quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Fazenda Abelheiras - a mais antiga de Campo Maior

O 7º Sabor Maior - Festival gastronômico de Campo Maior, que iniciou nesta quinta-feira,12, incluiu na agenda do evento um tour pela cidade e fazendas. Campo Maior tem uma história marcada pela existência de grandes e ricas fazendas, segundo os estudiosos, foram muitas as fazendas instaladas no município de Campo Maior. Algumas eram enormes e com o passar das gerações foram dando origem a outras fazendas ligadas a mesma sede. Havia fazendas na zona rural e até na área urbana da cidade como a Rocio e São Luis.   

A visita hoje foi a Fazenda Abelheiras a mais antiga de Campo Maior e uma das mais antiga  do estado do Piauí (pesquisa na net).

ABELHEIRAS
Uma das mais importantes fazendas do Piauí. Possui grande alpendre, muros de pedra e mobiliário de época. Situa-se próxima de Campo Maior na saída para Castelo.






click em mais informações e veja mais fotos..






 

















3 comentários:

  1. Quem construiu a fazenda abelheira não foi Cel.Jocob Manoel D!Almendra pois este chegou ao piauí em 1804 trazido pelo seu tio Pe. Almendra.Segundo José Mattoso -Patrimônio e arquitetura portuguesa no mundo,Abelheira foi construída D. Francisco da Cunha Castelo Branco concluída em 1708.

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando sobre familiares de Izabel filha de bernadina e Juvenal que morava em campo maior ela fala que trabalhou em uma fazenda e foi levada pro rio de janeiro pra trabalhar como empregada da família que na época morava em campo maior do qual sua família trabalhava numa fazenda aonde todos chamava de madrinha por favor e muito importante encontrar algum familiar dela pois já está com 77 anos mais de 40 anos não tem contato com nenhum familiar obrigado

    ResponderExcluir
  3. Desde de 1762 quando Pereira Caldas veio instalar a Vila de Campo Maior,que criou-se um certo desconforto com a comitiva do governador com a sociedade campomaiorense nas festas públicas não havia separação de classes eram tudo misturados negros índios,mamelucos,vaqueiros e brancos,.Ele chegou a escrever ao Rei de Portugal descrevendo os costumes do povo dessa longínqua região,onde os brancos tratavam seus escravos e os demais amigavelmente eram compadres e padrinhos de casamentos batizados e fogueira e essa tradição vem até hoje!

    ResponderExcluir