terça-feira, 9 de julho de 2013

Veja mais uma de Edilene Pinho nossa cronista, humorista: o ' Parciente"

Era uma tarde de segunda feira ensolarada de doer, quando um  parciente,  em uma  bicicleta vai ao hospital para uma  consulta de emergência. De tão fraca a esposa mal conseguia segurar na cintura do esposo.


Chegando  ao HRCM -  Hospital Regional de Campo Maior, foi logo sabendo que não havia  médico plantonista. A mulher piorou três tantos e tanto lançava por  riba como lançava por baixo. Corria o pessoal da limpeza para limpar o local, corriam as enfermeiras para acudir a paciente, e a falta de compromisso e de respeito pelos pacientes também corria que batia os pés na bunda dentro daquele hospital. 
Depois de muitas  horas de espera, os pacientes todos já se conheciam e se medicavam entre si. Uma dizia:
- Meu marido tava sentindo essas mesmas coisas aí e disseram que o apelido disso aí é virose, dei  um chá da coronha com  o oi da goiaba e ele ficou bonzim.
Outra dizia:
- Pra puxado o bom é ferver a folha do eucalípito, cobrir a cabeça com um  pano e deixar  o vapor entrar no nariz.
De um outro lado outra falava:
-Para pé rachado é muito bom  o sebo do carneiro capado.
Lá de um  canto, uma idosa  toda  trêmula, com um pano amarrado  na cabeça, toda encolhida, com as rugas da experiência e  da sabedoria fala:
- Eu só vim pra cá porque fui arrastada e  porque  não encontrei a minha pílula contra e  nem a minha  cibalena. Hum, hum, eu já sabia que aqui não tinha doutor. Quem  diacho é que vai trabalhar pra ganhar miséria e ainda não receber? Estou ficando é velha, não é  doida não.
E, aos poucos, decepcionados e  indignados, os pacientes foram voltando para suas casas com a esperança de os  remédios caseiros funcionarem.
E o par, ciente de que os brasileiros, piauienses e campomaiorenses são  maravilhosos, sensíveis e "hospitaleiros", voltou para casa mais frágil, porém com a certeza de  que   a  nossa saúde (SUS), os administradores hospitalares e  os governantes é que são péssimos.
Outra certeza eles levaram para sua casa:  já está mais do que  na hora de se juntar àqueles que vão para as ruas protestar contra os descaso  e reivindicar os direitos básicos dos cidadãos - Saúde, Educação, Segurança,  etc.    

Edilene Pinho

Um comentário:

  1. Conheci a Edilene através do amigo Zan, ótima cronista campomaiorense relatando fatos do dia a dia da cidade de Campo Maior.


    hlima/sp

    ResponderExcluir