segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Segundo estudiosos tema do ENEM 2017 tem erro primário de público-alvo

A redação do tema, tal como divulgada pelo INEP, volta-se claramente não ao público do Ensino Médio, mas para os profissionais responsáveis pela formulação de políticas, teorias e práticas relacionadas à educação de pessoas surdas ou com déficits auditivos severos - noutras palavras, volta-se para os agentes públicos e para pedagogos.
Em que pese a pertinência da escolha, o tema da redação do ENEM 2017 ofereceu aos jovens candidatos egressos do Ensino Médio dificuldades que não lhes dizem respeito. Isso porque o tema não é a inclusão de surdos ou do portador de deficiência auditiva severa , nem a necessidade de respeito à pessoa humana com limitações seja de que ordem for. O tema, explicitamente, é "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil."
Os textos de estímulos oferecidos, que envolveram legislação e informações do INEP, não resolvem o problema de equívoco de público-alvo cometido na redação da temática divulgada ainda durante a aplicação do Exame (insisto, o tema volta-se a educadores, pedagogos, professores, profissionais da educação com nível Superior e gestores do sistema, não a estudantes do Ensino Médio entre 16 e 18 anos em sua maioria).
Fomos saber a opinião de quem realizou a prova e segundo o aluno Matheus, estudante do 3°ano do ensino médio que fez a primeira etapa do exame, afirmou que o tema escolhido para redação foi  direcionado para pessoas que tem um conhecimento mas amplo, não para alunos de ensino médio. Afirmou também que todos foram surpreendido com a escolha . (Gerson)
Completo em: http://amplexosdojeosafa.blogspot.com.br/2017/11/redacao-do-enem-2017-tema-tem-erro.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário