quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vem aí os 250 anos de Campo Maior

Campo Maior completará dia 8 de agosto 250 anos. Desde o início do ano que a cidade comemora. Agora, que os festejos chegaram ao fim, resta-nos limpar a cidade, restaurar os monumentos e patrimônios públicos (calçadões, calçamentos, praças, jardins). Tudo tem que voltar ao seu lugar de origem, na forma como foi edificado.


A cidade é linda, há muitos pontos para serem visitados. Os museus, as praças, os memoriais, as academias, os prédios públicos: Câmara Municipal -sugiro uma sala ou corredor com uma galeria de fotos de parlamentares, biografias, fatos interessantes e até pitorescos ocorridos na casa. A Prefeitura - sugestão uma vez por semana ou por mês hasteamento da bandeira ao som da Banda Municipal. Mercado Público-sugestão: capacitação do pessoal no local de trabalho, por higienistas, nutricionistas, cozinheiros, arrumadores, decoradores etc, o mesmo deverá ser na Feira do Bicho (animar as feiras com violeiros e sanfonistas, há muitos aqui, ao menos em uma data especial. Arrumar todas as praças da cidade, mesmo as dos bairros , podar as plantas de forma decorativas, torná-las mais atraentes. Arborizar o açude grande, mudar o calçadão. Distribuir o artesanato pelas churrascarias. O Complexo de Cultura deve permanecer aberto o dia todo até a noite, todos os dias. Disponibilizar catálogos com fotos e roteiros da cidade,  revistas e todo tipo de informação para que os visitantes possam conhecer a cidade. 

Resgatar os artistas da terra os vivos e falecidos. A Literatura de Cordel dum forte da cidade, deve ser divulgada e exposta para os visitantes. Todos os músicos devem ser relacionados, podendo inclusive, reuni-los de vez em quando (todos os sanfonleiros, violeiros etc). Os reizados, marujadas, são gonçalo tudo isso deve fazer parte de um memorial (o material poderá ser reunido em uma sala de alguma repartição pública). Os visitantes e também os campomaiorenses precisam ter acesso a História e Cultura de Campo Maior. 

Campo Maior é uma cidade rica em cultura, além de ser divulgada, deverá ser mostrada.   
Outra coisa importante, construir acessos na cidade para os bairros. Um calçamento aproxima os bairros do centro, pois torna o trânsito mais fácil. Asfaltar as ruas paralelas a BR, para desafogar o fluxo de veículos da rodovia federal. As secretarias de Infra Estrutura, Obras e Meio Ambiente poderão se juntar para manter a cidade limpa e arrumada. Os moradores da cidade também podem ajudar mantendo sua calçada, seu muro, sua casa e loja limpas e telefonando para uma dessas secretarias, quando for necessário.

Campo Maior tem muito para ser mostrado nesses 250 anos. Todos os campomaiorenses precisam colaborar com a festa. Nós amamos nossa cidade.Queremos que as pessoas de fora também a amem.

Um comentário:

  1. Campo Maior, cidade festeira, gente bonita, hospitaleira, gastronomia para todos os gostos em diferentes pontos da cidade.


    sp,

    ResponderExcluir