sexta-feira, 29 de maio de 2015

Notícias sobre o caso de violência que comoveu a cidade de Castelo do Piauí

Quatro garotas com idade de 15, 16 e duas de 17 anos foram estupradas, torturadas e jogadas de uma altura de cerca de 7 metros, por quatro homens - um maior e três menores, na cidade de Castelo do Piauí, a 190 quilômetros da capital, quarta-feira, 27, no Morro do Garrote, ponto turístico, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade. As adolescentes estavam lá para fazer  fotos da cidade. Elas tinha saído de moto, como não retornaram para a casa no horário devido, tampouco atendiam os celulares,  os familiares se desesperaram e começaram a busca, ainda na tarde daquele dia.

Amigos das garotas violentadas encontram-na caídas no Morro do Garrote e entram em estado de choque 
Quatro amigos das garotas violentadas em Castelo do Piauí, a 190 quilômetros da capital, foram os primeiros a socorrê-las. Quando eles souberam que elas haviam subido o morro, onde é comum as pessoas irem, para ter uma vista panorâmica da cidade, eles resolveram também fazer o mesmo trajeto, quando se depararam com as jovens jogadas morro abaixor, amarradas, sem roupas e gravemente feridas. Um dos jovens ficou em estado de choque, enquanto os outros tentavam socorrê-las. Uma delas chegou a gritar quando viu os rapazes e depois desmaiou. Elas foram levadas para o hospital de Castelo e depois transferidas para o HUT em Teresina.


Diretor do Hospital de Urgência de Teresina fala sobre sobre o estado das garotas

Todas as garotas tiveram politraumatismo e duas delas correm risco de morte. A garota de 16 anos era a única consciente.Ela teve uma pancada na cabeça, escoriações e contusões por todo o corpo.  O estado das duas garotas de 17 anos era considerado muito grave. Uma teve traumatismo craniano, passou por cirurgia e estava na Unidade de Terapia Intensiva -UTI do HUT.  A outra teve lesões na cervical e múltiplas escoriações pelo corpo e continuava inconsciente. De acordo com o diretor do hospital Gilberto Albuquerque, uma parte do rosto dela ficou desfigurada. Ela teve lesão na face e fratura no buco maxilar e teria que fazer plástica do rosto. 

Uma quarta adolescente, de 15 anos, estava com múltiplas lesões e  medicada com analgesia potente (medicamento com base de anestesia que deixa o paciente em estado desacordado). Ela estava com acompanhamento psicológico, em um local isolado da clínica de atendimento intermediária, devido aos sintomas de pânico. (nóticias de quinta-feira, 27)

Peritos passam mal ao examinar jovens

Uma equipe da Maternidade Evangelina Rosa esteve no HUT, quinta-feira,28, para fazer exame nas garotas para constatar a violência sexual. O diretor do Departamento Técnico de Criminalista, Antonio Nunes disse que foram feitos exames de corpo de delitos e recolhidos materiais genéticos das quatro adolescentes.Ele afirmou que as garotas estavam bastante machucadas, havia várias lesões contundentes em vários pontos do corpo que podiam ter sido provocadas por pedra, paus, ou por terem sido arrastadas, jogadas e batido com a cabeça, mas só com o exame poderia provar.Uma dentista, que acompanhava os peritos passou mal a examinar as garotas.

Vice-governadora e governador do estado se manifestam

A vice-governadora do Piauí Margarete Coelho esteve no hospital para acompanhar os familiares e se solidarizar. O governador do estado Wellington Dias, enviou nota de solidariedade e afirmou: "Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o empenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos."

OAB ENVIA NOTA DE REPÚDIO
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, através da Comissão da Mulher Advogada, divulgou nesta manhã nota de repúdio contra os atos de violência sexual e física contra as adolescentes de Castelo do Piauí. "O crime bárbaro, além de chocar toda a população piauiense, evidencia a necessidade de punições mais rígidas contra a violência de gênero, que possui números alarmantes em nosso Estado. A conduta dos agressores merece rechaço e apuração rigorosa das autoridades policiais, a fim de coibir esse tipo de prática criminosa, que traz danos irreversíveis à integridade de suas vítimas", diz o texto da nota.(quinta-feira,27)

Enfermeira que atendeu as jovens em Castelo fica chocada com o estado físico das garotas

A enfermeira Jocileide Vasconcelos que trabalha no Hospital Nilo Lima, em Castelo do Piauí, contou em entrevista ao Notícia da Manhã que todos os profissionais de saúde daquela unidade ficaram consternados com a situação das garotas e se mobilizaram para atendê-las, no dia da ocorrência.

A população ficou revoltada e se aglomerou na frente do hospital de Castelo do Piauí e da delegacia pedindo justiça.

jovens que encontraram as garoto as mostram o local




fontes/fotos: sites locais, cidadeverde e 180graus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário