domingo, 26 de maio de 2013

É preciso por ordem no trânsito de Campo Maior

O trânsito de Campo Maior precisa de uma organização urgente. Com todo respeito pelas vítimas do trânsito, não querendo culpar ninguém, tampouco desdenhar a dor alheia, uma coisa é certa, deve-se iniciar urgentemente uma campanha pela paz no trânsito, por prazo indeterminado. O trânsito é uma questão de saúde pública que afeta todas as pessoas: motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. De acordo com a OMS, os acidentes de trânsito se tornaram um grave problema de saúde pública.(google.com.br). O trânsito adoece, mata e torna as pessoas deficientes. 

O trânsito é também uma questão de educação, de respeito e de amor a vida. Se todas as pessoas entendessem que dirigir em alta velocidade, alcoolizado, sem capacete ou sem a atenção voltada completamente para o trânsito é por em risco não somente a vida delas, mas também as das outras pessoas, elas certamente mudariam seu comportamento. O que se vê pelas ruas são motociclistas conversando ao celular enquanto dirigem; alguns dirigindo com uma só mão, outros, com fone nos ouvidos.Qualquer pessoa sabe que um instante de distração pode ser fatal. Outro erro cometido pelos motociclistas - a ultrapassagem pela direita, causando insegurança ao motorista do outro veículo que vem atrás, que pode precisar se desviar inesperadamente e de forma surpreendente.   O não uso do capacete é outro erro que tem custado a vida de muitos condutores - a maioria morre devido a traumatismo craniano. 
 continua
Muitas pessoas falam, reclamam e criticam as medidas severas que às vezes são tomadas pelas autoridades, mas se o ser humano precisa de regras para conviver bem, que sejam cumpridas as vossas leis. Pior do que pagar uma multa ou ter um veículo apreendido é perder um ente querido pelo não cumprimento das leis.

As ruas precisam ser fiscalizadas e vigiadas pelas autoridades públicas, como lhes compete. Que sejam tomadas todas as medidas possíveis e cabíveis para a redução de acidentes no trânsito de Campo Maior, seja com sinais, faixas, semáforos, redutores de velocidade, guardas, polícias, seja orientando os condutores através de cursos - nas escolas, no trabalho, nas associações ou através de campanhas educativas, punitivas etc. Que todas as secretarias abracem essa causa e promovam campanhas o ano todo, que os dirigentes das associações também o façam. Todos somos responsáveis, pois corremos riscos diariamente. Todos sentimos a perda desses jovens e cidadãos campo-maiorense.

vejam alguns dados sobre violência no trânsito:
O Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país.O estudo aponta que o Brasil é o segundo país do mundo em mortes em acidentes de motos. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade aumentou 846%, enquanto a de carros, por exemplo, foi de 58%.http://g1.globo.com.

Algumas medidas simples que podem reduzir o risco de morte em acidentes:
-Quando corretamente utilizados, cintos de segurança podem reduzir o risco de morte em um acidente em 61%.
-O uso obrigatório de assentos especiais para crianças nos veículos podem reduzir a morte de crianças em 35 %.
-Capacetes diminuem até 45% os ferimentos fatais ou severos na cabeça.
- Reforçar leis sobre bebida e direção em todo mundo poderia reduzir em 20% os acidentes relacionados ao álcool
- Para 1 km/h reduzido na velocidade média, há uma queda de 2% no número de acidentes
-Medidas simples e baratas de engenharia nas vias, como faixas de segurança, podem salvar milhares de vida.     fonte: transitofacilcursos.com.br

Um comentário:

  1. E preciso que toda a populacao campomaiorense se concientize de que e necessarip respeitar as leis de transito
    I

    ResponderExcluir