segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Notícias da semana - vacinação


Em Campo Maior a meta é vacinar mais de 6 mil crianças contra pólio e sarampo

Começou sábado (8), a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em Campo Maior.Vai até o dia 28 de novembro. Segundo o supervisor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luciano Alencar até 6.023 crianças estão dentro da faixa etária alvo no município e podem receber a imunização.
A vacinação estará disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde de Campo Maior. A vacina contra a paralisia infantil tem como alvo meninos e meninas com idade entre seis meses e 5 anos não completos; a de sarampo é destinada a crianças entre 1 e 5 anos não completos” A nossa meta é imunizar 3.248 crianças contra a Poliomielite e 2.775 contra sarampo.
No “Dia D”, que foi sábado (8), nós vacinamos 1291 crianças.No próximo dia 22 teremos mais um “Dia D”, é importante falar também que a vacina da pólio tem aplicação oral, ou seja, a famosa “gotinha”. Já a de sarampo é injetável, também protege contra rubéola e caxumba e é conhecida como “tríplice viral”. As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose”, destacou Luciano Alencar.




Adapi de Campo Maior inicia vacinação contra Aftosa e quer bater meta de 98%


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º de novembro e vai até o próximo dia 30. Depois da vacinação do rebanho bovino e bubalino os criadores devem procurar a Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI) do seu município para fazer a certificação do rebanho e receber os comprovantes de vacinação que vai até o dia 15 de dezembro.
Conforme declarou João Teixeira, Coordenador da ADAPI de Campo Maior, todos os criadores de bovinos e bubalinos  devem continuar com a vacinação, pois somos uma área livre, mas com a vacinação.
João Teixeira, afirma que foi uma conquista, principalmente, dos criadores e o Estado tem que
A primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014 e teve um índice de vacinação no Estado acima de 98,% na campanha e no pós-campanha foi atingido índice acima de 99%. Segundo João Teixeira, os índices vacinais nos municípios que compõem a Unidade Veterinária Local de Campo Maior atingiram índices superiores a 98% na primeira Etapa e o objetivo agora é atingir 100%.
João Teixeira completa dizendo que o criador que não vacinar dentro do prazo está sujeito a pagar multas e sofrer restrição na comercialização dos animais, pois os animais não vacinados não poderão receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) para transporte dos mesmos.manter os índices vacinais acima de 90% para continuar sendo uma área livre da febre aftosa.portaldecampomaior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário