segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bairro Fripisa - fazendas, fábricas, escolas

O Bairro Fripisa é em potencial o bairro mais importante de Campo Maior, está sendo construída lá uma escola técnica federal - um campus do Instituto Federal do Piauí- IFPI, que já está com mais de 65% da obra concluída.Segundo o reitor da instituição, Francisco Santana, o concurso para preenchimento de 110 vagas destinadas para novos servidores do instituto já foi autorizado, o qual será realizado ainda este ano. Serão 50 vagas para professor e 60 para área administrativa.O local está destinado para receber 1.800 alunos da região de Campo Maior, que terão oportunidade de se profissionalizar em 11 cursos oferecidos de acordo com as potencialidades locais.(entrevista ao portalcampomaior 20.04.).

 O Bairro Fripisa sempre abrigou grandes idéias e projetos, funcionou no bairro na década de 60 um parque industrial no qual foi construído um frigorífico-abatedouro, tendo sido transferido da capital para Campo Maior o abate de bovinos.

continua VEJA FOTOS DO BAIRRO
 Frigorífico do Piauí S.A. - FRIPISA foi criado pela lei Nº 1.626 (Lei Estadual), de 05 de Novembro de 1957. Instalado em 28 de novembro de 1967, portanto, dez anos depois de instituído legalmente. A participação acionária do estado deu-se por conta da lei Nº 2058, de 06 de Dezembro de 1960, estabelecendo que o capital (ações) do estado não seria inferior a 60%. O parque industrial do FRIPISA em Campo Maior foi construído numa área de cem (100) hectares doado pela prefeitura. A nota condicionava a construção do frigorífico-abatedouro em Campo Maior,por ser o município piauiense que possuá os maiores rebanhos bovinos e ovinos, bem como pela condição de ficar apenas a 84 km da capital, Teresina.O FRIPISA foi inaugurado em 28 de Junho de 1967, no governo de Helvidio Nunes de Barros.Foi uma tentativa do governo estadual de incentivar a pecuária no estado do Piauí. Sofreu uma ampliação e reforma de suas instalações com a criação de um abatedouro de aves em 31 de Março de 1973, no governo do Sr. Alberto Tavares Silva. A decadência começou na década de 1980.Tendo instalações abatedouras em Campo Maior, e comercial em Teresina (na Praça do Fripisa), a estatal FRIPISA não se deu bem no mercado, tão tal que em 1981 o Estado já programava o leilão de suas 39.951.975 ações ordinárias nominativas. Dos 4 candidatos a comprá-las, o grupo MAPIL, do Sr. Firmino da Silveira Soares, também proprietário da Padaria Gaúcha, em Teresina, venceu.FONTE:bitorocarablog.
 
O Bairro Fripisa junto com o Bairro Santa Cruz possuem 4.410 habitantes, destes 2.090 são do sexo masculino e 2.320, do feminino. Há 734 pessoas com menos de 10 anos; 408 entre 10 a 14 anos;405 maior de 15 e menor de 20; 1.536 entre 20 a 39 anos;837, com mais de 40 e menos de 59,  e 490 com mais de 60. Há 1.283 famílias cadastradas no PSF, 186 são beneficiárias do Bolsa Família e 63 cadastradas no CAD-único. Destas, 430 usam água sem tratamento, 701 tem filtro e 148, recebem água com cloração.Famílias com abastecimento de água 1.114; 1.250 vivem em casa de tijolo e adobe e 31 em casa de taipa, 1.232 têm energia elétrica,conforme dados do PSF.

O Bairro Fripisa possui duas escolas uma estadual - a UE José Olimpio da Paz e uma municipal, o CAIC.  Tem várias igrejas católicas e evangélicas, várias associações, uma fábrica e várias lojas comerciais de pequeno porte.

O Bairro possui fazendas, chácaras e seis conjuntos habitacionais: Lucidio Portela, José Francisco Bona, Santo Antonio, Lindóia, Amor e Adefac,  duas vilas - a Mariana e a Papi.

Igreja do Bairro Santa Cruz



A avenida Nilo Oliveira atravessa os bairros Santa Cruz e Fripisa- é uma via de grande movimento; em alguns trechos, estreita; alargá-la seria uma boa solução, mas não é possível totalmente, devido as residências construídas muito próximas das vias. Há muitos acidentes nesta avenida, inclusive com mortes. Uma sugestão: separá-la com olho de gato, onde não puder construir canteiros ou plantar árvores ao longo da avenida, no centro, serviria para sombrear as casas e de canteiro.
E.M   CAIC



Igreja do Fripisa
Fripisa-hoje Mapil



metalurgica




Conjunto José Francisco Bona



Vila Papi








Vila Mariana

2 comentários:

  1. Vendo essas imagens me bate uma saudade, é um bairro que praticamente já é uma nova cidade. A última vez que estive em Campo Maior (dez/12) fiz um passeio muito longo neste bairro, tomei cerveja, comi panelada, peixe, tem várias opções de lazer e divertimento.


    hlima/são paulo

    ResponderExcluir
  2. Eu queria encontrar uma lista de pessoas que trabalharam no frigorifico fripisa. meu pai trabalhou lá em 1974.

    ResponderExcluir