sábado, 27 de março de 2010

Fieis católicos participam da Procissão do Encontro em Campo Maior

Aconteceu na tarde desta sexta-feira na cidade de Campo Maior, a Procissão do Encontro de Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, uma tradição antiga mantida pela Igreja Católica de Campo Maior. O cortejo com  imagem de Jesus saiu da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Bairro São João, seguida pelos Bispo da Diocese, Dom Eduardo Zielski, Paróco da Igreja Padre Claudinei e Monsenhor Paulo Mateus;  já o,  de Nossa Senhora saiu da Igreja de São Pedro Nolasco, Bairro Cariri, seguida pelo Padre Océlio. A procissão foi acompanhada por centenas de fieis católicos. Os dois cortejos se encontraram na praça da Prefeitura Municipal. Membros do coral da Igreja de Santo Antônio, entoou um canto, antes da pregação de Dom Eduardo, que falou de Fé, penitência e sacrifício. Depois da pregação todos seguiram até a Catedral Santo Antônio, onde as imagens permanecerão por toda a semana santa. 

As duas imagens são belíssimas: a de Nossa Senhora das Dores de pé, vestida de roxo, com coroa de estrelas, segurando um lenço branco bordado, rosto inclinado, com um olhar triste, mas sereno, voltado para baixo;a de Jesus também vestido de roxo, tem um olhar triste e puerill, de joelho, quase levantado, com enorme cruz de madeira nos ombros. Estas imagens ficam guardadas durante todo o ano em um armário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

A procissão do Encontro acontece sempre na sexta-feira que antecede a semana santa. Representa o sofrimento de Maria ao encontrar o seu filho no caminho para o calvário. Em outras lugares do Brasil a procissão acontece de outra forma - a imagem de Jesus é carregada e seguida por homens, enquanto a de Nossa Senhora, por mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário