quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Altos índices de dengue em Campo Maior preocupam autoridades

 O  Ministério da Saúde realiza a Caravana da Dengue nos 10 Estados com risco de epidemia de dengue muito alto. A situação preocupante trará a Teresina nesta quarta-feira (17) o ministro José Gomes Temporão, que lançará campanha para evitar o aumento de casos da doença no Piauí, ainda que os números mais recentes apresentados em Teresina e Parnaíba, dois maiores municípios do Estado, sejam considerados satisfatórios.

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa -, divulgado na semana passada, aponta queda no índice de infestação de 0,2% para 0,1% em Parnaíba, enquanto em Teresina o percentual subiu de 0,1% para 0,2% em um ano. A lista aponta 15 municípios com risco de surto da doença, sendo 11 no Nordeste, mas nenhuma no Piauí. No entanto, há preocupação com as altas temperaturas do Estado, que facilitam o aumento da população do mosquisto transmissor.

O LIRAa combina incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito transmissor, tipos de vírus da dengue em circulação, densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo. Seguindo esses critérios, foram listados Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro com risco muito alto de epidemia para o verão de 2011.

No Piauí, foram registrados três óbitos - em Teresina, Marcos Parente e Inhuma - e 16 casos de dengue hemorrágica em 2010. Foram notificados 7.719 casos desde janeiro, aumento de 7,2% nos registros em relação a 2009. As cidades com maiores índices de registros da doença são Anísio de Abreu, Angical do Piauí, Arraial, Floriano, Cajazeiras, Campo Maior, Francisco Aires, Inhuma, Ipiranga e Marcos Parente.cidadeverde.

Um comentário:

  1. Há dez dias ando com dengue. Uma típica doença tropical, de um país cheio de lixo como o nosso.
    Tudo começou no final de uma sexta-feira onde eu observava o passar incessante das pessoas pelas barracas da Praça Bona Primo. Parecia que cada um deles jogava sobre a minha alma, os piores quebrantos da feitiçaria. Bocejava sem parar, as costas doíam, e se fosse sono, dormiria por mil séculos. Nada do que relatarei aqui será exagero. Como um pequeno mosquito de pernas longas, corpo e asas revestidos de escamas, antenas grandes e finas, consegue fazer um estrago dessa natureza?Como da água limpa ou suja é capaz de nascer um monstro como esse?Desde o tempo do reinado português ele já fazia suas maldades e era conhecido como quebra ossos.
    Pelo atentado terrorista que me foi causado, desconfio que fui picado por uma mosquitada, uma espécie de enxame contendo todo o veneno da humanidade.Minha cabeça doeu sem parar: era como se uma lança de ponta afiada tentasse perfurar os ossos do crânio querendo a liberdade.Algo como uma gripe forte que não conseguiu vingar.A pressão nos meus ouvidos é assustadora.Imagine-se mergulhando a 50 metros de profundidade e o oxigênio começasse a faltar.Houve momentos em que meu globo ocular quase saía voando.Tentava ver televisão e dos olhos desciam lágrimas que ardiam.Um dia, de madrugada, tive que mijar sentado pois não conseguia ficar de pé.Foi aí, que olho para os meus pés e vejo umas manchas avermelhadas que desapareciam e apareciam novamente.Minhas pernas não mais ficavam retesadas.Eu parecia um dinossauro andando pela casa e choramingando sem parar.É um verdadeiro festival de “ais”, “huns” e afins.A bebida que mais detesto é coca e veja que ironia do destino: só conseguia engolir coca e naquelas embalagens de dois litros e meio.Tomava com dipirona em gotas.Até agora, três frascos.Realmente voltamos a ser crianças.Até sonhei que ganhava um bico de presente com sabor de tutti-frutti.Mas o pior de tudo mesmo, é a dor nas costas.Imagine um hábil cirurgião levantando toda a pele e enrolando como se fosse um pergaminho.Depois, com as carnes dos músculos à mostra, você recebe 50 chicotadas. Depois se joga sal por cima e novamente recoloca-se a pele por cima. É isso!Nunca consegui ser tão preciso. Fiquei uma manhã internado no pronto baby e minha pressão estava nas alturas. No exame de sangue, as plaquetas sumiam como ratos dos gatos. Aos poucos fui conseguindo estalar os dedos,T tomar um sol no quintal, e escrevo para vocês. Não tive crises de vômitos. Apenas uma febre muito fraca. Espero resignadamente pelas novas conseqüências. O melhor da dor é o seu final; ou seja, as coceiras. Fico ainda mais conformado, pois a rua inteira também foi picada. Não emagreci. Mas teve um vizinho que perdeu sete quilos e só tomava água de coco. Tenho vergonha de contar que tenho dengue. É brega, tupiniquim, descobrimos que o céu não é o limite. Nossa saúde ainda é tudo que temos. Saúde pra todos!

    Sergio Emiliano.

    ResponderExcluir