quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Natureza e a Triste Realidade de Destruição

A Importância da Natureza

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais,
A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem..

Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.

Ecossistema significa o sistema onde se vive. É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Em síntese, um ecossistema representa o conjunto das condições físicas, químicas e biológicas de que depende a vida de uma espécie.
Esse sistema só é possível quando há a presença de quatro componentes principais: fatores abióticos (parte não viva); os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu próprio alimento através da síntese de substâncias inorgânicas simples; os consumidores, heterotróficos – que não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, os animais que se alimentam das plantas ou de outros animais; e os decompositores, também heterotróficos, mas que se alimentam de matéria morta.

A alteração de um único elemento, como a extinção de uma espécie, pode causar modificações em todo o sistema, ocasionando a perda do equilíbrio existente. Por exemplo, os vegetais precisam dos insetos para a passagem do pólen. Caso não haja a espécie necessária de insetos, os vegetais se extinguem. Logo, é preciso garantir o equilíbrio, na natureza, estimulando a existência da maior quantidade possível de espécies.

A Biodiversidade é a diversidade da natureza viva; é a variedade de formas de vidas no planeta, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e os complexos ecológicos do qual fazem parte. Ela é a responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas, do mundo inteiro. Quanto maior é o número de espécies (isto é, maior biodiversidade), maior é a capacidade de recuperação apresentada pelo ecossistema. Isto é possível graças às melhores possibilidades de absorção e redução das alterações ambientais.

A principal ameaça à biodiversidade é a ação humana, através dos desmatamentos, das queimadas e da não preservação dos animais. O dano causado prejudica não somente as espécies que habitam aquele local, mas prejudica muito a rede de relações entre as espécies e o meio onde vivem – além do próprio ser humano, parte desta cadeia. Por causa dos desmatamentos e das queimadas, por exemplo, muitas espécies são extintas, antes que possam ser estudadas, utilizadas, ou que alguma ação seja tomada para tentar a preservação da espécie.

Aproveitando o embalo, faremos uma denúncia e crítica. Hoje recebemos uma foto de um Camaleão (nome dado a todos os répteis pertencentes à família Chamaeleonidae, é uma das mais conhecidas famílias de lagarto), na qual o mesmo foi morto a pedradas por alunos de uma escola de Campo Maior.

Segundo informações, os indivíduos capturou o animal de uma árvore e saíram pelos corredores da escola fazendo "gato e sapato" do mesmo.
Depois de se divertirem infantilmente, sacrificaram-o com pedradas. Já não basta os "seres humanos" ocupar o habitat natural dos animais, ainda os destroem .
Esses que mataram o pobre e indefeso animal, nem podem ser chamados de alunos. Eles de fato, não aprenderam as lições de Biologia, ou talvez alguém não os orientou de que eles cometeram um grande erro, pois estão contribuindo para o desequilíbrio da natureza. As escolas tem o dever de mater sempre o hábito de conversar com os alunos, e explicar que, isso não pode mas acontecer. Afinal, em uma escola era pra acontecer esse tipo de situação?

Muitos não dão importância para esse tema, e por isso o mundo está a cada dia mais destruído.
Lembre-se:
Deus “arruinará os que arruinam a terra”. (Apoc. 11:18)




Veja mas sobre, em: Portal de Meio Ambiente da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário