sábado, 4 de maio de 2013

Bar Santo Antonio de Campo Maior

O Bar Santo Antônio foi fundado por Antonio Bona Neto (Antônio Músico) em 10  de abril de 1938. Ele o administrou até morrer. O bar foi frequentado por personalidades políticas, religiosas, empresarias e intelectuais. É o mais antigo da cidade. Jovens da década de trinta tomavam guaraná Champgne, chocolate e os homens jogavam, conforme algumas declarações, sinuca, ping pong.
Mas o bar mudou de administrador várias vezes e de decoração, o que levou para sua descaracterização; ao invés dos móveis antigos: tamboretes, mesas altas de madeira e pedra, "bileiro" ou "bilheiro"(?), pote e coco, quadros dos frequentadores, hoje vê-se paredes vazias de História e cadeiras de plásticos, numa total falta de sintonia com as lembranças do lugar. continua...........

 Conforme declarou o acadêmico João Alves, o local presenciou a passagem da Coluna Prestes quando esteve no Piauí, abrindo a cadeia pública e soltando os presos; o assassinatodo motorista Zezé Paz, dono da primeira empresa de ònibus de Campo Maior, pelo seu melhor amigo o médico Jacob Castelo Branco, com uso de um bisturi. Zezé sangrou até morrer no banco da praça em frente ao Bar Santo Antônio (crônica da época em quadro na parede); presenciou ainda a rivalidade histórica da UDN e PSD quando os comícios mais ferrenhos e fervoroso ali também eram realizados.


O Bar Santo Antônio foi por muitas décadas o principal ponto de entretenimento da cidade. Ali o mestre Puaca (garçon) ensinava sinuca aos jovens (jogo pernicioso na época); as amantes dos frequentadores mandavam bilhetes pelo Puaca aos seus donos ou coroneis; os jovens se esquentavam no bar antes saírem para o récem inaugurado (1948) Campo maior clube, hoje prédio da Câmara Municipal de Vereadores." João alves Filho.


O Bar foi redecorado conforme a tradição das casas grandes das fazendas. Na paredes estão fotos de todos os frequentadores já falecidos.. Em matéria publicada neste bolog em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário