segunda-feira, 10 de março de 2014

SMS de Campo Maior inicia vacinação em jovens contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior deu ínicio na manhã desta segunda-feira (10/03) a vacinação nas escolas da rede municipal contra o HPV, o papiloma vírus humano), causador do câncer de cólo do  útero, que possui  mais de 150 subtipos, e quando em contato com a pele e  regiões genitais provoca formação de verrugas que se transforma na doença. A vacina é para evitar as verrugas. A campanha começou pela Unidade Escolar Hilson Bona, no centro da cidade, que recebeu hoje a equipe da saúde para o trabalho de imunização.




“Hoje em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Ministério da Saúde lança a campanha de vacinação contra este vírus que causa câncer no colo do útero. Esta vacina é para adolescentes nas faixas etárias de 11, 12 e 13 anos de idade”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Naiana Lustosa.Segundo a coordenadora, a vacinação vai ficar de rotina, quem for completando 11 anos de idade vai  ter a oportunidade de tomar. “Neste primeiro momento estamos utilizando as escolas para estarmos vacinando. De 10 de março a 10 de abril vamos está presentes nas escolas municipais. Após esta data,  estaremos em todas as salas de vacinação do município disponível (Postos de Saúde)  para as adolescentes que atingirem a faixa de idade”, destacou.

A Campanha é do Ministério da Saúde que envia os imunos (vacina) e os insumos ( seringas) para o município, que entra fazendo sua parte com as ações e a execução do trabalho de vacinação para proteger as adolescentes no futuro contra o vírus e a doença, que pode ser adquirida pelo ato sexual e outras formas como falta de higiene, manipulação das mãos contaminadas com a genitália que é sensível.“Este vírus pode causar até o câncer de laringe porque muitas vezes a pessoa tem o ato sexual, o contato daquela região contaminada com o vírus por via oral. Uma vez que  a pele, o tecido que envolve a região bucal, é muito próximo da genitália, podendo o vírus se propagar e causar câncer”, enfatiza a coordenadora.portalclampomaior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário