sábado, 4 de maio de 2013

Prefeitura desmonta stands na Praça Bona Primo

Foram desmontados na manhã de sexta-feira,3, os stands que a Prefeitura Municipal de Campo Maior montara na Praça Bona Primo para que os barraqueiros dessem sua opinião sobre a utilização daqueles em substituição das barracas de palha durante os festejos de Santo Antônio. Após enquete, em que foram ouvidos campo-maiorenses, que vivem na cidade e fora desta, chegou-se a conclusão que a tradição deve ser mantida. Logo, uma cidade cenográfica, com várias barracas de palha, incluindo a tradicionalmente famosa barraca do leilão, no centro da praça, será criada para retratar este costume centenário. 

O festejo de Santo Antônio é famoso pela festa religiosa - com procissões, missas e trezenas, queima de fogos na abertura do evento,  alvoradas pela Banda Municipal, pelos shows no espaço cultural e pelas festas nos clubes, mas é lembrado principalmente, e isso faz a diferença, pelas inúmeras barracas de palhas, enfeitadas com banderolas,  típicas dos festejos da terra dos carnaubais. Vir às festas do padroeiro Santo Antônio é como retornar ao interior, as coisas antigas, às velhas lembranças. É como se Campo Maior voltasse no tempo com a quermesse(1).
veja mais......

VEJA MAIS........

Para uso de stands, a prefeitura alegou praticidade, segurança e higiene. Já as pessoas contra a mudança, alegaram que uma barraca de palha é mais segura, mais confortável e habitável, considerando que a maioria dos barraqueiros muda-se para as barracas e dorme nas mesmas durante metade do mês de junho. Outras pessoas entrevistadas alegaram a beleza natural. Em resposta aos entrevistados que alegaram a "decapitação das árvores" para a construção das barracas, disseram que a poda das árvores contribui para a renovação daquelas, "quanto mais se cortam as folhas, mais nascem outras"(2) falou um simpatizante das barracas naturais. 

Bom,  ouvidos os dois lados- governo e povo, todos enfim concordam em um ponto, os festejos de Santo Antônio é a maior festa de Campo Maior. É nesta época que a cidade mais recebe visitantes. Pessoas de várias partes do país e até do exterior visitam a cidade -pequena, porém acolhedora, com seus comércios, sua forte religiosidade, histórica batalha, suas fazendas seculares, campinas, seus carnaubais e gastronomia marcante. 

Todo evento, pequeno ou grande requer atenção por parte dos organizadores e de toda a sociedade.Todas as secretarias municipais deverão atuar efetivamente durante os festejos, em todos os lugares, em parceria com as polícias, os conselhos, o Ministério Público, fiscalizando, orientando e zelando pelo bem estar e segurança de todos os participantes, prevendo e evitando os riscos diversos.(3)  

 Veja algumas citações: 
1.O termo "quermesse" é derivado da palavra kerkmesse, da língua flamenga, que em francês passou a ser kermesse, de onde se originou o termo em português. Sua origem está ligada a religião católica. Era a festa do santo padroeiro da paróquia ou aniversário da igreja.wikipedia.As festas juninas foram introduzidas no Brasil pelos portugueses. Três santos são homenageados: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro. É uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão.brasilescola.

2.Na estiagem as folhas da palmeira são cortadas, embaladas em feixes e colocadas para secar ao sol. Este processo não danifica a palmeira, estimulando o crescimento de novas folhas até à próxima colheita. O corte das folhas é considerado como uma poda da palmeira. Em seguida, o pó é raspado das folhas mediante processo mecânico especialmente desenvolvido para esta finalidade.  wikipedia.

3.Estabelecer um contato mais próximo com a natureza faz parte do estilo de vida atual, que redescobriu a força da terra, os poderes das pedras e as importantíssimas propriedades das plantas. Dentro desta nova e saudável concepção, a arquitetura oferece possibilidades para resgatar formas mais simples e naturais de se viver, entre elas, as coberturas naturais.Tem excelentes qualidades como isolante térmico e acústico. A água da chuva também não atrapalha, desde que a estrutura do telhado tenha declividade mínima em torno de 30 graus.Uma das únicas desvantagens da cobertura natural é o seu tempo de vida, em média, de três a quinze anos. Nos centros urbanos este fator é agravado pela poluição, obrigando a trocas mais freqüentes da fibra. O risco de incêndio também é maior do que no telhado revestido por telhas comuns. A única saída é instalar "splinders" (dispositivos para irrigação), que mantêm a fibra úmida, retardando a ação do fogo. Aliás, quando a cobertura natural for utilizada sobre churrasqueiras, recomenda-se construir uma chaminé alta, coberta por um tubo de amianto ou tijolos.Normalmente a cobertura natural é associada a uma arquitetura de tendências rústicas. Mas ela pode ser combinada a outros estilos, conferindo um toque irreverente à casaPalha de coqueiro - também nativa dos estados do Norte e Nordeste, essa folha deve ser dobrada e presa nos caibros com arames ou pregos, formando uma estrutura que lembra um pente. Os pentes são sobrepostos um ao outro por cima da cobertura de madeira, a partir das bordas. A durabilidade deste material está na faixa de dois a quatro anos.catep.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário