

O calçadão poderia ser ocupado também pelos muitos artistas, pintores e escultores campomaiorenses.


sábado, 23 de janeiro de 2010

Os pequenos músicos de Campo Maior

Tyrone, 11, baterista, Lídio, 9 e Weberton, 12 no triângulo juntos com Wesley, 13, sanfoneiro, formam uma banda que é metade real e metade imaginação.Eles tocam realmente todas as tardes na praça do Complexo de Lazer e Cultura Valdir Fortes. Tyrone na bateria improvisada feita  com latas e caixa de papelão encanta  pelo som original e vibrante. Porém o pequeno Wesley assiste a tudo com  desejo, pois lhe falta uma sanfona de verdade, já que não pode improvisar uma, instrumento que ele domina com precisão e talento.

Os meninos são alunos do ensino fundamental da escola 13 de Março. Segundo o pai de Wesley  e Werberton (o vendedor de espetinhos), ele os incentiva a tocarem para não ficarem na rua.


                                                click na foto para ampliá-la

Bom dia Campo Maior pelo cordelista campomaiorense Cunha Neto

Bom Dia Campo Maior

Bom dia, meu Santo antônio
Campo Maior do Surubim
Bom Dia, N.s. de Fátima
Peço que cuide mim
bom dia, velho sertão
Eu trago em meu coração
As flores do teu jardim

Bom dia, meu Açude Grande
Meu lindo carnaubal
bom dia, minha Serra Azul,
com seu traço original
bom dia, meu bem-te-vi
Nasceste no Piauí
Para ficar imortal

Bom dia, meu monumento
marco da libertação
Teus heróis tombaram em guerra
Para a glória da Nação
Na Batalha do Jenipapo
tudo lá virou farrapo
Prá salvar nossa união

Bom dia, meu pescador
Meu lavrador, meu vaqueiro
bom dia, meu motorista
Pois tu és o pioneiro
Bom dia, população
Guarda em teu coração
Este tema verdadeiro...

Cunha Neto "Da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel".

Bravo Vaqueiro por José Omar Araújo Brasil

Bravo Vaqueiro
No Jenipapo...
a quietude é violada
pela brandura do vento
sobre a campina...
pelo suave encanto,
do canto do canário,
do bem-te-vi, do sabiá
a magistral sinfonia dos anfíbios
e,
o estranho e incômodo
chiar dos pneus no asfalto...

à sombra do pequiá,
da jurema e do mocó
dorme eternamente
o homem do sertão,
o vaqueiro aboiador,
herói sem paletó,
sem arma e instrução,
que,
na manhã de março,
não suportanto a pressão,
a tamanha humilhação,
resoluto e ensandecido
trocou a sela, os arreios,
o surrado gibão,
pela foice, o machado, o facão;
o mugir do gado,
pelo sibilar do canhão;
o cheiro do curral
pelo repugnante odor da pólvora;
o prazer do leite mugido,
a escorrer pelas endurecidas mãos,
sobre o corpo ardente...
o abraço da mulher amada,
pelo mórbido frio do punhal,
sobre o peito arfante.
Abandonando a labuta do campo,
o aconhego dos entes queridos,
para ir ao encontro fatal...
Na consciência a convicção
que,
ao tombar inerte,
revelara ao inimigo
a à nação brasileira
a bravura, a determinação
do caboclo sertanejo;
o sentimento patriótico,
que explodira do seu coração.
Havia cumprido
com orgulho e heroísmo,
a sua última e honrosa missão.

José Omar Araújo Brasil, professor, escritor e membroda Academia Campomaiorense de Artes e Letras- alcale.

Elegia a Campo Maior por Elmar Carvalho

Elmar Carvalho
Na paisagem plana do tabuleiro
campeava sozinha a solidão.
Ao longe, nas manhãs de inverno,
a serra cachimbava suas névoas.
As névoas se misturavam com as nuvens
que rondavam sobre o cume.
As águas mortas do açude
tudo viam e tudo refletiam.
À tarde o aboio dolente do vaqueiro
partia a solidão que tudo presidia.
E o aboio sem resposta
- eco de si mesmo - repetia-se e se extinguia.
O canto rascante e áspero de grilos e cigarras
arranhava o veludo macio do silêncio.
Os cupins espalhados pelo tabuleiro
eram pedras de um jogo em que a
tristeza jogava paciência com a solidão.
E a palma da carnaúba acenava
para vivalma que nunca partia
ou para um fantasma que jamais chegava.
O menino em seu cavalo de talo de carnaúba
campeava seu rebanho de nada
pela fazenda do não-ser.
Campeava seu rebanho de bois de jatobá
por entre manadas de formigas
que pastavam tapetes de babugens
por entre cupins que erigiam moradas
de solidão na solidão da chapada.
E a serra se erguia do plano descampado
cachimbando suas névoas
para um céu que sequer olhava.
Cachimbando suas brumas
como um Sinai que fumegasse.
Diz a lenda que a serra é uma cidade
encantada. Diz o povo que em suas encostas
vagam fantasmas penados em busca de furnas
de ouro. Mas nas cavernas apenas a onça
faz morada.
Mas o menino ainda assim esperava pelo
desencantamento da serra em vão esperado.
Porque o menino era um poeta
que campeava pelo campo do sem fim
o seu rebanho de sonho e solidão.

Para ilustrar a poesia do poeta, escritor e Juiz Elmar Carvalho uma cena de um vaqueiro tangendo o boi para a fazenda do Macedo, Alto do Meio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vestibular UFPI- comemoração de aprovados

Francisco Joelton de Vasconcelos, 17, filho de Etelvina Leite Ibiapina e João Vasconcelos foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Piauí, no curso de Bacharelado de Engenharia Agronômica. Ele reuniu professores, parentes, padrinhos e amigos em sua residência para a comemoração, que foi regada a churrasco, cerveja, vinho e forró. Os rapazes da Louca Sedução cantaram, tocaram violão e sanfona para a alegria das pessoas presentes.Parabéns Etelvina e João pela vitória do Joelton. Sucesso.









Quem está todo feliz tabém com o resultado do vestibular da UFPI é Gabriel Antonio Rodrigues Cabral, que foi aprovado no curso de Bacharelado em Zootecnia.Parabéns Gabriel e sucesso!


Campo Maior por Luselene


Campo Maior Piauí-Nordeste-Brasil

Campo Maior é uma cidade do estado do Piauí, fica na região Nordeste do Brasil. Tem 46.068 habitantes, conforme dados do IBGE/2009. Fica a 84km da capital. Área de 1.699,383 Km2. Cidade famosa pela culinária e pelos belos campos.