quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Os 256 anos de Poder Legislativo foi marcado pelo lançamento do livro de autoria de Celson Chaves

O lançamento do livro: “Câmara Municipal de Campo Maior: 256 anos de história” de autoria do historiador Celson Chaves marcou o aniversário de emancipação política de Campo Maior e do Poder Legislativo. O ato solene aconteceu dia 8 de agosto na sede do poder legislativo-Câmara Municipal de Campo Maior durante a sessão presidida pelo vereador Fernando Andrade Sousa (Fernando Miranda) -presidente da Câmara Municipal de Campo Maior. Estiveram presentes  o prefeito municipal, José de Ribamar Carvalho, a vice-prefeita Liege Cavalcante, o professor e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Cineas Santos; o poeta e intelectual, Elmar Carvalho o autor do livro Celson Chaves, o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luis Carlos Martins, além de prefeitos e autoridades convidadas de outros municípios e da cidade. 
Todos os vereadores atuais de Campo Maior marcaram presença: João Eudes Barbosa (João Maroca), Edivaldo da Silva Lima, Francisco Ribeiro de Paiva Filho, Geraldo Paz, Hamilton Segundo, José Francisco Sávio de Miranda (Maninho), Maria Silvia de Brito, Manoel de Peres Neto (Neto dos Corredores), Gabriela Pinho, Marcos Daniel Soares de Sousa, Sena Rosa e Luís Rodrigues Lima. Alguns ex-vereadores compareceram ao evento como   Olésio Coutinho, Wanderley, Raimundo Nonato Bona (Carbureto), Manuel Alvarenga, Benício Barros entre outros.

A Câmara Municipal de Campo Maior, segundo o autor, teve dois endereços, sendo que o atual é o mais antigo, porquanto a sede do poder fora transferido para a Praça do Rosário em 1969 e depois retornou para a Praça Bona Primo em 1994, no governo do Prefeito Marco Bona, recebendo a denominação de Casa do Povo José Olímpio da Paz. Atualmente, a Câmara é denominada de Palácio do Jenipapo. 
O livro é interessante, é um registro de toda a criação do poder legislativo de Campo Maior desde sua instalação em 1762 até os dias atuais.

Campo Maior é uma cidade riquíssima em História e Cultura, fonte inesgotável para a pesquisa. Além de ser uma cidade com paisagens naturais belíssimas que inspiraram e ainda, inspiram intelectuais e escritores do município e de fora.  Conforme declarou o Professor Cineas Santos em seu discurso "não é possível que esta cidade não consiga tirar proveito daquilo que foi construído com tanto sacrificio e daquilo que a natureza lhe deu de graça."

Fernando Miranda-Presidente da Câmara

Professor Cineas Santos, ex-vereador de Campo Maior Olésio Coutinho






vereadores: Gabriela, Segundo, Neto e Paiva




Vereadores:Edvaldo Lima, Geraldo, Maninho e Silvia



Autor do Livro Câmara Municipal de Campo Maior 256 Anos de História










Professor Cineas Santos



Vice-prefeita dra. Liege e ex vereador Luiz Cezar Pires





 

Luiz Carlos Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves






Prefeito Ribinha




Vereador Paiva
funcionários da Câmara Municipal de Campo Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário